Cuba
Na capital de Cuba, o tradicional jazz norte-americano se associou à sonoridade latina, criando uma variação cativante do ritmo. A mistura surgiu na década de 1940, mas, inicialmente, era mais proeminente nos Estados Unidos, popularizando-se na ilha anos mais tarde, graças a nomes como Mario Bauzá e "Machito". No centro da capital, o clube La Zorra y el Cuervo é um dos exemplos de resistência do gênero e recebe instrumentistas da cena local e internacional ao longo de todo ano. Já o festival anual Jazz Plaza Festival reúne artistas mundiais em uma programação com performances e workshops, que dura uma semana.
África do Sul
No continente africano, a Cidade do Cabo se tornou um dos epicentros do jazz contemporâneo, com uma variedade de casas especializadas no gênero. O surgimento do estilo musical na região, no entanto, aconteceu de forma inusitada: como os instrumentistas estrangeiros não faziam apresentações no país, os artistas locais ficaram populares imitando-os. Com o tempo, o ritmo ganhou influências locais. O Cape Jazz, por exemplo, é um dos seus derivados, inspirado pela música carnavalesca do país. O destino sul-africano realiza, em março, o Festival Internacional de Jazz da Cidade do Cabo, evento que atrai os amantes da música de todo o mundo.
Suíça
Uma das celebrações mais famosas do gênero é o Festival de Jazz de Montreux, na Suíça. Desde 1967, recebe artistas de todo o mundo para apresentações históricas ao redor do lago Genebra. Sun Ra, Djavan, Hermeto Pacoal, Etta James e Miles Davis são apenas alguns dos nomes que tiveram suas performances no festival imortalizadas em álbuns. Ainda que o line-up do evento tenha se diversificado com o tempo para atrair um público maior, sempre conta com uma curadoria de vanguarda quando o assunto é jazz.
Brasil
Não é preciso deixar o Brasil para curtir o estilo de música. As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, também são conhecidas mundialmente pela expressividade na contribuição ao gênero. Localizado na movimentada Avenida Paulista, o Blue Note São Paulo traz a atmosfera de Nova York para a capital paulista. Com uma programação semanal repleta de grandes artistas, o espaço oferece desde improvisações do jazz até as marcantes letras da MPB. Além disso, conta com uma gastronomia ímpar e coquetelaria de alta qualidade. E embora o samba e a bossa-nova sejam os estilos mais associados ao Rio de Janeiro, a cidade também possui uma cena de jazz vibrante, com uma variedade de locais para uma noite musical memorável.
Os destinos selecionados pelo Hurb oferecem não apenas música de alta qualidade, mas também uma experiência cultural única, capaz de encantar os viajantes que desbravam o mundo em busca de aventuras musicais.
Fonte e fotos: Assessoria de Imprensa
|