REAG anuncia criação de conselho consultivo para reforçar governança da REAG Investimentos e da CIABRASF e apoiar nova fase de crescimento

Movimento institucional marca nova etapa no amadurecimento das companhias listadas, com nomes de peso da regulação e do mercado financeiro  

Abr 24, 2025 - 06:56
 0  23
REAG anuncia criação de conselho consultivo para reforçar governança da REAG Investimentos e da CIABRASF e apoiar nova fase de crescimento
João Carlos Mansur, CEO da REAG Capital Holding

A REAG dá mais um passo importante rumo à consolidação de uma governança corporativa robusta da REAG Investimentos (REAG3) e CIABRASF (ADMF3), companhias abertas controladas pelo grupo, e à preparação para um novo ciclo estratégico. A REAG estruturou um conselho consultivo de governança, formado por nomes de prestígio do mercado financeiro e regulatório, com atuação independente e de caráter técnico.

 

A presidência do conselho será ocupada por Robert van Dijk, ex-presidente da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), que deixa a posição de CEO da REAG Investimentos para se dedicar integralmente à nova função. A transição estratégica marca o reposicionamento do executivo para um papel de orientação de longo prazo, apoiando as decisões das duas companhias listadas e preparando o terreno para movimentos futuros.

 

 “Assumir a presidência do conselho consultivo em um momento tão estratégico reforça nosso compromisso com o futuro das companhias. Nosso papel será garantir que as decisões sejam ancoradas nas melhores práticas de governança, com visão de longo prazo e responsabilidade institucional. Estamos criando uma estrutura capaz de apoiar um crescimento sustentável, ético e alinhado às exigências de um mercado cada vez mais sofisticado”, afirma Robert van Dijk.

 

Compõem ainda o novo conselho consultivo da REAG e da CIABRASF, além de Robert van Dijk:

 

Luiz Eduardo Zago, ex-diretor do Banco Itaú, que também atuará em dedicação exclusiva ao projeto;

Mauro Cunha, referência em governança corporativa e ex-presidente do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC);

Maria Cecília Rossi, ex-diretora da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

 

Um quinto nome deve ser anunciado nos próximos dias para concluir a composição do conselho.

 

O grupo será assessorado juridicamente por Otávio Yazbek, ex-diretor da CVM e especialista em regulação de mercado de capitais.

 

Paralelamente, os comitês de auditoria estatutários (CoAud) de REAG e CIABRASF passam a ter protagonismo reforçado na estrutura. Oportunamente, as Companhias devem anunciar tais reforços nos respectivos Comitês.

 

Também na linha de incremento das linhas de governança, a REAG Investimentos (REAG3) e CIABRASF (ADMF3) deverão atualizar oportunamente a composição de seus Conselhos de Administração, de forma a reforçar a presença de Conselheiros Independentes, de acordo com a definição estabelecida pelo Regulamento do Novo Mercado da B3.

 

A REAG Investimentos (REAG3) passa a ter como CEO o atual Diretor de Relações com Investidores, Dario Tanure, que assume a função executiva acumulando as duas posições no primeiro momento. Dario Tanure está há quatro anos e meio no Grupo REAG, onde atuou como sócio responsável pela área de Gestão de Recursos. Engenheiro com MBA em Finanças, possui uma sólida trajetória nos setores financeiro e de infraestrutura. Foi sócio da Rapier Gestão de Patrimônio e da Triscorp Investimentos, além de ter atuado como COO da ICAP no Brasil. Em sua carreira, também passou por empresas como LLX, El Paso, Endesa e Odebrecht. É ainda empreendedor e investidor em diversas empresas de tecnologia no Brasil e na Europa.

 

“A criação deste conselho consultivo marca uma nova etapa no amadurecimento institucional da REAG Investimentos e da CIABRASF. Estamos estruturando uma instância independente, com nomes de referência no mercado e na regulação, para apoiar as decisões estratégicas, fortalecer a governança e preparar as companhias para os próximos ciclos de crescimento. É um movimento estratégico que reforça nosso compromisso com um padrão de gestão alinhado às melhores práticas do mercado e à responsabilidade que se espera de um grupo listado e regulado”, reforça João Carlos Mansur, CEO da REAG Capital Holding.

 

A constituição do conselho consultivo soma-se a um conjunto robusto de iniciativas de governança já em curso nas empresas, que inclui auditoria externa realizada pela PwC; estrutura de auditoria interna e controles internos liderada pelo ex-sócio da KPMG Alexandre Fujimoto, com revisão adicional da Ernst & Young (EY).

 

O processo é assessorado pela Interlink Consultoria e também contempla avanços tecnológicos significativos, como a implantação do sistema SAP em ambas as empresas e do sistema MAPS para controle e compliance. Trata-se de mais uma etapa no processo de amadurecimento institucional iniciado com as aberturas de capital e voltado à futura ampliação da base acionária, em um ambiente de governança consolidada.

 

Tanto a REAG Investimentos, como a CIABRASF são holdings independentes criadas com o propósito de desenvolver soluções personalizadas e já são destaque no mercado. Com uma estratégia bem definida e um portfólio diversificado, a REAG Investimentos acumula atualmente mais de R$ 300 bilhões de recursos sob gestão , sendo o 1º lugar entre as gestoras independentes do País e CIABRASF possui mais de R$ 330 bilhões sob administração, também se constituindo como a maior administradora independente de recursos do País.

 

Além da REAG Investimentos e a CIABRASF, a REAG Capital Holding S/A – atualmente a controladora da REAG Investimentos e da CIABRASF, conta com uma Seguradora e uma Financeira, além de participações relevantes em empresas de diversos setores da economia.

 

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.