Brasília/DF Patrimônio Cultural da Humanidade

A Rota do Turismo começa 2024 apresentando as regiões turísticas do país. E a primeira delas é Brasília, a capital do país localizada no Centro Oeste, e é um destino que todos devem conhecer.

Jan 2, 2024 - 08:04
Jan 2, 2024 - 08:13
 0  29
Brasília/DF Patrimônio Cultural da Humanidade
Brasília/DF

Que o Brasil é lindo, não temos dúvidas, além de sermos reconhecidos como povo hospitaleiro. E para iniciar 2024, a Rota do Turismo convida a todos para  compartilhar boas notícias e descobrir ou redescobrir o turismo regional brasileiro.

Para iniciar essa trajetória, a primeira região turística é Brasília/DF, que além de ser a capital do Brasil também é patrimônio histórico da humanidade.

E isso significa que o Brasil possui 23 Patrimônios da Humanidade localizados em 17 estados., São eles:

PATRIMÔNIOS CULTURAIS DA HUMANIDADE:

1. Cidade Histórica de Ouro Preto (MG)

2. Centro Histórico de Olinda (PE)

3. Ruínas de São Miguel das Missões (RS)

4. Centro Histórico de Salvador (BA)

5. Santuário do Bom Jesus de Matosinhos (MG)

6. Brasília (DF)

7. Parque Nacional da Serra da Capivara (PI)

8. Centro Histórico de São Luís (MA)

9. Centro Histórico de Diamantina (MG)

10. Centro Histórico de Goiás (GO)

11. Praça São Francisco, em São Cristóvão (SE)

12. Rio de Janeiro, paisagens cariocas entre a montanha e o mar

13. Cais do Valongo – Rio de Janeiro (RJ)

14. Conjunto Moderno da Pampulha (MG)

15. Sítio Roberto Burle Marx (RJ)

PATRIMÔNIOS NATURAIS DA HUMANIDADE

16. Parque Nacional do Iguaçu (PR)

17. Costa do Descobrimento: Reservas da Mata Atlântica (BA/ES)

18. Reservas da Mata Atlântica (PR/SP)

19. Complexo de Conservação da Amazônia Central (AM)

20. Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal (MT/MS)

21. Ilhas Atlânticas - Fernando de Noronha e Atol das Rocas (PE/RN)

22. Reservas do Cerrado: Parques Nacionais da Chapada dos Veadeiros e das Emas (GO)

PATRIMÔNIO MISTO DA HUMANIDADE

  1. Paraty e Ilha Grande (RJ)

E agora, você vai desco como Brasília/DF,  conquistou esse título. Além de ser uma cidade linda e planejada, e que em 21 de abril de 1960, com a instalação dos Três Poderes da República em Brasília, na região Centro-Oeste, o Palácio do Planalto passou a sediar o Poder Executivo Federal. 

A solenidade reuniu vários chefes de Estado e um grande público que lotou a Praça dos Três Poderes, em frente ao Palácio do Planalto.

Em 1972 a UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – criou a Convenção do Patrimônio Mundial, para incentivar a preservação de bens culturais e naturais considerados significativos para a humanidade e permitir que o legado que recebemos do passado, e vivemos no presente, possa ser transmitido às futuras gerações.

E com isso, o conceito de Patrimônio Cultural da Humanidade encerra o entendimento de que sua aplicação é universal, visto que os sítios do Patrimônio Mundial pertencem a todos os povos do mundo, independentemente do território em que estejam localizados.

E esse marco da arquitetura e urbanismo modernos, pertence a Brasília, detentora da maior área tombada do mundo – 112,25 km²,  inscrita pela UNESCO na lista de bens do Patrimônio Mundial em 7 de dezembro de 1987, sendo o único bem contemporâneo a merecer essa distinção. Até então, apenas monumentos centenários localizados em cidades históricas como Paris e Roma faziam parte da lista.

O Patrimônio cultural de Brasília é composto por monumentos, edifícios ou sítios que tenham valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico, e a compreensão da sua preservação reafirma a necessidade de se executar políticas públicas capazes de assegurar a proteção desse patrimônio.

O urbanista Lúcio Costa, autor do projeto do Plano Piloto, explicou de maneira simples a criação dos elementos centrais da cidade: “Brasília nasceu do gesto primário de quem assinala um lugar ou dele toma posse: dois eixos cruzando-se em ângulo reto, ou seja, o próprio sinal da cruz”.

Já o arquiteto Oscar Niemeyer, autor do projeto do Palácio do Planalto, impressiona pela pureza de suas linhas, com grande poder dinâmico, em que dominam os traços horizontais, jogando-se curvas e retas num efeito plástico de grande requinte, define a obra como, “o prédio encanta pela beleza das colunas leves como penas pousando no chão”.,

Ao olhar de JK, “O Palácio do Planalto assemelha-se a uma caixa de vidro, à espera das orquídeas que no seu interior deverão ser depositadas”.

O título dado à Brasília há mais de três décadas, permite que o conceito modernista dos idealizadores da cidade, se mantenha inalterado.

Além do formato original de “avião” que a cidade possui, outros monumentos marcam a arquitetura moderna da cidade como o Memorial JK, Congresso Nacional, Itamaraty, Palácio da Alvorada, Palácio do Planalto, entre outros.

E Patrimônio Cultural da Humanidade significa que o Brasil é  reconhecida internacionalmente por seu valor inestimável para a humanidade.

Em 1991, foi construído um lago em frente e na lateral direita do prédio, com uma área aproximada de 1.635 metros quadrados, comportando 1.900 metros cúbicos de água. A profundidade é de 1,1 metros e a largura varia de 5 a 20 metros. Suas águas acolhem várias carpas coloridas de origem japonesa.

O Palácio tem 36 mil metros quadrados de área construída, em quatro pavimentos do prédio principal e nos quatro prédios anexos.

O título de propriedade em favor da União foi registrado no Cartório do 2º Ofício do Registro de Imóveis do Distrito Federal. "No Palácio do Planalto – diz Niemeyer – eu queria fazer as colunas muito finas, eu sabia que o apoio acabava aqui, que isso aqui podia ser posto de lado, mas eu queria essa forma, achava que essa forma ficava mais festiva, que era mais bonita, que ela criava para quem passava entre elas pontos de vista diferentes".

Fonte: Palácio do Planalto 

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.