Saiba como ajudar a população do Rio Grande do Sul
Hoje o Rio Grande do Sul praticamente está ilhado e as ajudas estão acontecendo apenas pelo ar, por isso a contribuição em dinheiro tem sido fundamental. Mas, como saber para onde doar e esse dinheiro não será desviado? A Rota do Turismo vem explicar para onde doar e como funciona a Fundação Rotária que está recebendo essas doações.

O Rio Grande do Sul tem 497 municípios, é o terceiro maior estado com número de municípios do Brasil e o maior da Região Sul. Sua capital, Porto Alegre, é o município mais populoso, com aproximadamente 1,3 milhões de habitantes.
Ao conversar com os moradores, a voz fica embargada de dor ao ver seu desespero, mas com a certeza de que tudo vai dar certo.
Afinal, ao ver sua cidade sendo devastada pelas chuvas, o povo da noite para o dia não ter onde ficar, vidas sendo perdidas e não ter o que fazer, não é fácil. Só nos resta a esperança de um novo recomeço e da solidariedade brasileira.
Foi nesse clima, a entrevista com o governador do Rotary International Distrito 4670, Luiz Gonzaga Gonçalves, que relatou a tragédia e a maneira como os gaúchos estão enfrentando.
Em cinco dias de chuvas no Rio Grande do Sul, foram contabilizados até o momento 49 mortes e milhares de desabrigados. “Mas esse número vai aumentar. Até agora, são mais de 350 mil pessoas atingidas em 265 municípios. É o pior desastre já registrado na historia do Rio Grande do Sul e, talvez, um dos maiores da história, desde 1941”.
Oficialmente, na noite de sexta-feira, 2 de maio, a marca da tragédia de 1941, foi superado.
Segundo o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, “até o momento, as forças de segurança estaduais e nacionais já resgataram oito mil pessoas”.
E o estado está se transformando em pequenas ilhas, isoladas, devido a queda de pontes por vários municípios, isolando os moradores e impossibilitando a ajuda chegar por terra, sendo possível apenas de helicóptero.
O que fazer? É possível ajudar a população gaúcha e a orientação, nesse momento, é enviar Pix para o Rotary Club do Rio Grande do Sul com a certeza de que sua doação chegará a quem realmente precisa. “Às doações deverão ser realizadas através do nosso PIX com o e-mail [email protected] e todo valor será revertido em ajuda a todos os municípios atingidos por essa catástrofe. Qualquer valor é muito bem-vindo e fará a diferença na vida do nosso povo”, garante Gonzaga.
Fundação Rotária
Ao perguntar por que doar para o Rotary e não pelo Estado, o governador do Rotary International do Distrito 4670 explica a seriedade e a importância da Fundação Rotária para a população.
“No Rotary os voluntários pagam uma mensalidade para trabalhar e parte desse dinheiro é destinado a Fundação Rotária que realiza ações como vacinação e apoio aos lugares que enfrentam catástrofes. E mais uma vez, nosso Rio Grande do Sul vai ter esse apoio”.
Veja na entrevista com o governador rotariano como será essa ajuda.
E esse recado é para todos os brasileiros e para as pessoas que amam o Brasil, colaborem para a reconstrução do Rio Grande do Sul, um estado que é o orgulho do povo brasileiro.
Juntos somos mais fortes e com a ajuda de Deus e de todos, vamos vencer esse desafio e ajudar nossos irmãos gaúchos, afinal, somos brasileiros com muito amor!
Qual é a sua reação?






