Mulheres do Turismo e do agronegócio

A Rota do Turismo traz para você um programa para unir as Mulheres do Turismo e do Agronegócio e que elas possam contar suas histórias, trajetórias e apresentar seus principais desafios, conquistas e o que esperam do futuro. Juntas, somos mais fortes!

Fev 6, 2024 - 14:59
Fev 6, 2024 - 16:50
 0  305
Mulheres do Turismo e do agronegócio
A força da união

A Rota do Turismo traz para você um programa especial das mulheres do Agro e do Turismo regional brasileiro.

 

Que o turismo regional brasileiro é uma potência todos sabem, mas ainda tem muitos desafios a serem enfrentados, principalmente, quando o assunto é empoderamento feminino.

 

Por outro lado, estamos falando em sucessão familiar.

 

Até pouco tempo, quando falávamos em negócios ou agronegócio, era um terreno 100% masculino, em que as mulheres, em raríssimos casos, ousavam enfrentar e estar na liderança.

 

Claro que, na maioria das vezes, vestiam uma couraça para superar os desafios e quase sempre, entravam nas reuniões mudas e saiam caladas.

 

Muitas já sofreram assédio moral, psicológico, político, entre outros, mesmo assim, não desistiram.

 

Atuando no setor sucroenergético, hoje denomino minha capacidade de resiliência com a vida da cana-de-açúcar na sua transformação. “Ao ser plantada, germina e vira uma linda cana, mas vai enfrentar seu destino ao ser transformada em produtos (açúcar, álcool combustível, melaço (caldo concentrado da cana que, juntamente com as espumas e depois o caldo de cana, são utilizados na fabricação de cachaça) e o biodiesel (o xarope da cana passa pela fermentação e chega-se a um hidrocarboneto chamado farmaceno. Conforme a finalização química a que o hidrocarboneto é submetido, é possível produzir o diesel, querosene para aviões e até cosméticos) ou subprodutos da cana de açúcar, que ao ser esmagada ao extremo, vira bagaço.

 

Nessa fase, muita gente acha que é o ponto final da cana, mas, ela ainda produz:

             Palha, que espalham no solo para a preservar a umidade e cuidar da do fortalecimento das próximas mudas,

             Torta de filtro, formada pelo lodo advindo da clarificação do caldo e bagacilho, é muito rica em fósforo e é utilizada como adubo na lavoura da cana-de-açúcar.

             Vinhaça, um subproduto da produção de álcool, contém elevados teores de potássio, água e outros nutrientes, sendo utilizada para irrigar e fertilizar o campo. Também pode ser utilizada como biomassa para produção de biogás (composto de metano e gás carbônico).

             Óleo fúsel - matéria-prima para o processo de refinação; e,

             Bagaço - resíduo fibroso resultante das moendas.

 

Claro que não para por aí. Ainda existem muitos estudos sobre a cana-de-açúcar.

 

Mas o assunto é o bagaço da cana-de-açúcar, que junto com a torta de filtro, auxiliam na produção de energia elétrica, e além disso, o bagaço ainda pode ser transformado num produto desejado pelos turistas, os artesanatos sustentáveis.

 

E sabe por que comparo minha vida com o bagaço da cana?

 

Por que já passei dos 15 anos a um tempinho, mesmo que tenha obtido experiência e resiliência pelo caminho, percebo que quanto mais a vida ou alguns tentam me espremer, continuo transformando os desafios em energia para o meu desenvolvimento pessoal e profissional.

 

E, pensando na minha trajetória e resiliência no mercado de trabalho, resolvi abrir um espaço na Rota do Turismo para um programa onde as Mulheres do Turismo e do Agronegócio possam contar suas histórias, trajetórias e apresentar seus principais desafios, conquistas e o que esperam do futuro.

 

E as meninas, que chegam agora através da sucessão familiar, o que traz na bagagem nestes anos de aprendizado com seus pais ou parentes?

Fia Business School

De acordo com dados divulgados pela FIA, O país ainda tem muitos passos pela frente para superar a disparidade de gênero.

Um dos dados mais alarmantes nesse contexto foi apresentado na pesquisa “Sem atalhos: transformando o discurso em ações efetivas para promover a liderança feminina”, fruto de parceria entre consultoria Bain & Company e o LinkedIn.

Divulgado em 2019, o levantamento evidenciou que só 3% das cadeiras mais altas nas empresas do Brasil são ocupadas por mulheres.

Analisando todos os cargos gerenciais, pesquisa do IBGE revelou que elas estavam presentes em apenas 38% deles em 2018.

Apesar de 82% das mulheres e 66% dos homens considerarem que a igualdade de gênero deve ser uma das prioridades das organizações, somente 41% delas e 38% deles relatam que as companhias onde trabalham tratam o assunto com essa ênfase.

Já um levantamento da Catho, publicado em outubro de 2020, constatou que mulheres em posições de liderança ganham 23% menos que os homens, em média.

Elas também têm salário menor em outros cargos, por exemplo:

  • Coordenador (-15%)
  • Especialista graduado (-35%)
  • Analista (-34%)
  • Especialista técnico (-19%)
  • Especialista operacional (-13%).

 

A Rota do Turismo tem dado destaque as mulheres em liderança, confira algumas das nossas entrevistadas, até o momento. São elas:

Abav e o Maranhão 

 

Paraíba sim senhor -

 

Minas Gerais e suas regiões turísticas -

Transformar lona em arte 

Conexão Baré -

Acessibilidade e inclusão -

Turismólogo x guia de turismo.

Claro que a Rota do Turismo também tem espaço para as histórias dos homens no turismo e no agronegócio e como eles veem essa sucessão.

 Turismo com acessibilidade 

Netweaver ou Networking para o turismo - 

Não tenho idade, tenho vida!

Vale a pena conferir e compartilhar, o que achou? E, quem gostaria de ver em nosso canal de comunicação?

 

 Adriana Fagundes

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.