Paraná está na rota de pessoas que viajam para tratar doenças

20 milhões de pessoas viajam para outros países em busca de atendimento médico, e cidade norte paranaense é um exemplo disso

Set 2, 2024 - 17:53
Set 2, 2024 - 17:56
 0  18
Paraná está na rota de pessoas que viajam para tratar doenças
Neurocirurgião pediátrico e a família de Bianca Webber, que veio do Paraguai.

O pequeno Guilherme Lucca Wilpert, com menos de um mês de vida, precisou ser operado em Londrina, no Norte do Paraná, para tratar a hidrocefalia, um dia após seu nascimento, em julho deste ano. O bebê veio com a família do interior de Santa Catarina em busca de atendimento especializado. Essa é a trajetória que muitas pessoas vivem no Brasil e até mesmo no exterior, quando decidem sair de onde moram para ter acesso a tratamentos de saúde, tendo como destino o norte do Paraná.

 

De acordo com o guia especializado Patients Beyond Borders, 20 milhões de pessoas viajam anualmente para outros países com a finalidade de receber atendimento médico. Várias características dos países que recebem os pacientes são listadas pelo guia: investimento do governo e do setor privado em infraestrutura de saúde; compromisso com a acreditação internacional; garantia de qualidade e transparência de resultados; potencial de redução de custos em procedimentos médicos e reputação sustentada de excelência clínica.

 

A grande maioria dos casos operados pelo neurocirurgião pediátrico Dr. Alexandre Canheu, de Londrina, é de fora da cidade. O especialista já operou 167 casos em dois anos, sendo que 76% dos pacientes vieram de outros municípios. Entre eles, cinco são do Paraguai.

 

Segundo o profissional, o movimento é impulsionado por vários aspectos. 

 

“Londrina tem vantagens com relação a grandes centros. Quando analisamos a região observamos bons hospitais, boa localização e um povo acolhedor. Muitos pais e mães me procuram com o objetivo de ter um diagnóstico para seus filhos. Dentro da área da neurocirurgia pediátrica nos deparamos com patologias raras, ou seja, que são difíceis de serem identificadas. Para chegar a uma conclusão é preciso contar com equipes especializadas e equipamentos que permitam uma investigação mais profunda. Nem todas as cidades, e principalmente as menores, possuem essa estrutura, e isso motiva famílias a viajarem para outras regiões do Brasil em busca de respostas”, explica. 

 

Consultas online

Foi por meio de consultas online que Bianca Webber, do Paraguai, encontrou uma esperança para o filho, diagnosticado com cranioestenose. O neurocirurgião pediátrico identificou logo nas consultas a distância que o caso era cirúrgico. 

 

Após a chegada da família no Brasil, exames confirmaram a necessidade de uma operação, aos cinco meses de vida do pequeno. “A cirurgia de correção da cranioestenose precisa ser feita antes do primeiro ano de idade, e em alguns casos o ideal é em até seis meses. Com a possibilidade de consultas online para pacientes que são de outras regiões, o atendimento se torna mais ágil, sem precisarem vir várias vezes até a clínica, e facilita um diagnóstico mais rápido, como foi esse caso do Paraguai”. 

 

O procedimento foi realizado no Hospital Evangélico de Londrina.

 

Fonte e fotos: Assessoria de Imprensa

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.