MTur estimula participação da sociedade na construção do Plano Clima do Brasil

Brasileiros são convidados a sugerir ideias para redução das emissões de gases de efeito estufa e se adaptar aos impactos das mudanças climáticas. Hora de mostrar o especialista que mora em nós.

Jun 11, 2024 - 06:57
Jun 11, 2024 - 07:28
 0  32
MTur estimula participação da sociedade na construção do Plano Clima do Brasil
Crédito: Brasil Participativo - Imagem: Divulgação

Documento elaborado pelo governo federal vai definir estratégias nacionais para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e promover a adaptação a impactos de mudanças climáticas em vários setores, como o turismo

Cidadãos de todo o país já podem apresentar contribuições ao Plano Clima do Brasil, que definirá ações para o país reduzir emissões de gases de efeito estufa e se adaptar a impactos das mudanças climáticas. As colaborações, realizadas a partir da plataforma Brasil Participativo, vão subsidiar a construção do documento final. O texto reunirá iniciativas envolvendo diversos segmentos econômicos, a exemplo do turismo.

Até o próximo dia 05 de agosto, a população pode fazer propostas ou votar diretamente em iniciativas já indicadas no sistema, além de comentar as sugestões. Cada participante tem a chance de registrar até três recomendações e escolher até dez sugestões, envolvendo um total de 18 temas. As 10 propostas mais votadas de cada eixo seguirão para análise, com a possibilidade de incorporação aos planos setoriais.

Para participar, acesse a página aqui  vá em criar proposta, faça o login com a conta gov.br. Em seguida, clique na aba "propostas" e em "criar minha proposta". Preencha todos os dados e clique em "publicar" para que sua sugestão seja validada. 

O ministro do Turismo, Celso Sabino, estimula a participação popular no processo. “A participação social é uma das marcas do atual governo, e o Plano Clima será essencial para o Brasil se posicionar na vanguarda das ações contra o aquecimento global e evitar eventos extremos, como as chuvas no Rio Grande do Sul e a seca na Amazônia, que têm um enorme reflexo no turismo. Vamos juntos consolidar o nosso país como uma referência mundial na luta contra as mudanças climáticas”, declara.

Em agosto deste ano, serão publicadas as propostas mais votadas. Na sequência, haverá consulta pública sobre os documentos que vão compor o Plano. A estratégia vai ter um planejamento até 2035, com ajustes e revisões a cada quatro anos. A iniciativa se insere no contexto da meta brasileira no Acordo de Paris, no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, de zerar, até 2050, emissões líquidas de gases de efeito estufa.

A elaboração do Plano é conduzida, desde o final de 2023, pelo Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM), integrado por representantes de 18 ministérios do governo federal, pela Rede Clima e pelo Fórum Brasileiro de Mudança do Clima. Com a participação social, o Executivo pretende promover um amplo debate reunindo colaborações de cidadãos, organizações da sociedade civil e especialistas no tema para a formulação do documento.

TURISMO – Em abril deste ano, com foco no combate a efeitos de mudanças climáticas, o Ministério do Turismo realizou a primeira reunião da Câmara Temática de Sustentabilidade e Ações Climáticas do Conselho Nacional de Turismo (CNT), congregando 30 organizações do setor. As discussões do grupo servirão de base para a construção e a implementação de políticas públicas alinhadas às diretrizes e objetivos do Governo Federal na área.

Fonte: Alessandra Lontra - Assessoria de imprensa MTur

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.