Programação especial de Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira agita CCBBSP; entrada gratuita

Em cartaz até 29/04, mostra oferece oficinas de arte, visita guiada e bate-papo com o curador, Deri Andrade; Entrada é gratuita, com retirada de ingresso antecipado na bilheteria do Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP)

Abr 17, 2024 - 15:52
 0  12
Programação especial de Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira agita CCBBSP; entrada gratuita
Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira agita CCBBSP.Fotos: Isa Cardoso

Até o fim deste mês o público confere uma série de atrações especiais vinculadas à exposição Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira, no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP). São duas oficinas, visita mediada pelo curador, Deri Andrade, e bate-papo sobre a mostra com convidados especiais. Toda a programação é gratuita, mediante retirada do ingresso uma hora antes na bilheteria.

    

Oficinas “Cores Ancestrais”, “Tapeçaria Bordada e a performance “Do que são feitos os muros” estão na programação da mostra “Encruzilhadas...”

Fotos: Isa Cardoso (acima e à esquerda) e divulgação

 

A oficina “Cores Ancestrais”, com o artista Isác Luisa.envolve a fabricação de tintas, biodegradáveis e atóxicas, que podem ser aplicadas em diversas superfícies. Os pigmentos serão extraídos de matérias primas oriundas da natureza, como temperos, frutas, legumes, flores, terra e outros elementos orgânicos.

A oficina “Tapeçaria Bordada” apresenta a técnica milenar empregada pelos participantes com a ajuda da artesã Sarah Lopes. Os trabalhos terão como base obras dos eixos Linguagem e Cosmovisão da exposição Encruzilhadas, mais precisamente com foco nos elementos das obras de Rubem Valentim e Maria Auxiliadora.

CURADORIA

O curador da mostra, Deri Andrade, conduzirá uma visita guiada pela exposição (20/04) e um bate-papo especial (26/04) com artistas convidados. Na primeira ocasião ele vai circular por todos os eixos da mostra apresentando o conceito e um breve histórico sobre os artistas que integram cada seção.

O bate-papo tem como base as informações disponíveis no catálogo da mostra e aprofundará detalhes das peças em exibição, como esculturas, instalações e também os vídeos e fotos apresentadas.

PERFORMANCE

A programação especial de Encruzilhadas termina com a performance “Do que são feitos os muros”. O artista Davi Cavalcante gravará palavras em tijolos que serão usados para a confecção de um muro dentro da mostra. 

O trabalho propõe uma reflexão poética sobre o peso da ação humana na construção das relações com o espaço e seus pares. Os visitantes poderão acompanhar mediante a retirada de ingresso para exposição.

EXPOSIÇÃO

Com patrocínio do Banco do Brasil e BB Asset Management, Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira apresenta cerca de 150 trabalhos abordando uma variedade de temáticas, técnicas e descritivos. São produções de 61 artistas negros, de diferentes regiões, nos últimos dois séculos no Brasil. A mostra fica em cartaz até 29/04.

 

Visita guiada pelo curador 

Data e horário: sábado, 20/04, às 15h

 

Bate-papo com curador

Data e horário: sexta, 26/04, às 16h

Local: auditório

 

Performance Do que são feitos os muros

Data e horário: sábado, 27/04, das 12h às 16h (podendo se estender até as 18h)

 

Exposição Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira

Data: Até 29 de abril

Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP 

Funcionamento: aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças-feiras.

Ingressos gratuitos: disponíveis em bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB SP.

Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas - necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.

Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.

Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).

Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há também uma parada no metrô República. Das 12h às 21h.

Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.

 

Fonte e fotos: Clara Ferreira Assessoria de imprensa do CCBB SP

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.