Furgão do CineSolarzinho estaciona em Sertãozinho com sessões de cinema movido a energia solar, pipoca e atrações de graça para as famílias

O primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil será montado na Praça do Alto do Ginásio, com evento único na sexta-feira (14/06), às 19h

Jun 12, 2024 - 16:40
 0  28
Furgão do CineSolarzinho estaciona em Sertãozinho com sessões de cinema movido a energia solar, pipoca e atrações de graça para as famílias
dia 14 às 19h no Alto do Ginásio, em Sertãozinho/SP,

Cinema ao ar livre, pipoca, diversão em família, tudo de graça, com sustentabilidade, ciências e tecnologia.

O encanto do CineSolarzinho, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, poderá ser vivenciado em Sertãozinho (SP), na sexta-feira (14/06), às 19h, na Praça do Alto do Ginásio, com várias atividades e oficina de educação ambiental e linguagem audiovisual para crianças e jovens. Na telona serão exibidos curtas-metragens infantojuvenis e um curta produzido por alunos da cidade. A entrada é livre, não precisa de ingresso.

 

“Apenas 9% das cidades brasileiras têm cinema. Além disso, ir ao cinema é um programa caro para as famílias que gastam com ingressos, transporte e pipoca. Neste contexto, o CineSolarzinho é uma alternativa de programação cultural gratuita e ao ar livre para todas as pessoas. Afinal, assistir a filmes com os amigos é muito mais legal! E, no primeiro cinema do Brasil que funciona com energia limpa e renovável, é melhor ainda”, diz Cynthia Alario, idealizadora do CineSolar.

 

O furgão, uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, é o protagonista responsável pela magia do CineSolarzinho, que é a versão infantil do CineSolar. O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela. Suas luzes coloridas, a decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

 

Além das sessões de cinema, o CineSolarzinho realiza a Oficinema Solar com crianças e jovens, que integra arte, tecnologia e sustentabilidade. O encontro on-line, com duração de três horas, tem como objetivo sensibilizar e possibilitar a expressão dos participantes através da linguagem audiovisual, com a utilização de elementos básicos como fotografia, enquadramento e roteiro.

 

Em Sertãozinho foi realizado  com os alunos da EMEF Prof. Antônio Cristino Cabral, na quinta-feira (06/06), das 8h às 11h. Por meio da educação ambiental, os participantes foram incentivados a levantar os problemas locais e conversar sobre ações sustentáveis, construindo coletivamente a história e a roteirização do filme. Todas as ações foram gravadas, um curta é produzido, editado pela equipe do CineSolar que tem sua “estreia mundial” durante a sessão de cinema para a comunidade local, ficando disponível também no canal do Youtube 

 

“As oficinas complementam as atividades do cinema ao ar livre. Nos encontros tratamos o tema da sustentabilidade e energias renováveis mais aprofundado, instigando as crianças e os jovens a fazerem uma reflexão sobre a sua comunidade, a partir das discussões locais e tendo como referência as grandes soluções globais. Além disso, incentivamos o empoderamento desses participantes, que ficam à frente da câmera, protagonizando o curta que será projetado na tela do CineSolar para todos”, diz Cynthia Alario.

 

Neste Circuito, a curadoria dos curtas-metragens que compõem a programação foi realizada por Luiza Lins, idealizadora e realizadora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que em 2023 completou 22 anos. São quatro programas com temas que abordam os princípios do cooperativismo, solidariedade, união, coletividade, inclusão, diversidade e sustentabilidade, que vão garantir muita diversão e reflexão para as crianças e para toda a família!

 

A 4ª edição do CineSolarzinho é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Prefeitura Municipal de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura e da Secretaria de Educação, e é realizada pela Brazucah Produções, pelo Ministério da Cultura e Governo Federal.

 

O CineSolar

Lançado pela Brazucah Produções, há 11 anos o CineSolar  transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 2300 sessões (com exibição de 220 filmes) e 690 oficinas para 341 mil pessoas de 700 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal. O projeto, que cumpre 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), já percorreu - com seus furgões Mahura e Tupã - mais de 302 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.

 

O CineSolar realiza compensação de 55 toneladas CO2e, em parceria com a Ecooar, através do plantio de 262 árvores e da certificação de créditos de carbono, com a manutenção de florestas, em áreas de preservação permanente, no município de Garça (SP). E também promove ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil e a Unipaz (Universidade Internacional da Paz). O projeto integra a Solar World Cinema, uma rede internacional de cinemas itinerantes movidos a energia solar, conta com a parceria institucional da Mercedes-Benz - Cars & Vans Brasil e parceria solar da Clarios - com a bateria Heliar e a Freedom Estacionária, da EnergySeg Engenharia e da Ecori Energia Solar.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Sertãozinho/SP

 

Sessões de Cinema

Data: Sexta-feira (14/06)

Horários: 19h - 1ª sessão: curtas-metragens ‘Nós e o meio ambiente’

   20h - 2ª sessão: curtas-metragens ‘Diversidade e Cooperação’

Entrada: livre - não precisa de ingresso

Atração: pipoca de graça e visita ao furgão do CineSolar

Local: Praça do Alto do Ginásio - Rua Humberto Ortolan - Jardim São Sebastião - Sertãozinho/SP

Local em caso de chuva: Centro de Lazer do Trabalhador “Silvério Selli” - Rua Antônio Catanante, 112 - Alto do Ginásio

 

SINOPSES DOS FILMES

 

Nós e o meio ambiente

 

‘Nana & Nilo na Cidade Verde’ - Direção: Sandro Lopes - RJ - Animação/2020 - 10min30s

Nana, Nilo e Alice viajam para o futuro para conhecer um lugar incrível, a Cidade Verde, onde a sabedoria de povos indígenas e quilombolas ensina a cuidar do meio ambiente por meio das tradições teko porã e ubuntu.

 

‘Raone’ - Direção: Camila Santana - SP - Documentário/2021 - 2min21s

Raone tem 4 anos e gosta de fantasiar, correr, brincar de boneca e fazer bolhas de sabão. Enquanto cria suas histórias e descobre o mundo, vai traçando uma infância alegre e livre de estereótipos.

 

‘O Papagaio e a Pipa’ - Direção: Tiago Mal - SP - Animação/2021 - 6min57s       

A história de um menino que constrói seu próprio papagaio e com esforço consegue colocar seu novo amigo no céu. Lá no alto, o desajeitado Papagaio conhece uma Pipa, mas logo a perde de vista. Destemido, parte em busca dela pelas ruas da cidade, deixando o menino desesperado.

 

‘O menino Leão e a menina Coruja’ - Direção: Renan Montenegro - DF - Ficção/2017 - 16 min

Esse é o universo das pessoas-animais, seres que misturam características humanas com as de outro animal. Quando filhotes, eles precisam estudar na Escola Filhote Selvagem, um lugar onde o aprendizado vai muito além da sala de aula.

 

‘Tainá e a chuva’ - Direção: Luisa MH Copetti - RJ - Animação/2021 - 6 min       

A menina indígena Tainá, o urubu-rei Pepe, o macaco Catu e a ouricinha Suri são os Guardiões da Amazônia. Eles cuidam dos animais e protegem a floresta, mas hoje está chovendo e todos estão recolhidos. Cada um conta suas histórias sobre a chuva, seja a respeito dos medos, da origem ou de suas consequências.

 

‘Batchan’ - Direção: Ester Harumi Kawai - SP - Animação/2020 - 5min21s

“Como você descreveria uma voz… que nunca foi ouvida?”. Baseado na vida da autora, Batchan conta a história tocante de uma garotinha nipo-brasileira que tenta aprender a conversar com sua avó surda.

 

Diversidade e Cooperação

 

‘Fábula de Vó Ita’ - Direção: Joyce Prado e Thallita Oshiro - SP - Ficção/2016 - 5 min

Gisa tem um cabelo cheio de vida e personalidade, mas seus colegas da escola vivem debochando dela por conta disso. Nesta fábula de fantasia e realidade contada entre panos e tecidos, Vó Ita envolve sua netinha Gisele para lhe mostrar a beleza das diferenças e o valor de sua própria identidade.

 

‘Lé com cré’ - Direção: Cassandra Reis - SP - Animação/2018 - 5 min

Dinheiro, medo e coisas de menino e menina são temas apresentados por algumas crianças segundo sua própria experiência.

 

‘Dela’ - Direção: Bernard Attal - BA - Ficção/2018 - 8min15s

Dela mora na Ilha de Itaparica com seu pai, Agenor. Na escola nova, os colegas acham seu nome estranho e seus cabelos esquisitos. A menina questiona seu pai, e a história que ele conta muda a forma como ela vê a si mesma!

 

‘Napo’ - Direção: Gustavo Ribeiro - PR - Animação/2020 - 16 min

João, incapaz de entender a doença que leva seu avô entre estados passados e presentes, tropeça em um velho álbum cheio de fotografias e deixa as imagens guiarem sua imaginação, transformando as memórias de seu avô em interpretações desenhadas. Desenhos que moldam seu relacionamento em uma história de lembrança e construção de memória.

 

‘Dia das Nações’ - Direção - Iuli Gerbase - RS - Ficção/2017 - 12 min

Quando uma atividade chamada "Dia das Nações" é proposta para uma sala de aula cheia de crianças espertas e não tão obedientes, algumas coisas podem mudar na escola.

 

 Fonte e fotos: Assessoria de Imprensa - Fernanda Martins e Irinea Donizete 

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.