Embratur participa do lançamento da campanha Feminicídio Zero no Carnaval e reafirma compromisso de combate à violência contra as mulheres

Campanha do Ministério das Mulheres em parceria com a Agência e outras instituições federais irá promover conscientização entre foliões

Fev 10, 2025 - 05:19
 0  13
Embratur participa do lançamento da campanha Feminicídio Zero no Carnaval e reafirma compromisso de combate à violência contra as mulheres
Lançamento da campanha ocorreu na Cidade do Samba, no Rio de Janeiro (Foto: Marcio Menasce/Embratur)

 O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou na noite desta sexta-feira (7) do lançamento da campanha Feminicídio Zero no Carnaval 2025, realizado na Cidade do Samba, no Rio de Janeiro. A ação faz parte da mobilização permanente criada pelo Ministério das Mulheres para o enfrentamento do feminicídio no Brasil. Em setembro do ano passado, a Embratur e a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) assinaram a Carta-Compromisso de adesão à iniciativa.
 

A campanha tem base no fato de que a cada seis horas, uma mulher é morta de maneira violenta no Brasil, o que torna o país o quinto no ranking dos que mais matam mulheres no mundo. Com a mobilização, devem ser apresentadas durante o Carnaval mensagens de conscientização e enfrentamento a todos os tipos de violência contra as mulheres, entre elas: doméstica e familiar, sexual, patrimonial, moral e online. “(A proposta é) criar uma consciência de que é responsabilidade de todas as pessoas reagir contra a violência é muito importante”, lembrou Freixo.
 

Em seu discurso, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, reforçou a importância e a visibilidade que o Carnaval irá trazer, para o Brasil e o mundo, à mensagem de conscientização para enfrentar a violência contra meninas e mulheres. “No Carnaval, não estaremos apenas na Sapucaí, estaremos nas quadras das escolas de samba, conversando com a comunidade, com as pessoas que produzem essa grande festa, sobre a importância de eliminar a violência contra as mulheres”, disse.
 

“Queremos, junto com as escolas de samba e com a população, mudar a realidade do Brasil, que ocupa o quinto lugar no ranking mundial de feminicídio”, continuou a ministra. A intenção, lembrou Cida Gonçalves, é transformar o Carnaval em um momento não apenas de celebração, mas também de reflexão, incluindo os homens nessa luta.
 

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou o empenho da ministra das Mulheres para levantar uma pauta tão relevante e agradeceu ao presidente da Liesa por acolher a campanha, que é “um marco muito importante”.
 

“Conversei com a ministra Cida lá atrás, quando pensávamos em um lugar para esta luta tão fundamental para o Brasil, que é o combate a todas as formas de violência contra a mulher, e vimos que nada é mais potente em termos de comunicação do que o nosso Carnaval. Colocar essa mensagem do Feminicídio Zero na Avenida é o posicionamento de um Brasil que a gente precisa sonhar e construir. Parabéns à ministra Cida por essa campanha fundamental”, disse.
 

Presidente da Liesa, Gabriel David também definiu o dia como um “marco para o Carnaval, ambiente visto como propício para a violência contra a mulher”. Ele agradeceu à ministra das Mulheres por “entender a importância do Carnaval como um lugar onde as escolas de samba possam levar uma mensagem tão importante para a nossa sociedade.” “Tenho certeza que existem poucas organizações no Brasil como as escolas de samba com potencial tão grande de comunicar algo tão importante para a sociedade”, complementou.
 

Participaram também do evento a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, a secretária de Mulheres do Estado, Heloisa Aguiar, a secretária de Políticas para as Mulheres da cidade do Rio de Janeiro, Joyce Trindade, deputadas federais, estaduais e vereadoras, entre elas Benedita da Silva e Jandira Feghali.
 

Comunicação durante o Carnaval
Em 2024, de acordo com a Liesa, pessoas de 159 países visitaram o site da Marquês de Sapucaí para a compra de ingressos do carnaval carioca.
 

Para Marcelo Freixo, isso denota, além do tamanho da festa, o seu alcance tanto dentro do próprio Brasil quanto fora. “O Carnaval do Rio de Janeiro é um evento que chama a atenção do mundo inteiro. Temos muita atenção voltada para a Sapucaí. Com isso, devemos aproveitar essa visibilidade para promover a importância de se combater a violência contra a mulher. Nosso objetivo é enfatizar para turistas do mundo todo, e também para a população do nosso país, que a mulher brasileira não é um objeto, não é uma mulher exótica e merece respeito”, explicou o presidente da Embratur.
 

Campanha Feminicídio Zero
Feminicídio Zero é uma mobilização nacional permanente do Ministério das Mulheres. A articulação envolve diversos setores do país, a partir de diferentes frentes de atuação — comunicação ampla e popular, implementação de políticas públicas e engajamento de influenciadores.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.