Museu Índia Vanuíre encerra março com curso para professores e ações de inclusão e memória cultural

Exposições temporárias também são destaques da instituição de Tupã (SP)

Mar 21, 2025 - 09:08
 0  28
Museu Índia Vanuíre encerra março com curso para professores e ações de inclusão e memória cultural
Imagem: Participantes do projeto “Aguçando as Memórias"/Bruno Marqueti

O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Tupã (SP), encerra o mês de março com uma programação voltada à educação, inclusão e preservação da memória cultural.

 

O projeto Família no Museu propõe atividades lúdicas relacionadas à exposição “A Arte e o Saber Ancestral dos Artesanatos Indígenas do Oeste Paulista”, estimulando a interação entre visitantes de todas as idades. Para o público idoso, o projeto “Aguçando as Memórias” promove uma roda de conversa sobre saúde e qualidade de vida na terceira idade.

 

Na área da educação, o Museu realiza um curso formativo para professores da rede municipal, abordando a história de Tupã e a cultura indígena. Além disso, a ação inclusiva “O Olhar é o Sentir pelas Mãos” promove um encontro com participantes do projeto, contribuindo para o planejamento da programação de 2025. Confira, abaixo, a agenda completa.

 

Família no Museu

 

Confira as atividades lúdicas e reflexivas do projeto Família no Museu. No mês de março, as atividades estão relacionadas à exposição temporária "A Arte e o Saber Ancestral dos Artesanatos Indígenas do Oeste Paulista", que valoriza expressões tradicionais e preserva conhecimentos transmitidos de geração em geração.

 

Por meio de um quebra-cabeças temático, a equipe educativa abordará a cultura das Terras Indígenas Vanuíre, Icatu e Araribá, estimulando a interação cultural, familiar e histórica dos participantes.

 

Datas: sábado e domingo

Horário: das 10h às 17h

Gratuito

 

Projeto “Aguçando as Memórias”

 

O projeto “Aguçando as Memórias”, voltado ao público idoso, busca valorizar e fortalecer a participação da terceira idade na sociedade, reconhecendo-os como cidadãos ativos e produtores de cultura.

 

Neste mês, o projeto promove dois encontros temáticos. No último dia 18, uma palestra sobre o Dia Mundial da Água discutiu a importância do uso consciente do recurso e práticas sustentáveis de aproveitamento. Já na terça-feira (25), uma roda de conversa abordará a relação entre alimentação, hidratação e envelhecimento saudável, além de tratar de questões como depressão na terceira idade, transtornos demenciais e seus efeitos na memória e na percepção do mundo.

 

A iniciativa integra a programação educativa do Museu Índia Vanuíre, promovendo reflexões sobre qualidade de vida e bem-estar na terceira idade.

 

Datas: 25 de março

Horário: das 15h às 16h30

Informações: (14) 3491-2333

 

Museu realiza curso para professores da Rede Municipal de Tupã

 

Reconhecendo o papel essencial dos docentes na difusão do conhecimento, o Museu promoverá encontros formativos com professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de Tupã (SP). No primeiro encontro, os educadores explorarão a história do município e a trajetória de seu fundador, Luiz de Souza Leão. No segundo, a atividade será realizada no espaço expositivo do Museu e contará com a participação de Lidiane Damaceno Cotuí, que abordará a cultura indígena e questões etnográficas.

 

Data: 26 de março

Horário: às 10h

Informações: (14) 3491-2333

 

Projeto “O Olhar é o Sentir pelas Mãos” promove inclusão e diálogo

 

Em parceria com o Programa Vida Iluminada da Unimed, o Museu Índia Vanuíre realiza mais uma edição da ação sociocultural “O Olhar é o Sentir pelas Mãos”, voltada para a inclusão de pessoas com deficiência visual. Além de estimular a participação desse público no espaço cultural, a iniciativa fortalece a convivência entre a equipe do Museu e os participantes, promovendo aprendizado e reflexões. Neste mês, a equipe educativa conduzirá um diálogo avaliativo com os integrantes do projeto, revisando as atividades de 2024 e contribuindo para a construção da programação de 2025.

 

Data: 28 de março

Horário: das 13h às 15h

Informações: (14) 3491-233

 

Exposições temporárias

 

Memória Silenciada: A Presença Negra em Tupã

 

A mostra visa recuperar a história muitas vezes invisibilizada da população negra na cidade de Tupã (SP), destacando suas contribuições essenciais para a formação social, cultural e econômica da região. 

 

Grafismos e Artes Indígenas do Oeste Paulista

 

A exposição destaca a riqueza cultural das etnias Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa, das Terras Indígenas Vanuíre, Icatu e Araribá. A mostra é um compromisso de respeito e preservação cultural.

 

A Arte e o Saber Ancestral dos Artesanatos Indígenas do Oeste Paulista

 

O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre apresenta uma exposição dedicada ao artesanato dos povos indígenas das terras Vanuíre, Icatu e Araribá. A mostra destaca o patrimônio cultural e a sabedoria ancestral dos povos Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa por meio de uma seleção de peças artesanais que refletem a identidade e as tradições dessas comunidades.

 

Datas: terça-feira a domingo

Horário: das 9h às 18h

Gratuito

 

Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre

 

Localizado em Tupã (SP), o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, administrada pela ACAM Portinari - Organização Social de Cultura.

 

Fundado em 1966 e instalado em um prédio construído especialmente para abrigá-lo, o museu possui acervo, com cerca de 38 mil peças, relacionado à história da região onde está localizado e com foco na cultura indígena. Possui uma das mais importantes coleções etnográficas do país que representam diferentes comunidades indígenas brasileiras.

 

Funcionamento: terças, quartas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 18h; quintas, das 9h às 20h.

 Endereço: Rua Coroados, 521, Centro, Tupã – SP

Fonte: Assessoria de Imprensa ACAM Portinari – Organização Social de Cultura e  Assessoria de Imprensa - Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.