O Rio de Janeiro continua lindo
Hoje você vai conhecer o Rio de Janeiro através do olhar de um carioca, apaixonado por sua cidade. Ele apresenta, na sua opinião, o melhor roteiro turístico como também o melhor lugar para descobrir a rota gastronômica da cidade. Você vai se surpreender.
Hoje a Rota do Turismo vai descobrir com você um pouquinho do Rio de Janeiro, através dos olhos de Victor Abdallah Neto, um educador físico, que nasceu no Rio, trabalhou em São Paulo e voltou para a terra natal.
Referência mundial como “cidade maravilhosa”, o Rio de Janeiro tem 12 regiões turísticas que envolvem 74 municípios.
As regiões turísticas são:
- Águas do Noroeste
- Agulhas Negras
- Baixada Verde
- Caminhos Coloniais
- Caminhos da Mata
- Caminhos da Serra
- Costa Doce
- Costa do Sol
- Costa Verde
- Metropolitana
- Serra Verde Imperial
- Vale do Café
Internacionalmente conhecida pelo Pão de Açúcar, o morro do Corcovado com a estátua do Cristo Redentor, as praias de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca, entre outras; os estádios do Maracanã e Nilton Santos; o boêmio bairro da Lapa e seus arcos; o Theatro Municipal do Rio de Janeiro; a floresta da Tijuca, a Biblioteca Nacional; a ilha de Paquetá; o famoso réveillon de Copacabana; o carnaval carioca; a Bossa Nova e o samba, o Rio de Janeiro tam´bme é reconhecido por seu patrimônio arquitetônico e artístico, e, por ser a primeira área urbana, no mundo, a ter reconhecido o valor universal da sua paisagem, designada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1º de julho de 2012.
Também estão protegidos pelo Iphan seis jardins históricos e parques 14 conjuntos urbanos, 62 edificações, 13 equipamentos urbanos, 12 paisagens naturais, dez bens integrados, e quatro coleções e acervos.
Com 197 km de extensão o litoral do Rio inclui mais de cem ilhas que ocupam 37 km², e desdobra-se em três partes, voltadas à baía de Sepetiba, ao oceano Atlântico e à baía de Guanabara.
Outro fato que chama a atenção dos visitantes são os fortes contrastes econômicos e sociais, apresentando grandes disparidades entre ricos e pobres. De um lado lindas mansões e a apenas alguns metros enormes favelas, das quais destacamos alguns bairros de luxo, como São Conrado e onde se localiza a favela da Rocinha, com moradores "espremidos" entre a praia e os morros.
Competição ou união
Outro desafio do Rio de Janeiro, que grita na imprensa nacional e internacional, é a segurança, tanto dos moradores como dos turistas, mas, que segundo nosso entrevistado, o educador físico, Victor Abdallah Neto, a situação tem jeito. “É possível, basta ter vontade política e união de todos, para vencer esse desafio da segurança. E isso já foi comprovado nos jogos olímpicos”.
E como Victor Abdalla Neto enfatiza em suas palestras, “ninguém vai lutar por você! Você tem que se virar sozinho! ”.
Com essa frase o educador físico Victor Abdallah Neto define sua trajetória de vida, que começou aos 6 anos de idade, ao treinar Judô, e foi nessa fase da vida que teve sua primeira lição, a resiliência, ou seja, saber cair e levantar.
De acordo com Victor, “após sofrer uma queda, devemos levantar, arrumar o quimono, apertar o nó da faixa, continuar lutando e permanecer firmes para enfrentar e superar todos os desafios”.
Nascido no Rio, foi trabalhar em São Paulo e volta a sua cidade natal para trabalhar nos jogos Pan-Americanos de 2007. Apaixonado pelas artes marciais transforma sua experiência no Karatê-Do Shotokan, em um Programa de Treinamento BUSHIDO EMPRESARIAL.
Seu diferencial, ele mesmo faz questão de dizer, “dou palestra vestido de kimono e procuro tirar todos da zona de conforto”.
Nessa entrevista, Victor também nos presenteou com várias dicas do turismo regional do Rio, tais como Búzios, Cabo Frio e Teresópolis, além de apresentar opções para conhecer o Rio de Janeiro, através da gastronomia local.
Assista agora a matéria completa.
Entre as fotos, você vai ver o casamento da Poliana & Rogério, flagrada pelas lentes da Lápis de Noiva, que aconteceu nos pés do Cristo Redentor.
Turismo regional
Ao falar do turismo regional, Victor relembra suas férias em Teresópolis, que segundo ele, "é uma cidade pequena, com muita qualidade de vida".
Reconhecida como a capital do montanhismo, Teresópolis ou carinhosamente apelidada por Tere, se destaca pela sede da Seleção Brasileira de Futebol, além do famoso Dedo de Deus, ou o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o Lago Comary, o Mirante da Granja Guarani, a Mulher de Pedra, o Parque Estadual dos Três Picos, ou ainda a Pedra da Tartaruga e o Parque Municipal Montanhas de Teresópolis.
Mas, se você por acaso está no litoral Norte de São Paulo, uma recomendação da nossa editora é visitar a cidade de Paraty, outro município do Rio de Janerio que fica pertinho de Ubatuba. "São apenas 70 km do centro de Ubatuba até Paraty e o caminho é pela Rio-Santos", destaca Adriana FAgundes - CEO da Rota do Turismo.
Qual é a sua reação?