Hora da solidariedade do brasileiro para ajudar os municípios atingidos
A todos que passaram por essa tragédia, minhas orações. “Deus no comando, força”!
Os alertas foram dados, mas nós brasileiros não estamos acostumados com tantos volumes de água de uma hora para outra.
Quando falam em 200mm de chuvas a maioria do brasileiro não tem noção do que isso representa, nem da força da água.
E claro, tudo isso misturado com carros rodando, móveis sendo arrastados e casas desmoronando.
Correr para onde?
Fica a lição!
Ouviu o alerta da defesa civil, vá para o local mais alto da cidade. Não espere a chuva começar.
Prevenção continua o melhor remédio.
Agora, vamos mostrar a retrospectiva das chuvas nesse final de semana e as cidades que precisam do seu apoio, em doacoes de alimentos, água, roupas ou móveis, pois muitos perderam tudo, inclusive entes queridos.
Cidades mais abaladas!
Mimoso, ES
Imagem recebida pela internet
O governo decretou situação de emergência na noite deste sábado em 13 cidades afetadas pelas chuvas. Ao todo, são 1.200 moradores desalojados na região Sul do estado (1 mil em Mimoso e 200 em Guaçui).
As cidades que estão na lista do decreto de emergência são Alegre, Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.
O Núcleo de Operações e Transporte Aéreo(Notaer) realizou, no sábado, 23/03, o resgate de 33 pessoas que estavam ilhadas.
Entre os resgatados pelo Notaer estavam crianças, idosos, adultos e até mesmo agentes do Corpo de Bombeiros.
Imagem recebida pela internet
Ajuda humanitária de cesta básica, colchões, remédios... devem ser enviadas para a base do Notaer para Cachoeiro, para ficar mais perto e dar esse suporte aos municípios, especialmente Mimoso do Sul.
Litoral norte Sp
São Vicente (SP)
Duas crianças, de 3 e 9 anos, ficaram feridas após a queda de um telhado e de uma parede, durante uma forte tempestade em São Vicente, no litoral de São Paulo.
Desde a noite de quinta-feira já foram registradas quedas de árvores e destelhamentos nas cidades do entorno.
Estado Rio de Janeiro
A chegada de temporais pelo país já deixou três mortos no Rio de Janeiro, além de ter provocado uma tempestade de areia, derrubado casas e deixado crianças feridas pelo país.
Petrópolis (RJ)
Uma casa com nove pessoas desabou na Rua Maria Lima, no bairro da Alto Independência, em Petrópolis, na tarde desta sexta-feira. Uma mulher de 24 anos, um menino de 9 e uma idosa morreram.
A Defesa Civil do município contabilizou ao menos 109 registros de ocorrências, sendo 75 deslizamentos.
As chuvas superaram os 200 mm
Mesquita (RJ)
Em Mesquita, na Baixada Fluminense, uma casa desabou. Três pessoas foram resgatadas com vida, e uma delas foi encaminhada ao hospital.
Dourados e entorno (MS)
Uma forte tempestade de areia atingiu cidades do Mato Grosso do Sul, nesta quinta-feira.
Com rajadas de vento, o fenômeno se deu após uma intensa frente fria que derrubou a temperatura em cerca de 17,3°C, principalmente, no sul do estado.
Dourados, Ponta Porã, Iguatemi e Sidrolândia, localizadas no sul e centro do estado também foram atingidas e de agir de o com a autoridades, com as altas temperaturas registradas nos últimos dez dias na região Sul do Mato Grosso do Sul, o solo passou por um processo de ressecamento, somada à chegada da frente fria e dos ventos, facilitou o levantamento de poeira na região
Curitiba (PR)
A chuva com ventos fortes derrubou árvores e causou estragos em Curitiba e cidades da região metropolitana, na tarde de quinta-feira.
Uma casa de madeira em Campo Largo desabou após as rajadas de ventos no município. Não houve feridos, de acordo com a Defesa Civil.
Porto Alegre e entorno (RS)
O Rio Grande do Sul amanheceu com 261,4 mil pontos sem luz.
A falta de energia é reflexo das tempestades que atingiram o estado na madrugada. Em todo o estado, 130 municípios relataram problemas provocados pelo temporal.
Oito pessoas precisaram ir para casa de familiares ou amigos, e 16 ficaram desabrigadas e foram acolhidos em abrigos municipais. Os locais mais afetadas foram a região Metropolitana de Porto Alegre, Sul, Litoral Sul, Litoral Norte e Carbonífera.
A todos que passaram por essa tragédia, minhas orações. “Deus no comando, força”!
Ajudas humanitárias poderão ser enviadas através do Rotary Club da sua região ou aqui!
Rotary International
Com o lema rotariano, "Dar de si antes de pensar em si", o governador Rafael Passos, do Distrito 4540 - gestão 2023/2024 entrou em contato com o Governador do Distrito do Estado do Espirito Santo, Ricardo Pinho e trouxe s informação que "Os Rotary Clubs do Distrito 4751 que estão recebendo contribuições em dinheiro para ajuda das cidades do ES e RJ atingidas pelas chuvas.
"Quem quiser ajudar pode depositar nas seguintes chaves pix: RC de Mimoso do Sul: Chave PIX (CNPJ) 03776989000118
RC de Bom Jesus do Itabapoana: Chave PIX (CNPJ) 30398648000129
RC de Alegre: Chave PIX (CNPJ) 04479810000123
RC de Itaperuna: Chave PIX (CNPJ) 29120417000170",
Foto governador Rafael Passos e esposa Danila - Distrito 4540 no apoio.as vítimas dos municípios atingidos pela tempestade no Sudeste do país
Se quiserem ajudar qualquer município do país "favor entrar em contato com qualquer companheiro do Rotary Club próximo da sua residência, que eles estarão mostrando como podem ajudar", finaliza Rafael Passos.
Qual é a sua reação?