Jarbas Favoretto visita Sertãozinho e traz orientações aos conselheiros do COMTUR

Comtur é soberano, mas união com empresários e gestores públicos é importante ao turismo brasileiro

Mai 12, 2025 - 08:10
Mai 12, 2025 - 08:15
 0  14
Jarbas Favoretto visita Sertãozinho e traz orientações aos conselheiros do COMTUR
Conselheiros recepcionam Jarbas Favoretto

No último dia 06 de maio, às 10h, no CAT - Centro de Apoio ao Turista, os conselheiros do Comtur - Conselho Municipal do Turismo de Sertãozinho, receberam a visita de Jarbas Favoretto, presidente, da AMITUR - Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico, fundador e conselheiro da  AMITESP - Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo e Conselheiro de Turismo do Estado de SP há 54 anos.

Favoretto veio orientar a nova diretoria do Comtur e enfatizou a importância do Conselho Municipal do Turismo em cidades que são consideradas MIT - Município de Interesse Turístico ou Estância Turística.

Ansiosos para saberem se Sertãozinho foi ranqueado como estância turística, Jarbas Favoretto iniciou a reunião parabenizando aos conselheiros pela nota máxima do Comtur Sertãozinho e explicou que na avaliação dos municípios paulista, “Sertãozinho obteve 11 pontos, dos quais 0,20 procede por terem um Turismologo como conselheiro. Isso demonstra a importância de cada empresário no Comtur”.

Também apresentou a importância do jornalista no turismo, “nosso grupo ê composto por vários conselheiros e um deles analisa se a cidade tem em seu site informações do turismo, principalmente, realizado pelo Comtur”, explicou Favoretto.

E esclareceu, “o Comtur é soberano. Por isso é composto por 2/3 dos empresários  e 1/3 por representantes da Prefeitura. É necessário que prefeitos e vereadores ouçam o que os empresários precisam, para atender bem aos turistas, trazendo ao município um turismo responsável”, orientou.

Para a presidente do Comtur,  Adriana Fagundes, “a reunião foi super importante para mostrar que é fundamental a união de todos - empresários, gestores públicos e comunicação. No turismo temos em torno de 87 segmentos, que precisam estar antenados com as necessidades do turista. Só assim teremos um excelente receptivo em cada município brasileiro. E não adianta o empresário esperar que o gestor público realize suas necessidades, se eles nem sabem quais são. Por isso, sentar numa mesma mesa e decidir o que é melhor para a cidade é a função do Comtur”.

José Adilson Santos - Secretário do Turismo e Cultura de Sertãozinho, Adriana Fagundes - presidente do COMTUR e Jarbas Favoretto - AMITUR.

E terminou a reunião esclarecendo uma dúvida da maioria da população. “Todo trabalho que realizamos no Comtur é voluntário. Cada conselheiro dedicada uma hora por mês para se reunir e ver no que pode colaborar com ideias, sugestões e verificar onde o dinheiro público, arrecadado para o turismo, está sendo utilizado. Por isso, o Comtur é um conselho deliberativo, consultivo e fiscalizador”, finaliza Adriana Fagundes.

E como diz Jarbas Favoretto, “sem a aprovação do COMTUR, a verba não vem”. Afinal, é o conselho do município trabalhando em parceria com o Conselho do Estado.

Matéria: Adriana Fagundes

Foto|: Jarbas Favoretto

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.