Museu da Cana vence categoria Museus e centros culturais e recebe Prêmio Governador do Estado 2023
Concorrendo com 8 mil museus, o Museu da Cana é o campeão e recebe o prêmio governador do Estado 2023. Essa noite ficará marcada com a emoção de toda equipe.
Na última terça-feira, 12 de dezembro, às 19 horas, estiveram presentes no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, os amigos, equipes e familiares das 13 categorias que concorrem ao Prêmio Governador do Estado 2023, uma iniciativa do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa.
Cada vencedor da categoria que concorreu ao prêmio Governador do Estado 2023 levou para casa o troféu e R$ 35.500, com exceção da categoria “Instituição Cultural” que não teve a premiação em dinheiro.
Para a escolha dos premiados, houve três etapas que passaram por seis comissões, compostas por profissionais de reconhecida experiência e conhecimento na área cultural.
Esses representantes tiveram a responsabilidade de propor a cada membro, cinco realizações de grande relevância para a cultura, economia e indústria criativas de São Paulo em 2022 e os respectivos responsáveis por cada uma dessas realizações nas categorias descritas.
Na sequência, a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton, e um Conselho Estadual da Cultura, Economia e Indústria Criativas, selecionaram as cinco realizações finalistas em cada categoria e seus respectivos responsáveis e, finalmente, o Governador do Estado, Tarcísio de Freitas, definiu os vencedores.
Na categoria Museus e centros culturais foram indicados;
- Dr. Fábio Magalhães, pelos 20 anos do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba
- Claudio Antonio Marques Luiz, pela 27ª Semana Mazzaropi – 110 anos de Mazzaropi, no Museu do Mazzaropi
- Rita de Cassia Souza Martins, Ana Paula Sbrissa e Denis de Blasiis, pelas ações na Fundação Patrimônio Histórico da Energia e Saneamento
- Bira, pela SAPO – Semana Agroecológica Piracicaba Orgânica
- Maria Esteves e Leila Heck, pela idealização e realização do projeto “Colhendo Memórias’, no Museu da Cana
E o grande vencedor da noite nessa categoria, que competiu com mais de 8 mil museus no estado e representou Sertãozinho, foi: Museu da Cana!
Maria Esteves e Leila Heck, venceram a categoria Museus e centros culturais com a idealização e realização do projeto “Colhendo Memórias’.
Para Leila Heck essa premiação é uma vitória de toda equipe. “É um orgulho muito grande trazer para a cidade esse prêmio, que concorreu com mais de 8.000 museus do Estado de SP”, finaliza Leila Heck
E quem ganha é o município de Sertãozinho que demonstra que a história de um lugar jamais deve ser esquecida ou guardada a sete chaves.
Segundo Marcelo Pelegrini, ex-secretario e ex-diretor da Cultura e Turismo de Sertãozinho, "esse prêmio é muito importante e demonstra o reconhecimento ao Museu da Cana, um simbolo de preservação da nossa história. Além do setor sucroenergético, a usina foi a base fundamental da nossa indústria metalúrgica através da oficina que foi criada lá para manutenção dos seus equipamentos e engenho. Parabéns a Leila, Eudóxio Luiz e a todos os envolvidos nesse grandioso e brilhante projeto de presenvação da nossa história, cultura e economia local."
“Quando contada a todas gerações, e é esse o papel do Museu da Cana, relembramos todos aqueles que são responsáveis pelo que somos hoje. E o Museu da Cana mostra o início do turismo industrial de Sertãozinho e a força do setor sucroenergético em toda região. Parabéns a cadas um de vocês que faz parte da equipe do Museu cana, principalmente a Leila Heck, Luiz Biagi e Eudoxio”, comemora a jornalista Adriana Fagundes - CEO da Rota do Turismo.
Leila Heck e Eudoxio, que integram o Comtur Sertãozinho, o empresário Luiz Biagi e toda equipe do Museu da Cana merecem parabéns de toda população e integrantes do Comtur.
“O Comtur de Sertãozinho recebe com muito orgulho essa premiação que o Museu da Cana conquistou. Tenho muito orgulho da gestora Leila Heck que está a frente do Museu da Cana desde sua implantação há 10 anos! Ribeirão Preto, Sertãozinho, Pontal, Região e todo o Estado de SP está em festa com esse prêmio! Parabéns”, comemora Elziane Sandrim, presidente do Comtur.
Qual é a sua reação?