A magia das baleias Jubarte
Entre os meses de agosto e outubro acontecem uma das experiências mais impressionantes do ano na Polinésia Francesa: a observação desses majestosos mamíferos marinhos

Ao aterrissar no atol de Tetiaroa, no Tahiti, se prepare para viver experiências emocionantes que só o resort The Brando pode oferecer aos visitantes. E dentre tantas opções, uma das mais impactantes é a observação das baleias Jubarte. Entre agosto e outubro, as águas ao redor do atol se tornam o berçário desses animais que migram para acasalar e dar à luz. Embarque em uma expedição de aproximadamente 3 horas com um mestre de mergulho certificado, em busca desses magníficos seres e com sorte, até acompanhados de seus filhotes. Quando as condições do mar e o comportamento delas permitem, os hóspedes podem ter a rara oportunidade de fazer snorkel, mantendo sempre uma distância segura e respeitosa. O The Brando prepara pequenos grupos, com no máximo seis pessoas, para uma melhor sensação e conexão com os profissionais super experientes e altamente qualificados. Sem contar que toda interação segue padrões rigorosos de preservação e respeito à vida marinha, portanto, não é permitido tocar e nem nadar perto das baleias.
Inclusive, as crianças são bem-vindas, mas apenas a partir de 12 anos (dependendo do tamanho e peso), poderão entrar na água. Mas enquanto os adultos partem em expedições, os menores podem embarcar em sua própria jornada de descobertas. A Lagoon School oferece um programa educativo dedicado aos animais marinhos da Polinésia especialmente para as Jubarte e aos golfinhos. Acompanhando a rota migratória das baleias desde a Antártica até Tetiaroa, os pequenos aprendem sobre o ciclo de vida desses bichos incríveis e a importância de protegê-los. Os hóspedes interessados em saber mais podem participar de conferências temáticas conduzidas pelos guias naturalistas da Tetiaroa Society. Essas sessões abordam desde as origens evolutivas dos cetáceos até os diferentes tipos presentes na Polinésia Francesa. Um destaque especial é dado às Jubarte, suas migrações, os laços entre mães e filhotes, seus cantos emocionantes e os desafios enfrentados em um oceano em constante transformação. Uma curiosidade é que na cultura polinésia, a baleia (ou tohora), é muito mais do que um animal: é um símbolo sagrado de proteção, sabedoria e conexão com o oceano. Consideradas guardiãs do mar, esses seres marinhos são reverenciados por sua presença imponente e seus cantos ancestrais, que ecoam como vozes dos antigos. Inspirada por essa profunda ligação entre o povo e a natureza, Tetiaroa celebra esses gigantes com experiências autênticas e educativas. Desde 2002, a Polinésia Francesa orgulha-se de abrigar um dos maiores santuários de mamíferos marinhos do mundo, com aproximadamente 7,6 milhões de quilômetros quadrados. Um refúgio tranquilo para um terço de todas as espécies de golfinhos e baleias do Planeta. Das 75 espécies encontradas em todo o globo, 25 delas povoam as águas dali. Acompanhar esta experiência mágica e cultural sobre a fascinante vida desse animal e a importância deles no nosso ecossistema é sem dúvida, uma experiência inesquecível!
Fonte e fotos: Assessoria de Imprensa The Brando |
Qual é a sua reação?






