Como plantar uma árvore em tempos de seca

Após os incêndios que ocorreram nos últimos dias no interior paulista, muitas pessoas tem se perguntado: como salvar o meio ambiente em meio a tanta seca e falta de chuva.

Set 4, 2024 - 21:07
Set 4, 2024 - 21:23
 0  752
Como plantar uma árvore em tempos de seca
Macaquinho morto na árvore, mostra a potência do fogo que atingiu a região

Recentemente, o empresário Valdecir Pissaldo surpreendeu a todos os sertanezinos ao levar frutas aos animais e sair plantando mudas frutíferas e nativas no terreno totalmente danificado pelo fogo.

 

Em entrevista a Rota do Turismo, Pissaldo explicou como as plantas poderão germinar em terra árida. “Estamos plantando com hidrogel para plantio, que retém a água e disponibiliza uniformemente conforme a necessidade da planta.
 Com isso o custo x benefício é excelente”.

 

E explica, “custo seria se pegássemos a planta, levássemos num terreno devastado como o que encontramos após o incêndio e só plantasse. Com certeza ela morreria, por falta de água e degradação da terra, que está puro carvão. Mas, nesse processo com o hidrogel, o plantio tem praticamente 100% de chances e diminuição da mortalidade das mudas, evitando com isso, a aquisição de novas mudas e a mão de obra no replantio”.

 

 

Pissaldo explica que o hidrogel serve para o plantio nas culturas perenes, de reflorestamento e hortaliças. “Basta colocar de 5 a 10 gramas num litro de água e deixar em repouso por 10 minutos.  Após isso, você coloca um pouco do gel na cova, coloca a muda e envolve o restante do gel na planta. A vida útil do gel é de 5 anos, tempo suficiente para a planta crescer e sobreviver”, finaliza.

 

Para o plantio é necessário fazer uma cova, razoável. Assim, Pissaldo resolveu comprar uma máquina para facilitar o trabalho. “Temos como meta plantar 50 árvores por dia".

 

 

21 de setembro

 

 

Com esse exemplo a Rota do Turismo faz um convite à toda população e também aos governantes.

 

No dia 21 de setembro, dia da árvore, convidamos cada brasileiro a buscar um local atingido pelo fogo e plantar uma ou quantas árvores seu coração pedir.

 

E em todas as mudas, lembre-se de colocar o hidrogel para o plantio. “Existem várias marcas no mercado e compramos através do Mercado Livre. E cada um deles tem uma forma de diluição”, explica Pissaldo.

 

Veja abaixo o exemplo de um tipo de hidrogel utilizado no plantio de algumas espécies. Tais como:

 

Para o Eucalipto e Pinus são necessários: 250 ml a 350 ml de solução pronta por muda, misturado com a terra.


Mudas nativas são necessários
350 ml a 500 ml de solução pronta por muda, misturado com a terra

Café - 1 Litro de solução pronta por muda


Cítricos
-  é necessário 1 litro de solução pronta por muda.


De acordo com Pissaldo, "para fazer 1 litro de gel são necessários de 5 a 10 gramas do produto. Portanto, para 1 quilo de hidrogel podemos plantar em torno de 200 árvores frutíferas".

 

União 

 

Valdecir Pissaldo esclarece que tem feito o replantio em Sertãozinho, junto com seu amigo Naldo, mas precisa de mais ajuda.

 

“Já recebemos bastante doação de frutas e a câmara que disponibilizei para as doações está lotada, pois disponibilizei meu tempo em 1 dia para levar alimentos e outro ao plantio das mudas. O que falta são pessoas para nos ajudar e os governantes acordarem para a realidade do reflorestamento. Precisamos de gente para fazer o plantio das mudas e levar as frutas até a mata. Quem quiser nos ajudar, basta entrar em contato comigo pelo WhatsApp +55 16 99313-7541. Só não consigo levar até o local, pois o espaço disponível do meu veículo vai lotado de frutas e mudas”, conclui Pissaldo.

 

 

Comtur

 

Ao participar da reunião do Comtur, na manhã de 04/09, a jornalista e conselheira Adriana Fagundes colocou em pauta o reflorestamento na cidade de Sertaozinho e apresentou a informação do hidrogel aos presentes, solicitando o apoio dos conselheiros e da Secretaria do Turismo, para buscar o apoio necessário na secretaria do Meio ambiente. "Além das mudas precisa do hidrogel também".

 

Todos os conselheiros aprovaram, por unanimidade, a iniciativa.

 

Na mesma reunião, a presidente do Comtur Elziane Sandrim e Marcelo Pelegrini receberam o certificado de posse como conselheiros eleitos na AMITUR - Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico para o período de 2024 a 2027 e Adriana Fagundes enfatizou o pedido também a entidade, “sem a beleza do meio ambiente, da fauna e flora e a beleza das nossas matas o turismo também sofre as consequências e precisamos da união de todos".

 

“Assim, o convite é para todo brasileiro. Vamos ajudar! Afinal, sozinho demora e essa demora o Brasil não suporta mais, estamos vendo diariamente as mudanças climáticas, que prejudica, principalmente, o turismo regional. Mas, se estivermos juntos seremos fortes e, unidos, somos imbatíveis”, finaliza Adriana Fagundes.

Veja abaixo, parte das especies firam encontradas nas matas atingidas pelo incêndio em Sertãozinho/SP e encontrado por Pissaldo nas suas visitas para o reflorestamento.

 

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.