Dois homens são presos no interior paulista, suspeitos pelos incêndios criminoso e ajuda humanitária chega em Pradópolis
KC 390, com capacidade para 12 mil litros de água, já está em ação no combate aos incêndios no interior paulista. Devido a chuva, dos 48 municípios em alerta, 6 continuam sendo monitorados.
A prisão de dois suspeitos de crime ambiental aconteceu neste final de semana nos municípios de São José do Rio Preto e Batatais, interior de SP. Um deles tinha vídeos celebrando o fogo e estava com isqueiros e recipientes com combustível.
Devido aos incêndios 48 cidades estão em alerta máximo para incêndios, mas graças as chuvas que aconteceu no domingo, 6 continuam sendo monitoradas nesse momento.
O governador Tarcisio Freitas, faz a apresentação da aeronave KC 390, adaptado para o combate aos incêndios, com capacidade para 12 mil litros de água. “Hoje continuamos no combate aos incêndios no Estado de São Paulo. Existe uma grande mobilização para resolver o problema e não vamos desistir”, esclarece o governador.
A aeronave, KC 390, segundo a Força Aérea Brasileira - FAB foi desenvolvido pela Embraer e é equipado com um sistema modular aerotransportável de combate a incêndios com capacidade de realizar uma operação segura em áreas tomadas pelo fogo.
Desde quinta-feira (22) até a manhã de domingo, 2.621 focos de incêndio foram registrados por satélites de referência do Banco de Dados de Queimadas - BDQueimadas , do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE , ocasionando acidentes e interdições nas estradas, devido à baixa visibilidade, cancelamento de aulas, atividades ao ar livre e jogos de futebol em Ribeirão Preto e fechamento do Aeroporto Leite Lopes.
Eventos foram cancelados.
Mas, o pior dessa tragédia está na mortes de duas pessoas em Urupês no combate as chamas, a morte de animais em propriedade rurais e nas matas de preservação ambiental e destruição do #meio ambiente.
No domingo, 25/08, o governador confirmou um plano emergencial para ampliar atendimentos de saúde em resposta às queimadas após uma reunião com representantes de 26 municípios região de Ribeirão Preto, que prevê ampliação em serviços de telemedicina, com médicos 24 horas por dia, reorganização de triagens para encaminhamento de casos mais graves para hospitais de referência, como o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, Poltronas e leitos de observação serão destinados a atendimentos de emergência, além das populações de rua terem acesso a kits de higiene, com máscara e água potável.
E vários municípios decidiriam suspender as aulas em meio aos incêndios que atingiu os municípios, entre eles: Dumont e Guariba, que estarão fazendo a limpeza nas escolas nesta segunda que foram tomadas pela fuligem para que crianças retornem as aulas com segurança, na próxima terça-feira.
O gabinete de crise continua atuando e segundo o Tenente Maxwel Souza, porta voz da Defesa Civil Estadual, “acabou de chegar em Pradópolis a ajuda humanitária no socorro a 270 famílias que moram em assentamentos e que perderam tudo. Ao todo 810 pessoas estão sendo atendidas”.
A Rota do Turismo WebTv continua em plantão para manter o turista conectado.
Qual é a sua reação?