Bares e restaurantes de todo o país terão que repensar suas rotinas e ambientes de trabalho para se adequar à nova versão da Norma Regulamentadora 01 (NR-01), que passa a exigir atenção especial aos riscos psicossociais — como estresse, sobrecarga emocional e conflitos interpessoais. O prazo oficial para que as empresas adotem o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) vai até 25 de maio de 2025.
Embora esteja em discussão um possível adiamento da exigência para 2026, o setor de alimentação fora do lar já se movimenta para antecipar o processo. Pensando nisso, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) lançou uma cartilha gratuita com orientações práticas sobre como implementar as novas exigências.
“A NR-01 traz um avanço importante ao reconhecer que a saúde mental também faz parte das condições seguras de trabalho. Em um setor tão dinâmico e desafiador como o de bares e restaurantes, é fundamental olhar com atenção para o bem-estar das equipes. A cartilha da Abrasel foi desenvolvida justamente para apoiar os empresários nesse processo, com orientações práticas que respeitam a realidade do pequeno negócio e ajudam a transformar exigências legais em oportunidades de gestão”, afirma Paulo Solmucci, presidente da Abrasel.
A publicação destaca medidas que podem ser adotadas de maneira simples e progressiva, com foco na melhoria do clima organizacional, redução de conflitos e promoção do bem-estar das equipes. O conteúdo foi desenvolvido para dialogar com a realidade de diferentes negócios. A cartilha está disponível gratuitamente no Conexão Abrasel.
Rota do Turismo
A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista.
Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir.
Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico.
E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.