Mato Grosso do Sul e as belezas do Pantanal
Hoje descobri porque incentivo tanto as pessoas a descobrir ou redescobrir o turismo regional brasileiro. Ao escrever essa matéria relembrei dois momentos importantes, a mudança de uma amiga irmã para Campo Grande e, claro, uma viagem ao tempo, na minha vida profissional e familiar. Espero que curta!
Você sabia que o Mato Grosso do Sul está localizado no sul da Região Centro-Oeste, que faz divisa com o Mato Grosso ao norte, com Goiás a nordeste do Estado, com o Paraná no Sudeste, com Minas Gerais e São Paulo do lado leste e ao Oeste Mato Grosso do Sul faz divisa com dois países: Bolívia, em uma estreita faixa a noroeste, e Paraguai.
Campo Grande é a capital de Mato Grosso do Sul, que segundo o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2022 fechou o senso demográfico com uma área territorial de 357.142,082 km², com um total de 2.757.013 habitantes.
Quando falamos em turismo, Mato Grosso do Sul é composta por 38 municípios que são divididas em 8 regiões turísticas, são elas:
Bonito / Serra da Bodoquena
Caminho dos Ipês
Caminhos da Natureza / Cfrase deone Sul
Costa Leste
Grande Dourados
Pantanal
Rota Cerrado Pantanal
Vale das Águas
Entretanto, o Pantanal ganhou repercussão internacional através da novela de Benedito Ruy Barbosa, veiculada pela Rede manchete em março de 1990 e que o diretor Jayme Monjardim, de maneira fantástica, conseguiu chamar a atenção do Brasil e do mundo diante das paisagens e belezas natural da flora e fauna do Pantanal.
Claro que a saga de Zé Leôncio e da beleza pantaneira da Juma Marruá, fez com que a história marcasse uma geração.
E claro, que essa história me leva ao início da minha carreira no jornalismo, em que trabalhava rádio, num universo totalmente masculino, e que carinhosamente fui apelidada pelo falecido Zé Belo de “Juma Marruá” lembra #Jota Show. rs
O sucesso foi tanto que 32 anos depois, Bruno Luperi, filho da roteirista Edmara Barbosa, sobrinho de Edilene Barbosa e neto do autor Benedito Ruy Barbosa, realizou o remake da novela e mostrando a triste realidade do pantanal, que mesmo diante de tantas queimadas ainda mostra sua potência.
Considerada pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco, já foram identificadas no Pantanal bioma de 3,5 mil espécies de plantas, 325 peixes, 53 anfíbios, 98 répteis, 656 aves e 159 mamíferos. A legislação estadual é mais restritiva para preservar a vegetação pantaneira, exigindo que 50% da cobertura natural seja mantida, mesmo assim o Pantanal continua sofrendo com a irresponsabilidade de alguns que teimam em provocar incêndios florestais que colocam em risco a vida dos animais e ameaçam os ecossistemas, e como consequência o agravamento do aquecimento global.
Já o Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro, criado em 2000, conserva uma área de 78.300 hectares dos municípios de Aquidauana e Corumbá, ambientes representativos e diversificados característicos do Pantanal como lagoas permanentes, cordões de matas e o brejão do Rio Negro, que servem de refúgio e fonte de alimento à fauna local. Essas áreas periodicamente inundadas são consideradas como o berçário dos peixes do Pantanal.
Turismo no Mato Grosso do Sul
Além disso, o turismo se destaca pela influência das populações indígenas, com seus trabalhos artesanais, com peças produzidas com matérias-primas como a palha e o barro.
Muitas festividades do estado estão ligadas à produção local ou regional bem como por motivos religiosos, dos quais citamos a Festa do Divino, Procissão dos Navegantes, Festa do Peixe, Banho de São João, Festa do Sobá, entre outras.
Na gastronomia local, os turistas encontram pratos típicos como o sobá, o porco no rolete, o peixe à pantaneira e o arroz com guariroba e o tereré, uma das bebidas típicas do Mato Grosso do Sul, que leva no seu preparo a erva-mate triturada e misturada com água fria.
E como amo viajar, claro que fui conhecer de perto as belezas de Mato Gosso fo Sul.
Em 2007, junto com minha família passamos pela Transpantaneira e visitamos o Clube do Sesc um espaço lindo, mas, que deve ser reservado com muita antecedência.
Qual é a sua reação?