ATA COMTUR MAIO DE 2026
Veja o que aconteceu na última reunião do COMTUR Sertãozinho. Fique conectado com o turismo local.
ATA ASSEMBLEIA COMTUR – CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO DE SERTÃOZINHO/SP, EM 28 DE MAIO DE 2026.
Aos vinte e oito dias do mês de maio de dois mil e vinte e seis, às nove horas, na Cervejaria Marquesa, localizada na Avenida Nelson Benedito Machado, nº 512, CINEP – Cidade Industrial e Empresarial de Sertãozinho/SP, reuniram-se os conselheiros do COMTUR Sertãozinho para deliberação da pauta 1. Leitura e aprovação da Ata anterior; 2. Turismo Industrial e Gastronômico na Marquesa Cervejaria; 3. Apresentação Regimento Interno COMTUR e cartilha aos conselheiros; 4. Prestação de Contas DADETUR e Repasses do Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR); 5. Credenciamento de Guias de Turismo para Secretaria de Cultura e Turismo; 6. Notícias diversas do Turismo; 7. Demais Assuntos, havendo tempo. A presidente Valdete Adriana Fagundes da Silva agradeceu a presença dos conselheiros, justificou a ausência da conselheira Maria Angélica F. Santos Silva e agradeceu ao conselheiro Émerson Marques Gonçalves pela recepção na Cervejaria Marquesa. Foi aprovada por unanimidade a alteração da ordem da pauta, deixando a apresentação sobre Turismo Industrial e Gastronômico para o encerramento da reunião. Na sequência, foi informado aos conselheiros o procedimento de disponibilização das atas no grupo oficial de WhatsApp para conferência, correções e posterior publicação no Diário Oficial, sendo o processo aprovado por unanimidade. A presidente agradeceu à Secretária Executiva Elziane Sandrim e ao conselheiro André Frischlander pela ajuda na atualização do Regimento Interno e elaboração da Cartilha dos Conselheiros e pediu a secretaria para disponibilizar no grupo de Whatsapp. Informou ainda o envio de ofício ao Prefeito Municipal referente à reforma e adequação do Patinódromo aos padrões internacionais, conforme deliberação no mês anterior, aprovado pelo Conselho. Também comunicou sua reunião com o secretário José Adilson dos Santos solicitando o Credenciamento de Prestadores de Serviços Turísticos, nos termos da Lei Federal nº 14.133/2021, visando fortalecer a participação de empresas locais nas ações e programas públicos relacionados ao turismo. Informou que o secretário estará marcando uma reunião com o diretor de Licitação da Prefeitura, sr. Ricardo, para colocar a sugestão em análise técnica. Nesse momento, a presidente informou que está aguardando o retorno do agendamento da reunião, conforme solicitado pelo secretário para Elziane Sandrim providenciar. Em seguida foi divulgado o convite aos conselheiros para participação no treinamento promovido pelo Sebrae para Conselheiros Municipais de Turismo, no dia 15 de junho, das 13h às 17h30, no Senac Ribeirão Preto (Rua Capitão Salomão, 2133 - Jardim Mosteiro). A Secretária Executiva do Comtur e também Diretora de Turismo Elziane Sandrim informou que estará representando o município na Feira Conexidades e solicitou à presidente sua representação no evento do Sebrae. O conselheiro Murilo Bianchi Bertini, representando o segmento do Turismo, informou que o processo de credenciamento dos Guias de Turismo encontra-se em fase de adequação junto ao setor de licitações, com expectativa de implantação no segundo semestre de 2026. O conselheiro Émerson Marques Gonçalves apresentou a experiência da Rota Cervejeira de Ribeirão Preto e relatou a recente aprovação de legislação municipal voltada à valorização das cervejarias artesanais locais, sugerindo iniciativa semelhante em Sertãozinho. “Faço parte da Rota Cervejeira em Ribeirão Preto, que integra 23 cervejarias e que estão participando da CPL Cervejeiro, e utilizamos a pauta do COMTUR Sertãozinho, em abril passado, e em Ribeirão eles fizeram uma reunião com a presença do vice-prefeito colocando a importância do incentivo as Cervejas Artesanais. O surpreendente é que em duas semanas já criaram o projeto de lei e na última segunda-feira, 25/05 já aprovaram na Câmara de Ribeirão Preto, uma lei que obriga que em todo evento realizado pela Prefeitura é necessário ter empresários locais. (Projeto De Lei Nº 79/2026) que cria a indicação de procedência (IP), com o seguinte texto: “cervejas artesanais de Ribeirão Preto” e institui diretrizes para sua promoção, valorização e proteção no âmbito do município de Ribeirão Preto e dá outras providências. Émerson sugeriu que o mesmo deveria ser realizado em Sertãozinho. Todos os conselheiros aprovaram por unanimidade a iniciativa e parabenizam os vereadores ribeirão-pretanos. Na sequência, Emerson mencionou que, “Sertãozinho terá o rodeio e sequer seu estabelecimento foi convidado a fazer parte dos fornecedores do evento”, e mencionou que isso sempre ocorre na cidade, até mesmo nas outras gestões. “Os tributos fiscais e impostos pagos pela minha empresa são recolhidos em Sertãozinho, mesmo assim, todo dinheiro investido nos eventos são levados para fora do município, prejudicando e desestimulando os comerciantes locais”. Também foram discutidas formas de ampliar a participação dos empresários locais nos eventos públicos do município. Adriana Fagundes mencionou que por isso o COMTUR está solicitando o Credenciamento de Prestadores de Serviços Turísticos, como instrumento oficial para participação de empresas locais em eventos, ações, editais e programas públicos, respeitando a Lei 14.13/2021, com pontuação técnica local. A proposta recebeu apoio unânime dos conselheiros. Representando Chácaras e Ranchos, o conselheiro Antônio Martins Primo justificou a ausência de Mário Ranzoni Filho e sugeriu a realização de eventos culturais e turísticos em praças e bairros da cidade, proposta aprovada por unanimidade. Hurzana Melo representando a Cultura e o secretário José Adilson dos Santos não quis utilizar a palavra. O conselheiro André Frischlander sugeriu a criação de um ambiente digital para armazenamento dos documentos do COMTUR e propôs a atualização de informações turísticas e viárias junto ao Google Maps e Waze, visando melhorar a experiência dos visitantes e moradores. A conselheira Isabel Munute apresentou questionamentos sobre o credenciamento de guias turísticos, formação profissional e receptivo turístico. Os esclarecimentos foram prestados por Murilo Bianchi Bertini e Elziane Sandrim, reforçando a importância da qualificação técnica dos profissionais. Danilo Bôtto, suplente e representante das agências de viagens fez uso da palavra e mencionou que esteve em Águas de Lindoia/SP e percebeu que a prefeitura de lá prioriza o receptivo da cidade e que os guias de turismo local são contratados pelos empresários local, que fazem parcerias com hotéis e restaurantes, passando com o trenzinho e levando os turistas para conhecerem os pontos turísticos e girando a economia local. Nesse momento, Paulo Garefa pediu a palavra e informou que o secretário de Desenvolvimento Paulo Galo postou em suas redes sociais que teve uma reunião recente com o pessoal da ETEC para começar a estruturar o receptivo turístico. O conselheiro Aldemir Batista Rocha (Mutuca) solicitou apoio institucional do COMTUR para a realização do evento esportivo Cross Duathlon Sertãozinho 2026, que será realizado no dia 20 de setembro às 8h00 no Parque Ecológico Gustavo Simone. “O evento consiste em corrida de pé 6 km e bicicleta Mountain bike 25 km. O evento já se tornou tradição regional e entra na 12ª edição sempre com apoio total da Prefeitura da estância turística de Sertãozinho e Secretarias responsáveis por liberações e apoio à realização do evento, assim movimentando todos os setores econômicos do município”. O pedido foi submetido à votação e aprovado por unanimidade. A conselheira Vera Ferrante sugeriu falar com os vereadores para criação da legislação municipal voltada ao incentivo dos empresários locais nos eventos públicos e defendeu a inclusão de pessoas com mais de 60 anos nos futuros programas de capacitação e credenciamento de guias turísticos. Nesse momento, Mutuca sugeriu que a Secretaria de Cultura e Turismo e a todos que realizam eventos na cidade coloquem espaços insta gramáveis no local e incentive o público a tirar fotos e postar no Google, “isso também movimenta e dá mais visibilidade ao município”. O conselheiro Paulo Garefa destacou a importância do turismo de negócios para a economia local, defendeu investimentos em infraestrutura e comunicação institucional e sugeriu maior integração entre os conselhos municipais e o Poder Executivo. Mencionou que a indústria é responsável pelo movimento do Turismo de Negócios de Sertãozinho e pela geração de emprego e renda. “O tanto de gente que vem de fora e se hospeda, que come aqui, abastece, aluga carro, tudo isso porque vem para vender, comprar ou fazer assistência técnica durante o ano todo e, inclusive, visitar a Fenasucro. Isso movimenta a economia local. Para se ter uma ideia, na sexta-feira em nós fizemos um seminário no Senai, só o CEISE investiu em torno de R$ 70.000 com hospedagens. E sabe o feedback que recebemos dos empresários, é que falta vontade política em Sertãozinho e os vereadores estão prejudicando a categoria”. E citou como exemplo o projeto do executivo para duplicar a pista e colocar saneamento básico e água para as indústrias, “acreditem, o setor industrial não tem rede básica. Indústrias próximas da Cremoso não tem água e nem saneamento básico. Elas precisam furar poços artesianos e fossas sépticas. E a Câmara Municipal de Sertãozinho é contra o investimento para essas melhorias”. Informou, ainda, a abertura de edital na FUNDAM para capacitação em turismo receptivo e destacou a necessidade de cursos voltados ao atendimento turístico e idiomas. Na prestação de contas, Elziane Sandrim informou que o município não recebeu recursos do DADETUR em 2025 e que os recursos estaduais destinados ao turismo em 2026, no valor de R$ 2.500.000,00 (dois milhões e quinhentos mil reais), serão investidos no Parque Ecológico. “Só lembrando que esse dinheiro não veio do DADETUR, mas sim, via Secretaria de Governo e Relações Institucionais, em nome do turismo, por sermos estância turística, destinado ao parque ecológico e com todos os trâmites de convênio, que inicia com a licitação para ver quem vai fazer a obra e por aí vai”, justificou Murilo. Elziane explicou que
o Fundo Municipal de Turismo, está tramitando na secretaria para abertura da conta. “O fundo já existe, mas, o próprio prefeito colocava um aporte financeiro e agora com a mudança da nova legislação ele não pode mais aportar. É um processo lento. Se tiver alguma novidade, aviso”. Adriana Fagundes explicou que referente ao Fundo Municipal de Desenvolvimento do Turismo, a aprovação, de acordo com a legislação de Sertãozinho, “precisa ter aprovação conjunta da presidente do COMTUR e da Secretaria da Fazenda ou por substitutos indicados pelos mesmos”. Referente ao fluxo de turistas, Elizane Sandrim orientou que todos os conselheiros podem afirmar que Sertãozinho recebe, anualmente, em torno de um milhão de visitantes. “Todo evento realizado em Sertãozinho, nós da Secretaria de Cultura e Turismo estamos fazendo esse levantamento. Fiz esse levantamento em 2019 e descobri que nossa vocação turística é o turismo de negócios, turismo desportivo, turismo de lazer e gastronomia. E acredito que esses dados se repetem”, justificou. Nesse momento, a presidente Adriana Fagundes enfatizou que “o turismo de Sertãozinho se refere ao turismo industrial, e que quando assessorou o Ceise Br, junto com o presidente Mário Garrefa, levavam grupos de empresários, estrangeiros e jornalistas para conhecerem as usinas e empresas de automação por dentro. E foi daí que a Fenasucro começou a realizar nas feiras as visitas técnicas. Sertãozinho, que tem aproximadamente 600 indústrias, movimenta a geração de emprego e renda o ano todo, sendo nas safras com a construção de novos equipamentos ou na entressafra com suas manutenções. É por isso que o turismo de negócios representa Sertãozinho, mas, sem as usinas e indústrias, o comércio local e o turismo regional sofrem as consequências. Tanto que, em 2018, Sertãozinho quase virou uma cidade fantasma com a crise do setor e por isso o turismo surgiu como nova opção”, explicou. Em seguida Elziane explicou que haverá atualização do Guia Turístico Municipal, do Mapa do Turismo Brasileiro e do Plano de Ação do Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico – PDDT. Para finalizar, Adriana Fagundes perguntou a Elziane se
ela já agendou com os vereadores a audiência pública para aprovação da revisão do PDDT, realizada e aprovada pelo Comtur em outubro de 2025 e Elziane justificou que, “o plano de ação, já está pronto e validado pelo COMTUR, mas, que não vai agora para Câmara porque só vence em 2027. “Então nós já nos antecipamos. Fala sério, nós somos exemplo para outros municípios. Sempre nos antecipamos para nunca ficar em cima da hora. A mesma coisa acontece com o mapa do Turismo Brasileiro, que vence em 9 de julho. E também estamos criando o Plano de Trabalho, que já apresentamos aqui. E todo esse plano de ação, vou colocar, já assinado pelo prefeito lá no grupo de WhatsApp”. A seguir, os conselheiros foram convidados a realizar a visita técnica na Cervejaria Marquesa, onde conheceram as instalações, os processos produtivos e as ações de turismo industrial desenvolvidas pela empresa, incluindo a apresentação de novos projetos e produtos. Não havendo mais assuntos a tratar, às onze horas e trinta minutos, a presidente Valdete Adriana Fagundes da Silva agradeceu a presença de todos, solicitou que todos divulgassem o espaço nas suas redes sociais e encerrou a reunião. Eu, Elziane Sandrim, Secretária Executiva, lavrei a presente ata, que será assinada pela presidente.
Sertãozinho, 28 de maio de 2026.
Valdete Adriana Fagundes da Silva
Presidente do COMTUR
Qual é a sua reação?

