Mato Grosso do Sul e as belezas do Pantanal

Hoje descobri porque incentivo tanto as pessoas a descobrir ou redescobrir o turismo regional brasileiro. Ao escrever essa matéria relembrei dois momentos importantes, a mudança de uma amiga irmã para Campo Grande e, claro, uma viagem ao tempo, na minha vida profissional e familiar. Espero que curta!

Jan 4, 2024 - 15:42
Jan 4, 2024 - 15:51
 0  33
Mato Grosso do Sul e as belezas do Pantanal

Você sabia que o Mato Grosso do Sul está localizado no sul da Região Centro-Oeste, que faz divisa com o Mato Grosso ao norte, com Goiás a nordeste do Estado, com o Paraná no Sudeste, com Minas Gerais e São Paulo do lado leste e ao Oeste Mato Grosso do Sul faz divisa com dois países: Bolívia, em uma estreita faixa a noroeste, e Paraguai.

Campo Grande é a capital de Mato Grosso do Sul, que segundo o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2022 fechou o senso demográfico com uma área territorial de 357.142,082 km², com um total de 2.757.013 habitantes.

Quando falamos em turismo, Mato Grosso do Sul é composta por 38 municípios que são divididas em 8 regiões turísticas, são elas:

Bonito / Serra da Bodoquena

Caminho dos Ipês

Caminhos da Natureza / Cfrase deone Sul

Costa Leste

Grande Dourados

Pantanal

Rota Cerrado Pantanal

Vale das Águas

 

Entretanto, o Pantanal ganhou repercussão internacional através da novela de Benedito Ruy Barbosa, veiculada pela Rede manchete em  março de 1990 e que o diretor Jayme Monjardim, de maneira fantástica, conseguiu chamar a atenção do Brasil e do mundo diante das paisagens e belezas natural da flora e fauna do Pantanal.

Claro que a saga de Zé Leôncio e da beleza pantaneira da Juma Marruá, fez com que a história marcasse uma geração.

E claro, que essa história me leva ao início da minha carreira no jornalismo, em que trabalhava rádio, num universo totalmente masculino, e que carinhosamente fui apelidada pelo falecido Zé Belo de “Juma Marruá” lembra #Jota Show. rs

O sucesso foi tanto que 32 anos depois, Bruno Luperi, filho da roteirista Edmara Barbosa, sobrinho de Edilene Barbosa e neto do autor Benedito Ruy Barbosa, realizou o remake da novela e mostrando a triste realidade do pantanal, que mesmo diante de tantas queimadas ainda mostra sua potência.

 

Considerada pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco, já foram identificadas no Pantanal bioma de 3,5 mil espécies de plantas, 325 peixes, 53 anfíbios, 98 répteis, 656 aves e 159 mamíferos. A legislação estadual é mais restritiva para preservar a vegetação pantaneira, exigindo que 50% da cobertura natural seja mantida, mesmo assim o Pantanal continua sofrendo com a irresponsabilidade de alguns que teimam em provocar incêndios florestais que colocam em risco a vida dos animais e ameaçam os ecossistemas, e como consequência o agravamento do aquecimento global.

 

Já o Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro, criado em 2000, conserva uma área de 78.300 hectares dos municípios de Aquidauana e Corumbá, ambientes representativos e diversificados característicos do Pantanal como lagoas permanentes, cordões de matas e o brejão do Rio Negro, que servem de refúgio e fonte de alimento à fauna local. Essas áreas periodicamente inundadas são consideradas como o berçário dos peixes do Pantanal.

Turismo no Mato Grosso do Sul

Além disso, o turismo se destaca pela influência das populações indígenas, com seus trabalhos artesanais, com peças produzidas com matérias-primas como a palha e o barro.

 

Muitas festividades do estado estão ligadas à produção local ou regional bem como por motivos religiosos, dos quais citamos a Festa do Divino, Procissão dos Navegantes, Festa do Peixe, Banho de São João, Festa do Sobá, entre outras.

 

Na gastronomia local, os turistas encontram pratos típicos como o sobá, o porco no rolete, o peixe à pantaneira e o arroz com guariroba e o tereré, uma das bebidas típicas do Mato Grosso do Sul, que leva no seu preparo a erva-mate triturada e misturada com água fria.

Viagens em família 

E como amo viajar, claro que fui conhecer de perto as belezas de Mato Gosso fo Sul.

Em 2007, junto com minha família passamos pela Transpantaneira e visitamos o Clube do Sesc  um espaço lindo, mas, que deve ser reservado com muita antecedência.

Claro que toda viagem traz lembranças e grandes recordações.

Nessa, viajamos de carro por mais de 2 mil quilômetros, e hoje o que ainda me diverte são os "atalhos" que meu cunhado insistia em fazer, não querendo respeitar o gps. Aí já viu né...mas isso, é uma outra história. 

Turismo regional brasileiro, bora lá!

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.