Jarbas Favoretto visita Sertãozinho e traz orientações aos conselheiros do COMTUR
Comtur é soberano, mas união com empresários e gestores públicos é importante ao turismo brasileiro

No último dia 06 de maio, às 10h, no CAT - Centro de Apoio ao Turista, os conselheiros do Comtur - Conselho Municipal do Turismo de Sertãozinho, receberam a visita de Jarbas Favoretto, presidente, da AMITUR - Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico, fundador e conselheiro da AMITESP - Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo e Conselheiro de Turismo do Estado de SP há 54 anos.
Favoretto veio orientar a nova diretoria do Comtur e enfatizou a importância do Conselho Municipal do Turismo em cidades que são consideradas MIT - Município de Interesse Turístico ou Estância Turística.
Ansiosos para saberem se Sertãozinho foi ranqueado como estância turística, Jarbas Favoretto iniciou a reunião parabenizando aos conselheiros pela nota máxima do Comtur Sertãozinho e explicou que na avaliação dos municípios paulista, “Sertãozinho obteve 11 pontos, dos quais 0,20 procede por terem um Turismologo como conselheiro. Isso demonstra a importância de cada empresário no Comtur”.
Também apresentou a importância do jornalista no turismo, “nosso grupo ê composto por vários conselheiros e um deles analisa se a cidade tem em seu site informações do turismo, principalmente, realizado pelo Comtur”, explicou Favoretto.
E esclareceu, “o Comtur é soberano. Por isso é composto por 2/3 dos empresários e 1/3 por representantes da Prefeitura. É necessário que prefeitos e vereadores ouçam o que os empresários precisam, para atender bem aos turistas, trazendo ao município um turismo responsável”, orientou.
Para a presidente do Comtur, Adriana Fagundes, “a reunião foi super importante para mostrar que é fundamental a união de todos - empresários, gestores públicos e comunicação. No turismo temos em torno de 87 segmentos, que precisam estar antenados com as necessidades do turista. Só assim teremos um excelente receptivo em cada município brasileiro. E não adianta o empresário esperar que o gestor público realize suas necessidades, se eles nem sabem quais são. Por isso, sentar numa mesma mesa e decidir o que é melhor para a cidade é a função do Comtur”.
José Adilson Santos - Secretário do Turismo e Cultura de Sertãozinho, Adriana Fagundes - presidente do COMTUR e Jarbas Favoretto - AMITUR.
E terminou a reunião esclarecendo uma dúvida da maioria da população. “Todo trabalho que realizamos no Comtur é voluntário. Cada conselheiro dedicada uma hora por mês para se reunir e ver no que pode colaborar com ideias, sugestões e verificar onde o dinheiro público, arrecadado para o turismo, está sendo utilizado. Por isso, o Comtur é um conselho deliberativo, consultivo e fiscalizador”, finaliza Adriana Fagundes.
E como diz Jarbas Favoretto, “sem a aprovação do COMTUR, a verba não vem”. Afinal, é o conselho do município trabalhando em parceria com o Conselho do Estado.
Matéria: Adriana Fagundes
Foto|: Jarbas Favoretto
Qual é a sua reação?






