Hoje nosso destino é o Ceará   

Você sabia que o Ceará tem doze regiões turísticas e uma delas pode estar pertinho de você. Além claro, você vai descobrir a Rota do Turismo religioso. Confira aqui nossas dicas de viagem, que vale a pena conferir.

Jan 11, 2024 - 18:01
Jan 15, 2024 - 12:31
 0  43
Hoje nosso destino é o Ceará    
Visite o Ceará

Quando falamos em Ceará logo imaginamos os belíssimos cenários com praias, a religiosidade do povo pelo “padim Cíço” e pela fama dos talentos do humor. Além claro, pelo Estado concentrar 55% de toda caatinga do Brasil e é o único estado do Nordeste-Sudeste a estar completamente inserido na sub-região do sertão.

 

Como acredito no potencial humano e no brasileiro, sei que de um limão ele faz uma deliciosa limonada, caipirinha ou simplesmente utiliza para temperar a salada.

 

Como brasileiro tem criatividade nosso turismo é fantástico e com isso, nossas regiões turísticas crescem anualmente.

 

E hoje vamos apresentar o estado do Ceará, conhecido como "Terra da Luz", numa referência à grande quantidade de dias ensolarados, com 184 municípios, dos quais, 60 deles são cidades turísticas, distribuídos em 12 regiões turísticas conhecidas como: Cariri, centro Sul Vale do Salgado, chapada de Ibiapaba, Fortaleza, Litoral extremo Oeste, Litoral Leste, Litoral Oeste, Serras de Aratanha e Baturité, Sertão Central, Vale do Acaraú e Vale do Jaguaribe.

 

E hoje vamos conhecer um pouquinho do Vale do Acaraú que faz parte de três microrregiões oficiais do IBGE, que são: Sobral, Coreaú e Meruoca, com 10.580,23 km de extensão territorial, com lugares que brotam cristalinas águas que por vezes escorrem pelo relevo em esplendorosas cachoeiras e quedas d'água. Um dos pontos turísticos é conhecido popularmente como "Buraco da Velha", formado por uma gruta com queda d´água que fascina todos os visitantes e que fica a 2 km da estrada que liga a cidade de Meruoca a Massapê.

 

 

Com clima serrano e exuberante paisagem, os turistas encontrarão no Vale do Acaraú riachos com bicas e cachoeiras, o açude São José, trilhas naturais em matas conservadas, formações rochosas com grutas e casarões antigos de valor arquitetônico que contribuem para a formação do cenário turístico, principalmente no município de Meruoca.

 

O turismo religioso se destaca na região.

 

E como a missão da Rota do Turismo é gerar emprego e renda no turismo regional, diminuindo a grande migração para a capital ou outros estados na busca de trabalho, incentivamos a descoberta da vocação turística local e percebemos que no Ceará essa realidade existe.

 

Turismo de negócios

A Rede Tucum é uma delas, que valoriza a capacidade de enfrentar as injustiças socioambientais no uso e ocupação dos territórios marinhos costeiros; e a habilidade para propor e implementar sistemas produtivos sustentáveis, preservando territórios e biodiversidade, e exercendo direitos sociais, ambientais, culturais e econômicos, para complementar e fortalecer as atividades produtivas tradicionais (como a pesca artesanal, a agricultura camponesa e as artes), além de orientar e incentivar relações justas e solidárias entre homens, mulheres, jovens e idosos.

Atualmente, a Rede Tucum atua com grupos de pescadores artesanaisetnias indígenasagricultores familiarescamponesesquilombolas e moradores das periferias urbanas incentivando o fortalecimento do Turismo #Comunitário.

Com mais de dez anos de história da Rede Tucum, os grupos de Turismo Comunitário estão localizados de leste a oeste na Zona Costeira Cearense, uma das regiões mais visitadas e disputadas no País.

No litoral oeste, encontram-se: Tatajuba (Camocim); Curral Velho (Acaraú); Assentamento do Maceió (Itapipoca) e Caetanos de Cima (Amontada).

No litoral leste, estão os grupos da Terra Indígena Lagoa da Encantada do povo Jenipapo Kanindé (Aquiraz); da Reserva Extrativista do Batoque (Aquiraz); da Reserva Extrativista da Prainha do Canto Verde (Beberibe); do Assentamento Coqueirinho (Fortim); Ponta Grossa (Icapuí); Quilombo do Cumbe (Aracati); Vila da Volta (Aracati); Praia de Requenguela (Icapuí); e Comunidade Córrego do Sal (Icapuí).

Seu diferencial é envolver os 13 territórios de alto valor ambiental com ecossistemas frágeis (bancos de algas, recifes de corais, manguezais, campo de dunas, falésias e corpos d’água) o que exige esforços de se atuar de modo eficaz e efetivo quanto à sua proteção, uso e ocupação no turismo #sustentável.

Atualmente, em toda a Rede Tucum, aproximadamente 90 famílias trabalham e se beneficiam do turismo comunitário e, indiretamente, mais de 15.000 pessoas são beneficiadas. Entre os produtos comercializados estão o artesanato local.  

Além do artesanato, estruturas de hospedagem e alimentação são criadas para realização de eventos culturais, o que implica no aumento da capacidade de receber visitantes e envolver a comunidade, de forma sustentável. 

Rota do Turismo Religioso no Ceará

Outro ponto forte no Ceará é o turismo #religioso, com milhares de fiéis visitando a estátua de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, próximo da colina do Horto, inaugurada em 1969.

A seguir vamos destacar outros destinos de turismo religioso que tem a Estátua de Nossa Senhora de Fátima em CRATO.

Em NOVA OLINDA está a concentração da peregrinação para a Romaria até o Município de Santana do Cariri, onde fica a Igreja Matriz de Santana do Cariri, no Complexo turístico, para visitar a Estátua da Menina Benigna.

Outro destino está em CAMPOS SALES com o Mirante de Nossa Senhora da Penha, seguido por BARBALHA para visitar a estátua de Santo Antônio, onde se comemora a Festa do Pau da Bandeira.

Em RUSSAS fica a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, considerada uma das mais antigas do Ceará, datada de 1707 e em QUIXADÁ os romeiros visitam o Santuário Mariano de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão

A peregrinação continua no município de CANINDÉ onde fica a Estátua de São Francisco das Chagas, inaugurada em 2005 com 30,25 metros, com um mirante no interior dela.

Já em REDENÇÃO está o Alto de Santa Rita na Igreja Matriz da Imaculada Conceição e em BATURITÉ, se encontra o Mosteiro dos Jesuítas, inaugurado em 1927 e que teve sua pedra fundamental retirada das ruínas da antiga Igreja dos Jesuítas, na cidade de Aquiraz, quando foi demolida, em 1748, na expulsão dos jesuítas.

Na capital, em Fortaleza, os turistas visitam o Santuário de Fátima, com missas especiais no dia 13 de cada mês. A igreja está localizada no bairro de Fátima e foi construída depois que a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima passou pela capital e voltou um ano depois. Isso foi em outubro de 1952. O Santuário passou à categoria de paróquia e se tornou Igreja de Nossa Senhora de Fátima em setembro de 1955.

Na sequência do turismo religioso, os fiéis visitam a Igreja da Prainha, fundada como Seminário Episcopal do Ceará em 1864, pelo primeiro bispo de Fortaleza, Dom Luís Antônio dos Santos e que atualmente abriga a Faculdade Católica de Fortaleza, a Mitra Arquidiocesana, o Tribunal Eclesiástico e a Igreja da Prainha (Nossa Senhora da Conceição e do Outeiro da Prainha).

Catedral Metropolitana é um dos símbolos do Centro da capital cearense. (Foto: Fabiane de Paula)

Catedral Metropolitana é um dos símbolos do Centro da capital cearense. (Foto: Fabiane de Paula)

Já a Catedral da Sé, conhecida como Catedral Metropolitana é um dos símbolos do centro de Fortaleza, construída em 1939, com projeto do engenheiro francês Georges Mounier em estilo gótico. Após 40 anos em construção, a catedral foi inaugurada em dezembro de 1978, pelo arcebispo Dom Aloísio Lorscheider, sendo reconhecida por suas torres em forma de lança, com quase 75 metros de altura, portas em arco e grandes vitrais, com capacidade para receber 5 mil pessoas.

CARNAVAL

E quando dizemos que o turismo regional brasileiro está reagindo, hoje temos motivo para comemorar. Segundo a Secretária de turismo do Estado do Ceará, Yrwana Albuquerque, o Ceará estará recebendo voos extras para o turista conhecer Juazeiro do Norte e Jericoacoara e curtirem o feriadão do Carnaval 2024.

Sabe o que isso representa, “um incremento no número de turistas que devem visitar nosso estado”, comemora a secretária.

Setur

Uma pesquisa realizada pela Secretaria do Turismo (Setur) apontou que 74,62% dos turistas que chegam ao Ceará são da região Nordeste, o que demonstra que o turista está escolhendo o turismo regional brasileiro com destinos mais próximos da sua casa.

Entre os principais mercados emissores estão o Piauí (20,21%), Pernambuco (15,05%) e Rio Grande do Norte (12,61%).

Representando o Sudeste 13,83% aparece em seguida, com 9,57% vindos de São Paulo, (2,28%)  do Rio de Janeiro e 1,37% de Minas Gerais.

O público feminino predomina a pesquisa, representando mais da metade dos passageiros (53%), sendo a maior parte dos turistas (36,94%), com a faixa etária de 36 a 50 anos

Segundo a Setur cerca de 49,25% dos entrevistados são casados e quando perguntados com quem estavam viajando, 46,55% responderam com a família, 34,83% viajando sozinhos e 17,72% viajaram com os amigos.

Entre os motivos apontados pelos turistas estão: passeio (59,76%), visitar parente/amigo (24,06%), negócio/trabalho (9,01%) e compras (3,90%). Do total de entrevistados, 78,53% responderam que era a primeira vez que visitavam o Ceará.

Para 54,05% dos turistas, a experiência correspondeu às expectativas, enquanto 45,50% afirmaram que tiveram suas expectativas no estado superadas.

Por fim, a Setur-CE levantou a influência da viagem e descobriu que 5360% dos entrevistados já conhecia o local por comentários de parentes, enquanto 21,32% pelos amigos e a internet foi responsável por 12,31% mais apontadas.

A pesquisa foi realizada pela Setur-CE nos terminais rodoviários e principais pontos turísticos da cidade.

JERICOACOARA

Ah... E falar do Ceará e não mencionar Jericoacoara é inadmissível.

Afinal, Jericoacoara é internacionalmente conhecida por suas praias paradisíacas, dunas de areia branca, lagoas cristalinas e manguezais preservados. A paisagem é deslumbrante, o que faz com que seja um destino muito especial!

E como a Rota do Turismo ama divulgar as viagens dos turistas, nesse local não foi diferente e a turista Marilda Duarte e seu marido Sérgio compartilharam os melhores momentos de sua viagem no Ceará. 

A Rota do Turismo é um Canal de comunicação para o fortalecimento do turismo regional e oferece ao turista, informações para redescobrir o Brasil, afinal, hoje temos em torno de 2.838 municípios turísticos, divididos em 344 regiões.

Faça como a Marilda e compartilhe sua viagem como nosso canal e nossas redes sociais.

 

 

 

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.