Os inúmeros benefícios da prática da equoterapia como método terapêutico de reabilitação e educação são reconhecidos internacionalmente. A Associação de Equoterapia Vassoural, de Ribeirão Preto/SP, é uma entidade com 20 anos de atuação nesta terapia, de forma totalmente gratuita, atendendo 7 cidades de sua região. O mais recente e notório reconhecimento conquistado pela entidade é a aprovação de artigo pelo Journal Of Boywork & Movement Therapies, do Reino Unido, cujo estudo ocorreu nas dependências da AEV e no qual uma das coautoras é a fisioterapeuta e vice-presidente da entidade, Elaine Cristina Soares Leite, em colaboração com a autora Ednéia Corrêa de Mello, da FORP/USP Faculdade de Odontológico de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, que conduziu os trabalhos nas AEV.
Sob o tema Aceitabilidade de um Novo Programa de Equine-Assisted Therapy e Seu Impacto na Capacidade Funcional de Adultos mais Velhos, o estudo realizado na Associação aponta a metodologia e resultados positivos da prática da equoterapia em 18 indivíduos com idade entre 60 e 79 anos, com duração de 12 semanas. “O objetivo foi criar um Programa da técnica Equine-Assisted Therapy (EAT) e desenvolver um Instrumento de Satisfação (IS) para avaliar sua aceitabilidade, aplicando testes funcionais para mensurar seu impacto na capacidade funcional de adultos mais velhos”, ressaltou a fisioterapeuta Elaine, complementando que o trabalho resultou em um artigo que passou por análise e aprovação de publicação no conceituado periódico internacional Journal Of Boywork & Movement Therapies.
De acordo com a coautora Elaine, o artigo elucida que a técnica EAT é amplamente praticada no mundo por indivíduos de diferentes faixas etárias e tem recebido crescente atenção da comunidade científica; no entanto, carece de estudos que elucidem sua eficácia. “Ter o estudo aprovado para publicação neste periódico internacional é motivo de grande alegria devido ao reconhecimento da seriedade da equoterapia brasileira, em especial, a Associação de Equoterapia Vassoural, que recebeu os profissionais e idosos para condução das análises, em suas dependências”, salienta a fisioterapeuta.
Sobre a AEV
A AEV é uma OSC – Organização de Sociedade Civil, fundada em 2003, assistindo de forma 100% beneficente mais de 26 mil praticantes, moradores de 7 cidades: Pontal, Sertãozinho, Ribeirão Preto, Pitangueiras, Viradouro e Cravinhos. O propósito da entidade vai além de receber pessoas com ou sem deficiência, mas sim, traduz-se em acolher famílias, com afeto e dedicação, proporcionando benefícios para a vida social de todos que convivem com o praticante.
Fonte e fotos: Assessoria de Imprensa: Luciene Gazeta
|