Sertãozinho tem grandes chances de ser reconhecida como Estância Turística

Na reunião do Comtir, que aconteceu nesta quarta-feira, 3, os conselheiros aprovaram o acrescimo de uma cadeira na iniciativa privada para o profissional de turismólogo.

Abr 3, 2024 - 17:45
Abr 3, 2024 - 18:13
 0  296
Sertãozinho tem grandes chances de ser reconhecida como Estância Turística

Hoje, 03 de abril de 2024 a Rota do Turismo esteve presente na reunião do Comtur - Conselho Municipal de Turismo de Sertãozinho.

Entre os representantes da iniciativa privada estiveram Maria Angelica F. santos e Silva - proprietária do hotel Recreio dos Bandeirantes, Eva Guidi - proprietária da Vista Alegre Hotel, Elziane Sandrim - consultora e presidente do Comtur, Adriana Fagundes, jornalista e CEO da Rota do Turismo e Vera Ferrante - representante do Grupo Mulheres do Brasil e da Academia de Letras de Sertãozinho.

 

Foto: Elziane Sandrim 

Os assuntos em pauta foram a inauguração da Pista de ciclismo XCO, no próximo dia 14 de abril, que está num espaço de 4 mil metros com 3 traçados distintos: radical, intermediário e kids. para receber todos os atletas, inclusive com necessidades especiais, localizado dentro do parque do Cristo, junto com o Slow.

No parque do Cristo também está sendo realizado, todos os domingos, a feira de artesanato, e no dia 14 não será diferente.

Também foi informado pelo diretor de cultura, Marcelo Pelegrini, que “o início das obras do Museu Ferroviário já começou e o prazo para conclusão é de 10 meses”.

Na sequência, Elziane Sandrim mencionou que  “a Feira regional de Artesanato e produtos regionais, que tem ocorrido de forma itinerante nos municípios integrantes da RT – (Região Turística)  Raízes do Campo tem sido um sucesso e a próxima será em Pitangueiras”.

E continuou” sobre o ranqueamento turístico, Sertãozinho está muito bem posicionado, mas, precisa adequar a legislação do COMTUR para que tenhamos pontuação máxima e para tal, será necessário acrescentar na iniciativa privada uma cadeira de Turismólogo já que tem pontuação,, mas necessitamos que essa  pequena alteração seja passada para o Legislativo, para elaborar uma Lei complementar e cumprir todos os requisitos”, explicou Elziane.

Aprovado pelos conselheiros presentes, inclusive, na presença dos diretores de cultura e turismo, Elziane finalizou afirmando que, “agora vamos encaminhar ao jurídico e legislativo”.

Conselheiros

Para Eva Guidi, “a reunião foi muito proveitosa e aprovamos as novas alterações solicitatas pelo governo do estado para que Sertãozinho se enquadre no ranqueamento e se transforme numa Estância Turística. Isso só vem agregar ao turismo de nossa cidade “, comemora.

"Hoje a reunião do Comtur de Sertãozinho, como sempre foi muito produtiva. Alinhamos algumas idéias, com projetos que contribuem para o crescimento do turismo e negócios da nossa cidade.", complementa Maria Angélica.

Verá Ferrante ficou encantada com o Hotel Recreio dos Bandeirantes. “Hoje na reunião que aconteceu no Hotel Bandeirantes, tive a oportunidade de conhecê-lo e de sanar algumas dúvidas no Comtur. Foram destacadas algumas pretensões em benefício do turismo em Sertãozinho e a reunião foi muito proveitosa com discussões positivas e ainda tivemos a ótima recepção pela direção do hotel, que fechou nossa reunião com chave de ouro”.

Para Marcelo a Pelegrini, que já foi Secretário do Turismo e que hoje ocupa a cadeira de Diretor de Cultura, “o Comtur em Sertãozinho representa a união do trading turístico, com foco no trabalho do setor público e privado, para traçar diretrizes para o turismo local. E o setor privado, nos orgulha por sua união, dos quais destacamos os hotéis, pousadas, restaurantes e nossas indústrias, responsáveis pelo sucesso do turismo de negócios, visto que, o que destaca nossa cidade no mundo, como a única  cidade que constrói uma usina, de açúcar, etanol e Bioenergia, com Chave na mão. De um simples parafuso a uma usina completa, sai daqui. E o mais importante, todos trabalhando de forma voluntária no Comtur Sertãozinho para o sucesso do turismo regional”.

 


“E quando o turismo vai bem, a geração de emprego e renda para a população vai melhor ainda, pois os turistas buscam gastronomia local, artesanato, hospedagem, prestadores de serviços, atrativos turístico e muito mais. E com isso a população tem trabalho e o turista ê bem atendido”, comemora Adriana Fagundes.

Estância turística

Atualmente, sertãozinho é considerada como MIT - Município de Interesse Turístico vê com esse ranqueamento a cidade pode passar a Estância turística.

Mas o que isso representa para o município?

Mais investimentos obtidos através do governo estadual e também federal.

Afinal, Estância Turística é um título concedido pelo governo do Estado a municípios que apresentam características turísticas e determinados requisitos como: condições de lazer, recreação, recursos naturais e culturais específicos.

Os municípios devem dispor de infraestrutura e serviços dimensionados à atividade turística e com esse status podem receber aportes financeiros específicos para incentivo turístico.


Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.