Academia Brasileira de Eventos e Turismo assume cadeiras no Conselho Nacional de Turismo em Brasília.

Posse de membros no C.N.T. destaca papel estratégico da Academia na construção de políticas públicas para a indústria de eventos e turístico, com Sergio Junqueira Arantes como titular e Romano Pansera suplente.

Dez 27, 2023 - 17:38
 0  48
Academia Brasileira de Eventos e Turismo assume cadeiras no Conselho Nacional de Turismo em Brasília.
membros no Conselho Nacional de Turismo (C.N.T.

O Salão Nacional do Turismo, em Brasília (DF), testemunhou neste sábado (16/12) a posse de 90 membros no Conselho Nacional de Turismo (C.N.T.), o evento marcou não apenas a renovação do conselho, mas também o aumento da representatividade no setor.

O presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, Sr. Sergio Junqueira Arantes enfatiza a importância da ampliação da sociedade civil no Conselho, destacando que os eventos e o turismo são uma atividade que alavanca a economia e propulsiona o respeito à pluralidade cultural e social.

A participação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo no C.N.T. destaca-se com dez acadêmicos, representando uma contribuição significativa para as discussões e decisões do Conselho.

Além das duas cadeiras no Conselho Nacional de Turismo em nome da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, representada por Sergio Junqueira Arantes (titular) e Carlos Romano Pansera (suplente), mais 8 membros da Academia passam a ter assento no CNT: Milton Zuanazzi, do Ministério do Turismo - MTur, que assumiu como Secretário-Executivo do CNT; Guilherme Paulus, que tomou posse como membro indicado pelo Ministro do Turismo; Enid Camara de Vasconcelos (titular) pela Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC; Anya Ribeiro de Carvalho (titular) pela Associação Brasileira de Turismo Rural – ABRATURR; Elza Tsumori (suplente) pela Associação de Marketing Promocional – AMPRO; Alexandre Sampaio de Abreu (titular) pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação – FBHA; Armando Arruda Pereira de Campos Mello (titular) pela União Brasileira dos Promotores de Feiras – UBRAFE; e Toni Sando de Oliveira (titular) pela União Nacional de Convention & Visitors Bureaus e Entidades de Destinos - UNEDESTINOS.

"Ao tomar posse, o presidente da Academia se propõe somar-se aos nove outros Acadêmicos que compõem o CNT para contribuir com o desenvolvimento do turismo e dos eventos sob a égide do respeito ao patrimônio histórico e natural, sem olvidar-se dos ensinamentos do saudoso Acadêmico Eduardo Sanovicz: "só acredito no Turismo como forma de reduzir a miséria e a pobreza nesse país”, sublinha Sergio Junqueira Arantes, presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo.

O novo panorama inclui representantes do turismo LGBT, academia e entidades como ANPTUR e CLAEC, contribuindo com análises, dados confiáveis e métodos eficientes de monitoramento. "Estamos vendo hoje um grupo mais amplo e diverso, e nosso setor só tem a ganhar com isso. É com esse foco que o Ministério do Turismo trabalha suas políticas", afirma Ana Carla Lopes, secretária executiva do MTur.

A inclusão de entidades como a Confederação Nacional de Municípios e a Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados como membros permanentes reflete uma abordagem mais ampla de temas transversais ao governo federal. O CNT agora conta com a participação de diversos ministérios, promovendo debates sobre direitos, meio ambiente, igualdade racial, segurança e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo.

Durante a posse, foi apresentada a minuta do Plano Nacional de Turismo 2024-2027, proporcionando um amplo debate entre os membros do conselho e a criação de Câmaras Temáticas: Legislação Turística, Regionalização, Formação e Qualificação Profissional, Promoção e Apoio à Comercialização, Eventos (MICE), Incentivo ao Turismo Doméstico, Sustentabilidade, Transportes, Crédito, Turismo Social, Competitividade e Inovação, Povos Indígenas e Quilombolas e, por indicação da Academia, Segurança Turística, busca aprimorar a competitividade do setor.

O presidente da Academia, Sergio Junqueira Arantes, participou ativamente, enfatizando a relevância da entidade no cenário do turismo nacional, tendo anunciado a realização do Global Summit Events & Tourism, no dia 04 de março, em São Paulo, para o qual já estão confirmados 10 palestrantes internacionais; a criação da Certificação de Excelência na Gestão de Eventos (CeGe), a primeira genuinamente nacional; o esforço que tem sido empreendido para a realização do III Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos e, finalmente, do LAB Academia, uma ponte direta entre as universidades e o mercado, um espaço de convergência para soluções inovadoras.

“O CNT, renovado e inclusivo, promete fortalecer o setor e impulsionar a construção coletiva de políticas públicas, impulsionando conquistas nacionais mais dinâmicas e representativas”, finaliza Junqueira.


Fonte: Assessoria de Imprensa

 

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.