Saiba como ajudar a população do Rio Grande do Sul

Hoje o Rio Grande do Sul praticamente está ilhado e as ajudas estão acontecendo apenas pelo ar, por isso a contribuição em dinheiro tem sido fundamental. Mas, como saber para onde doar e esse dinheiro não será desviado? A Rota do Turismo vem explicar para onde doar e como funciona a Fundação Rotária que está recebendo essas doações.

Mai 4, 2024 - 07:12
Mai 4, 2024 - 07:30
 0  433
Saiba como ajudar a população do Rio Grande do Sul
Rotary International estará doando barracas ao povo gaúcho

O Rio Grande do Sul tem 497 municípios, é o terceiro maior estado com número de municípios do Brasil e o maior da Região Sul. Sua capital, Porto Alegre, é o município mais populoso, com aproximadamente 1,3 milhões de habitantes. 

Ao conversar com os moradores, a voz fica embargada de dor ao ver seu desespero, mas com a certeza de que tudo vai dar certo.

Afinal, ao ver sua cidade sendo devastada pelas chuvas, o povo da noite para o dia não ter onde ficar, vidas sendo perdidas e não ter o que fazer, não é fácil. Só nos resta a esperança de um novo recomeço e da solidariedade brasileira.

Foi nesse clima, a entrevista com o governador do Rotary International Distrito 4670, Luiz Gonzaga Gonçalves, que relatou a tragédia e a maneira como os gaúchos estão enfrentando.

Em cinco dias de chuvas no Rio Grande do Sul, foram contabilizados até o momento 49 mortes e milhares de desabrigados. “Mas  esse número vai aumentar. Até agora, são mais de 350 mil pessoas atingidas em 265 municípios. É o pior desastre já registrado na historia do Rio Grande do Sul e, talvez, um dos maiores da história, desde 1941”.

Oficialmente, na noite de sexta-feira, 2 de maio,  a marca da tragédia de 1941, foi superado.

Segundo o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, “até o momento, as forças de segurança estaduais e nacionais já resgataram oito mil pessoas”.

E o estado está se transformando em pequenas ilhas, isoladas, devido a queda de pontes por vários municípios, isolando os moradores e impossibilitando a ajuda chegar por terra, sendo possível apenas de helicóptero.

O que fazer? É possível ajudar a população gaúcha e a orientação, nesse momento, é enviar Pix para o Rotary Club do Rio Grande do Sul com a certeza de que sua doação chegará a quem realmente precisa. “Às doações deverão ser realizadas através do nosso PIX com o e-mail  [email protected]  e todo valor  será revertido em ajuda a todos os municípios atingidos por essa catástrofe. Qualquer valor é muito bem-vindo e fará a diferença na vida do nosso povo”, garante Gonzaga.

Fundação Rotária

Ao perguntar por que doar para o Rotary e não pelo Estado, o governador do Rotary International do Distrito 4670 explica a seriedade e a importância da Fundação Rotária para a população.

“No Rotary os voluntários pagam uma mensalidade para trabalhar e parte desse dinheiro é destinado a Fundação Rotária que realiza ações como vacinação e apoio aos lugares que enfrentam catástrofes. E mais uma vez, nosso  Rio  Grande do Sul vai ter esse apoio”.

Veja na entrevista com o governador rotariano como será essa ajuda.

E esse recado é para todos os brasileiros e para as pessoas que amam o Brasil, colaborem para a reconstrução do Rio Grande do Sul, um estado que é o orgulho do povo brasileiro. 

Juntos somos mais fortes e com a ajuda de Deus e de todos, vamos vencer esse desafio e ajudar nossos irmãos gaúchos, afinal, somos brasileiros com muito amor!

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.