Ecoturismo: 5 formas diferentes de explorar as belezas naturais de Natal

Passeio de canoa pelo Rio Potengui e caminhada pela trilha ecológica do Parque das Dunas são duas deliciosas possibilidades

Abr 9, 2025 - 06:49
 0  22
Ecoturismo: 5 formas diferentes de explorar as belezas naturais de Natal
Visual de uma das sacadas do hotel

Turista responsável é aquele que sabe explorar as belezas naturais de uma região tendo consciência da importância de preservá-la.

Além disso, fazer uma viagem “ecológica” é uma forma de viver experiências únicas, combinando turismo sustentável e grandes aventuras. Capital do Rio Grande do Norte, Natal é um dos destinos perfeitos no Nordeste brasileiro para esse tipo de prática.

Em abril, a visita é ainda mais especial, devido ao clima ameno. Confira a nossa seleção. Antes, não se esqueça de que a escolha da hospedagem é também um ponto importante do planejamento da viagem.

Na Praia de Ponta Negra, hoteis se destacam, com habitações com vista para o mar, cinco piscinas outdoor, pool bar, spa L’Occitane, restaurantes, beach service e fitness center.

1. Passeio de canoa pelo Rio Potengui

É o principal rio do Rio Grande do Norte e desemboca no litoral de Natal. Geralmente, o passeio é feito no final da tarde para que seja possível apreciar o pôr do sol e dura entre 1h e 1h30m. O objetivo é mostrar os pontos turísticos a partir de uma perspectiva diferente. Passa pelo Forte dos Reis Magos, pela Base Naval, e pela Redinha. O visual é deslumbrante!

2. Trilhas Ecológicas no Parque das Dunas

Trata-se de uma reserva ecológica com trilhas belas e bem conservadas, que permitem aos visitantes explorar a flora e a fauna locais. Durante a caminhada, o turista é acompanhado por guias especializados e pela polícia ambiental para garantir a preservação do espaço. As trilhas levam a dois mirantes da Via Costeira, onde é possível avistar – e admirar – praias e o Morro do Careca, o cartão-postal de Natal. É necessário agendar.

3. Passeio de barco na Praia de Ponta Negra

É feito em uma “jangalancha” (mistura de jangada com lancha), contorna o Morro do Careca e chega até a Praia das Tartarugas, área sob os cuidados do projeto Tamar. Os dois são locais de preservação e não podem ser conhecidos por terra firme, o que torna a iniciativa uma forma diferente de conhecê-los. Na praia, é feita uma parada para mergulho. Aproveite, pois muitas vezes é possível admirar tartarugas e, com mais sorte, golfinhos.

4. Cajueiro de Pirangi

A árvore possui cerca de 8.500 m² e está registrada no Guiness Book como o maior cajueiro do mundo. Localizada em Parnamirim, a 2 km ao sul de Natal, conta com galhos que cresceram para os lados, paralelamente ao chão. Por isso, eles acabaram criando raízes, crescendo novamente, de forma semelhante a novos troncos. Tudo isso aconteceu devido a anomalias genéticas.

5. Passeio de buggy pelas Dunas de Genipabu

Localizada em Extremoz, a apenas 30 km do Centro de Natal, a região se destaca, pois as dunas são móveis. Por meio da ação do vento, a areia movimenta-se de um lugar para o outro todos os dias, mudando frequentemente a paisagem. O local também atrai muitos turistas por causa da presença de uma lagoa de água doce.

Um dos hoteis da região, disponibiliza 84 apartamentos e 21 suítes. Todos têm vista para o mar, varandas e banheira dupla de hidromassagem, além de cinco piscinas outdoor, pool bar, spa L’Occitane, restaurantes, beach service, fitness center, serviços e atividades com alto foco em wellness.

Comandada pelo chef Jomair Moreira, a oferta gastronômica do hotel inclui dois restaurantes que atendem aos paladares mais exigentes. Um deles é o Le Château, de gastronomia francesa e ambiente mais intimista e exclusivo. Aos pratos são aplicadas abordagens da alta cozinha, reinterpretando as tradições gastronômicas. O serviço impecável e a coleção de vinhos selecionada coroam a experiência.

O outro restaurante é o Terraço, de cozinha contemporânea – fusão das culinárias regional e internacional –, acessível às famílias. Com varanda finamente projetada pelo paisagista francês Michel Lang para a área de lazer, oferece espaço despojado com elegância e integrado com a natureza.

Fonte:  Ana Beatriz Marin - Assessora de Imprensa

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.