Saiba quais são as flores mais adequadas para cultivo em ambientes internos

Especialista do Senac EAD compartilha detalhes da profissão de paisagista e destaca cuidados básicos com manutenção das plantas

Mai 13, 2025 - 07:01
 0  11
Saiba quais são as flores mais adequadas para cultivo em ambientes internos
Crédito da imagem: Freepik

O setor de flores e plantas ornamentais representa 3,7% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, empregando mais de 260 mil pessoas de modo direto e 800 mil, de forma indireta. Isso, porque a cadeira produtiva inclui: produção, insumos, comércio (atacado e varejo), agrosserviços e serviços de decoração e paisagismo. 

 

A informação divulgada pelo Cepea Esalq/USP (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Esalq/USP) demonstrou outra informação relevante, 22% dos serviços se referem ao setor de paisagismo, uma profissão que se desenvolve, oferecendo oportunidades de trabalho e empreendedorismo.

 

A coordenadora do curso técnico em Design de Interiores, Ana Noronha, revela que já existe um projeto de lei, o 2043/2011 que tramita na Câmara Federal dos Deputados, em busca da regulamentação da profissão. “O texto assegura que o exercício da profissão de paisagismo será autorizado somente para quem comprovar o exercício profissional por, no mínimo, dois anos. Caso não haja a experiência profissional comprovada, é necessário ter formação em nível superior ou especialização, além de registro em entidade do setor”.

 

Do ponto de vista técnico, para trabalhar com paisagismo é preciso ter conhecimentos como: irrigação, iluminação artificial, incidência solar, clima, desenho técnico e arquitetônico, espécies vegetais, estudo de solo e plantio.

 

A especialista do Senac EAD explica que o designer de interiores pode trabalhar com jardinismo, desde que não precise realizar intervenções no solo. Ela destaca quais são as atribuições do profissional na área de paisagismo: “O curso técnico em Design de Interiores é uma ótima forma de adquirir habilidades para projetar jardins verticais ou com vasos. O designer também pode trabalhar de forma colaborativa com profissionais de paisagismo, atuando em parceria e complementando conhecimentos em projetos de grandes jardins”, esclarece.

 

 

 

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.