Sorria, você está na Bahia
Com essa mensagem fui recebina no aeroporto de Porto Seguro, numa viagem que fiz com as amigas, entre elas Tomaza Sanches, isso na década de 90.

Falar da Bahia é relembrar a história do Brasil, quando os portugueses em 22 de abril de 1500 aportaram, em Porto Seguro, município ao sul do estado, capitaneados por Pedro Álvares Cabral cuja esquadra rumava para a Índia.
Em 1501, os portugueses organizaram uma nova expedição, desta vez de reconhecimento à terra descoberta no ano anterior, dirigida pelo navegador Américo Vespúcio e chegando em 1º de novembro a um grande golfo, a Baía de Todos-os-Santos.
Logo que foi descoberto o país, a Bahia começou a ser colonizada, povoada e conquistada, principalmente depois da descoberta do pau-brasil no século XVI, seguido pelo ciclo da cana-de-açúcar, do ouro e diamante.
Com uma população de 14.141.626 pessoas, de acordo com Ibge 2022. A Bahia se destaca pelo turismo e suas belas. Paisagens e praias, banhada pelo Oceano Atlântico e com a mais extensa costa de todos os estados brasileiros.
E por falar em praias, em 2013, com minha família fizemos um cruzeiro com destino a Salvador... Que delícia!
Nas viagens sempre conhecemos novos amigos, mas percebem que quando falamos em viagens nos referimos apenas aos locais mais conhecidos e divulgados na mídia brasileira.
Pois é, é nisso que a Rota do Turismo está trabalhando para você descobrir todo turismo regional brasileiro.
Você sabia que no Estado da Bahia existem 13 regiões turísticas que envolvem 120 municípios turísticos, dos quais, muitos deles, você desconhece?
As regiões turísticas são: Baía de Todos os Santos, Caminhos do Jiquiriçá, Caminhos do Sudoeste, Caminhos do Sertão, Caminhos do Oeste, Costa dos Coqueiros, Costa do Cacau, Costa do Descobrimento, Costa das Baleias, Chapada Diamantina, Lagos do São Francisco e Caminhos do Oeste e Salvador.
A Rota do Turismo parabeniza a entidade baiana Rede Batuc que ficou em terceiro lugar no Prêmio Nacional do Turismo, em 2023, na categoria Turismo de Base Comunitária e Social, pelo trabalho na vila de pescadores e marisqueiras de Matarandiba, em Vera Cruz, na região da Baía de Todos-os-Santos. A premiação aconteceu em dezembro passado, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília, onde reuniu os estados e o Distrito Federal que se destacaram no turismo brasileiro. a Rede Batuc ganhou projeção internacional ao conquistar o Prêmio Global de Turismo Responsável, na categoria Melhores Soluções para Diversidade e Inclusão, na feira World Travel Market (WTM), em Londres. A instituição também foi vencedora da mesma categoria, na 10ª edição da WTM Latin America, em São Paulo.
A Rota do Turismo foi uma das indicadas, na categoria promoção e marketing.
SETUR-BA
Luís Maurício Bacellar Batista – Secretário de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) comemora o resultado dos prêmios conquistados pelo turismo regional baiano em 2023.
Entre eles o quilombo Kaonge, integrado ao projeto, recebeu o troféu Inspiração, do Melhores do Ano da TV Globo, entregue no último dia 17 a seus representantes, no programa Domingão do Huck.
A capital da Bahia, Salvador se destacou como o melhor do mundo, na eleição da revista norte-americana Bloomberg Businessweek, além de ser indicada como cidade desejável no Reader Travel Awards, pela revista britânica Wanderlust.
O distrito de Trancoso, na Costa do Descobrimento, por sua vez, foi incluído como um dos melhores destinos do planeta pela revista Travel + Leisure Travel (EUA).
A região mais desejada do Brasil, segundo a Bolsa de Turismo de Berlim (Alemanha), é a Chapada Diamantina, apontada como local preferido pelos viajantes brasileiros, em pesquisa do portal Melhores Destinos.
Já Porto Seguro foi a cidade mais procurada do país, de acordo com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). A praia de Massarandupió, na Costa dos Coqueiros, está entre as 20 melhores do mundo para os naturistas, segundo a rede de TV norte-americana CNN, e a Quarta Praia, em Morro de São Paulo, foi considerada uma das cinco mais bonitas do planeta pelo Tripadvisor.
Experimentando o famoso acarajé de Porto Seguro/BA
Gastronomia local
Na gastronomia, a moqueca baiana obteve o 18º lugar entre os melhores pratos de frutos do mar do mundo, segundo o guia on-line Taste Atlas.
Por conta do reconhecimento, a Setur-BA promoveu, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Seção Bahia (Abrasel-BA), o 1º Concurso da Moqueca, que teve como vencedor Maroca Praia, de Santa Cruz Cabrália, na Costa do Descobrimento.
A enciclopédia gastronômica também considerou o vatapá o 16ª melhor prato do ranking mundial e incluiu a Sorveteria da Ribeira entre as 100 mais icônicas do planeta.
Outros estabelecimentos gastronômicos reconhecidos foram o Cuco Bistrô, no Pelourinho, em Salvador, que pela quinta vez ganhou o Traveller's Choice, do Tripadvisor, como um dos melhores do mundo, e Dona Mariquita, considerado a Melhor Cozinha Brasileira pela revista Prazeres da Mesa.
E quando a Rota do Turismo enfatiza a importância do turismo de experiência se refere a descobertas como essas e também o Vale do Pati, com paisagens espetaculares e trilhas que destacam a biodiversidade da Chapa dos Guimaraes.
Parabéns Bahia! Realmente o estado faz juz ao título, com seu povo alegre e receptivo ao turista. Sorria, você visitou a Bahia!
Qual é a sua reação?






