Jacyr Costa Filho é presidente de honra da Fenasucro & Agrocana 2025
Jacyr, Presidente do Cosag desde 2016 possui mais de 40 anos de experiência no setor sucroenergético.

Sertãozinho já está preparada para mais uma edição da Fenasucro & Agrocana, que acontecerá de 12 a 15 de agosto no Centro de Eventos Zanini.
O município faz parte da região turística Raizes do Campo, que tem como vocação o turismo de negócios e turismo industrial.
Neste ano a proposta dos organizadores da feira é “um futuro mais verde e sustentável, que começa na Agroindústria, destacando que o agro + indústria, juntas, formam uma indústria muito maior em que conseguimos oferecer e vender tecnologia, mas, com inovações. Esse é o DNA da Fenasucro e Agrocana”, enfatiza Paulo Montaboni, diretor da feira.
Fenabio
Outra novidade da 31ª Fenasucro & Agrocana é o lançamento da FenaBio, com foco na transição energética global e lançamentos tecnológicos.
“A FenaBio será um espaço com foco em energias renováveis, com quatro dias de exposição e dois dias de conteúdo técnico o de serão debatidos assuntos como: biogás, hidrogênio verde, SAF, eficiência energética e captura de carbono, com palestrantes renomados em cada segmento.
Sustentabilidade
Outro destaque da feira está na sustentabilidade, através da parceria com a Canaoeste Green, Programa Voluntário de Gases de Efeito Estufa, que visa a aplicação de soluções sustentáveis no setor que busca valorizar os produtores rurais de cana-de-açúcar por meio do sequestro de gases de efeito estufa e preservação da vegetação existente em suas propriedades rurais, com foco na adoção de práticas agrícolas com menor impacto ambiental e uso eficiente de recursos naturais, conectando produção agrícola e bioenergia.
Com a parceria, o programa irá estimar o lançamento de gases de efeito estufa dos estandes e áreas comuns da Fenasucro & Agrocana e realizar a compensação em área de vegetação nativa, localizada nas áreas dos associados da Canaoeste.
Para Montabone, “vamos contribuir com a descarbonização do planeta e fazer da feira um exemplo de sustentabilidade no setor”
Presidente de honra
Nesse ano a Fenasucro & Agrocana faz uma homenagem ao Engenheiro civil e administrador de empresas, Jacyr Costa Filho, que traz na bagagem, 40 anos de experiência no setor sucroenergético, tendo atuado à frente de importantes companhias, tais como: Tereos Brasil, Brasil Álcool e a trading SCA.
De 2006 a 2021 integrou a Tereos, como membro do Comitê Executivo Global do grupo nos últimos nove anos. Atualmente, é fundador da AgroAdvice, consultoria especializada em estratégia para empresas do agronegócio e participa de conselhos de grupos empresariais como Caeté, UISA e Tracbel.
Ativo em entidades do setor, Jacyr é presidente do Cosag (Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp) desde 2016, onde também ocupa a posição de Diretor Financeiro eleito desde 2022. Também coordena o Comitê de Agroenergia da ABAG e é conselheiro em importantes instituições como ACSP, CNI e na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Em Sertãozinho, sua presença sempre foi constante, principalmente nos momentos do Proálcool em que junto com Fernandes dos Reis, Antônio Eduardo Tonielo e Décio Rosa, diretores da Copercana, Canaoeste e Cocred, buscavam soluções para os desafios do o setor.
“Frequento as empresas fornecedoras de equipamentos industriais para o setor em Sertãozinho desde 1984, quando iniciamos a construção da usina Cruz Alta em Olímpia e aprendi a admirar a engenharia brasileira aplicada à indústria da cana em Sertãozinho. Receber o convite para ser o presidente de honra desta edição me deixa orgulhoso em poder participar deste legado e entusiasmado com o que ainda está por vir”, comemora Jacyr.
45 anos Ceise Br
Para Rosana Amadeu, presidente do Ceise BR, “Tê-lo como presidente de honra da Fenasucro & Agrocana é um reconhecimento justo à sua dedicação e visão estratégica. E em 2025, esse evento tem um significado ainda mais especial para todos nós do CEISE Br, pois estamos comemorando quase meio século representando, conectando e fortalecendo a indústria de base — um elo estratégico para o desenvolvimento do setor sucroenergético e, especialmente agora, essencial para a transição energética que o mundo tanto exige”, destacou a presidente da entidade, em seu discurso.
O credenciamento para feira já está disponível e é gratuito.
Qual é a sua reação?






