Os empresários devem ouvir o que as pessoas desejam e não apenas tirar conclusões sobre a inclusão social

As pessoas com deficiência não são apenas os cadeirantes, mas sim os classificados como: Deficiência visual, Deficiência motora, Deficiência mental, Deficiência auditiva e Paralisia cerebral. Veja nessa entrevista com Lina Pietras, alguns desafios que ela enfrenta em suas viagens de negócios ou lazer.

Out 31, 2023 - 14:40
Out 31, 2023 - 14:51
 0  96
Os empresários devem ouvir o que as pessoas desejam e não apenas tirar conclusões sobre a inclusão social

A Rota do Turismo convidou Lina Maria Pietras, para falar sobre a inclusão social no turismo, envolvendo pessoas com deficiência visual.

A jovem que perdeu 96% da sua visão, devido um problema genético, enfatiza a importância dos empresários ouvirem mais as demandas dos turistas e das pessoas com necessidades especiais. 

Diferente do que muitos reclamam, Lina conta que o turismo brasileiro tem um grande diferencial, "os empresários brasileiros ouvem mais e ajudam as pessoas com deficiência em seus estabelecimentos".

Em sua análise, Lina relata alguns desafios nas suas viagens, de lazer ou negócios. "Na reserva sempre aviso da minha deficiência visual e muitas vezes sou colocada em apartamentos com acessibilidade, mas para cadeirantes. que não é o meu caso. Isso atrapalha muito, pois sai do nosso cotidiano. Nós moramos com pessoas normais e quando pegamos um espaço que até o interruptor é mais baixo, dificulta nossa hospedagem e isso não é inclusão social".

Lina nasceu na Alemanha, sua mãe é brasileira e ela garante, "sou cidadã do mundo".

Nessa entrevista, de forma leve e descontraída, Lina conta um pouquinho da sua história, do seu trabalho e dos desafios enfrentados, sem deixar de lado uma dica para aos empresários do turismo.

Vale a pena conferir!

Empresários do turismo

Quando se fala em pEssoas com deficiência, de acordo com a OMS - Organização Mundial de Saúde, deficiência é o substantivo atribuído a toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatómica. Refere-se, portanto, à biologia do ser humano.

E para as empresários, donos de hoteis, pousadas e resorts, sua empresa está preparada para receber todos as pessoas com deficiência?

As várias deficiências podem ser denominadas como:
  • Deficiência visual é a perda ou redução da capacidade visual em ambos os olhos, com carácter definitivo. Podemos ainda distinguir os portadores de cegueira e os de visão subnormal.
  • Deficiência motora é uma disfunção física ou motora, a qual poderá ser de carácter congénito ou adquirido, que  pode decorrer de lesões neurológicas, neuromusculares, ortopédicas e ainda de mal formação.
  • Deficiência mental, segundo a AAMR (Associação Americana de Deficiência Mental) e DSM-IV (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), pode-se definir deficiência mental como o estado de redução notável do funcionamento intelectual inferior à média por um quociente de inteligência (QI) inferior a 70 segundo provas, roteiros e escalas, baseados nas teorias psicogenéticas.
  • Deficiência auditiva, conhecida como surdez, consiste na perda parcial ou total da capacidade de ouvir.  Classificação BIAP
    (Bureau International d’Audiophonologic)
    Graus de surdez:
    – Leve – entre 20 e 40 dB
    – Média – entre 40 e 70 dB
    – Severa – entre 70 e 90 dB
    – Profunda – mais de 90 dB
    • 1º Grau: 90 dB
    • 2º Grau: entre 90 e 100 dB
    • 3º Grau: mais de 100 dB
  • Paralisia cerebral, é uma doença do foro neurológico que afeta as funções básicas do ser humano (fala, postura, movimento). E, existem vários tipos de Paralisia Cerebral: espástica (em que o movimento é difícil); atetósica (o movimento é descontrolado e involuntário); atáxica (o equilíbrio e a sensibilidade profunda são anormais); mista (uma combinação de vários tipos). (fonte: Abrigo Moacyr Alves)

Portanto, quando sua empresa diz ter inclusão social, ela no minino deve respeitar esses conceitos e características. E como a própria Lina informa, "ouvir o que o seu cliente diz. Pessoa com deficiência podem te ajudar informando suas reais necessidades basta ouvir nosso apelo", finaliza.

#deficiência #inclusão #inclusaosocial #pracegover #turismodenegócios

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.