João Moraes ensina Boa prática na Prática

Conheça a praia de Calambrião, que fica no município de Prado/BA e que segundo Joao, é o melhor lugar do mundo. Ele também nos ensina a fazer uma composteira e nos dá dica importantes de como ajudar o planeta.

Mai 10, 2024 - 18:16
Mai 10, 2024 - 18:29
 0  57
João Moraes ensina Boa prática na Prática
João Moraes no seu local preferido, praia de Calambrião

Hoje o empresário João Moraes nos apresenta seu pedacinho preferido e de como tem tirado do discurso e colocado na prática estratégias para a sustentabilidade. 

Num papo simples e descontraído, Moraes enfatiza que uma simples separação do seu lixo doméstico já causa grande impacto no planeta. "Como exemplo, temos o beija-flor, que mesmo sabendo dos desafios que enfrenta pelo seu tamanho, não desiste diante dos obstáculos, mas prefere levar a água para apagar o incêndio do que desistir no meio do caminho".

Com essa mensagem, João Moraes mostra a importância da compostagem na vida do brasileiro e a importância da educação ambiental na vida das crianças.

“Por isso, tenho um projeto para abrir uma escola baseada na filosofia da educação, do filósofo austríaco Wandorf Rudolf Steiner, fundador da antroposofia, em que procura integrar, de maneira holística, o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico dos alunos, com o propósito do desenvolvimento de indivíduos livres, integrados, socialmente competentes e moralmente responsáveis.

Outro ideal de João Moraes é a divulgação da praia de Calambrião, que fica em Prado/BA.

"Aqui é onde sempre volto, pois é minha casa. Nasci aqui e acredito que aqui é um pedacinho do paraíso e que nossa praia não fica fechada não... estamos sempre de portas abertas aos turistas", enfatiza. 

E para saber de onde surgiu a história de que a praia ficava fechada ao turista João nos conta um pouquinho das suas aventuras.

E quando o turista se hospeda na pousada, sai com a certeza de que está em suas mãos fazer a diferença no planeta. 

Em breve João estará inaugurando um restaurante no local, "mas sem alarde, apenas para oferecer infraestrutura aos turistas" e garante que, já está criando um espaço com degraus feitos com pneus, com gramas, para receber o turismo com um tapete verde”, conclui.

Veja a matéria completa no vídeo abaixo.

 

E para demonstrar que boas práticas acontecem na prática, veja abaixo como construir a sua própria COMPOSTAGEM

Pelo simples fato de separar o lixo orgânico, (cascas de frutas, verduras e vegetais), com os produtos secos (plásticos, vidros etc.) e papel do banheiro, João garante que você já faz uma grande diferença no planeta. 

"Podemos fazer a diferença na vida de todos, principalmente daqueles que vivem do lixo. E não são poucos. Mas, pelo simples fato de separar os resíduos orgânicos do material seco e reciclável, você já está impedindo a contaminação do lixo e dando dignidade as pessoas que sobrevivem dele”.

A seguir, algumas dicas de como criar sua própria composteira e transformar os “restos” de alimentos em adubo orgânico, para sua horta ou jardim:

Para a composteira são necessárias caixas ou baldes. E se você morar em apartamento de preferência a baldes ou caixas com tampa.

Em segundo lugar, com uma furadeira, faça buracos de aproximadamente meio centímetro de diâmetro na caixa e num tubo pvc.

Em uma das caixas furadas, coloque um pouco de terra e minhocas (cerca de meio litro). Depois acrescente o material orgânico úmido (os restos de alimentos) e o material seco (serragem ou folhas secas, por exemplo). A proporção deve ser sempre 2 por 1 e todo o material deve estar muito bem picado. Esta caixa é chamada de digestora.

Neste exemplo abaixo, João explica como fazer uma composteira para quem mora na área rural.

 

PURA PLANTA

Mas, se você vive em apartamento, segue uma maneira simples de criar sua própria composteira, com as dicas da Pura Planta, que ensina o processo com três baldes, sendo que uma terá a tampa e ficará por cima e as outras duas, serão encaixadas, uma em cima da outra. A de baixo é a que não tem furos e deverá ficar vazia. Ela servirá para o escoamento e armazenamento de chorume, líquido formado durante o processo de decomposição do material orgânico.

A caixa do meio é a digestora (que contém a terra). E a de cima deverá ficar vazia e só será utilizada quando a segunda estiver cheia. As minhocas utilizam os buracos para migrar de uma caixa para outra.

Quando a caixa do meio estiver completamente cheia, passe-a para cima e coloque a que estava em cima no meio. As minhocas ficarão no andar superior, andando de um lado para o outro, produzindo os húmus, enquanto você torna a despejar o “lixo” orgânico na caixa vazia.

O composto precisa ser mexido sempre que forem adicionados novos restos de comida. Isso porque a oxigenação auxilia a ação dos micro-organismos e é importante para evitar o cheiro ruim.

O composto também precisa estar sempre úmido. O teste simples, de pegá-lo com a mão e apertá-lo é suficiente para saber se a umidade está boa o suficiente. Se estiver muito seco, adicione um pouco de água.

Em torno de 50 dias, o adubo estará pronto e deve apresentar um aspecto quase homogêneo. O volume deve ter reduzido, aproximadamente, 50% e sua coloração deve ser escura.

O que PODE colocar na composteira doméstica:

  • ·         Restos de frutas, legumes, verduras, grãos e sementes, por exemplo;
  • ·         Saquinhos de chá, erva de chimarrão, borra de café e de cevada (com filtro);
  • ·         Cascas de ovos;
  • ·         Palhas, folhas secas, serragem, gravetos, palitos de fósforo e dentais, podas de jardim;
  • ·         Papel toalha, guardanapos de papel, papel de pão, papelão, embalagem de pizza e papel jornal.

 

O que NÃO pode colocar na composteira doméstica:

  • ·         Carnes de qualquer espécie ou frutos do mar;
  • ·         Ossos de frango;
  • ·         Leites, queijos, iogurtes;
  • ·         Óleos e gorduras em geral; 
  • ·         Papel higiênico usado;
  • ·         Fezes de animais domésticos;
  • ·         Excesso de frutas cítricas (limão, laranja, mexerica, abacaxi);
  • ·         Alho e cebola;
  • ·         Excesso de sal através das sobras de comida.
  • ·         Cascas de frutas cítricas

Quando o adubo estiver pronto, você pode utilizá-lo na sua horta ou jardim

Já o chorume, deve ser diluído em água, na quantidade de 1 copo de chorume para 20 copos de água e ser utilizado para regar suas plantas ou colocar na terra dos vasos. Veja a dica da composteira de apartamento feito pela Pura Planta.

 

 

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.