Sebrae-SP destaca cinco projetos reconhecidos pelo Programa SP Produz na região de Barretos

Governo do Estado habilitou cinco Cadeias Produtivas Locais (CPLs) em Barretos, Guaíra e Monte Azul Paulista

Nov 12, 2024 - 06:30
 0  157
Sebrae-SP destaca cinco projetos reconhecidos pelo Programa SP Produz na região de Barretos
Sebrae-SP

O Escritório Regional do Sebrae-SP em Barretos apoiou cinco projetos habilitados no Programa SP Produz do Governo do Estado, iniciativa que tem o objetivo de alavancar as Cadeias Produtivas Locais (CPLs). Os projetos envolvem as cidades de Barretos, Guaíra e Monte Azul Paulista. 

 

A iniciativa vai contribuir para melhorar a atuação dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) existentes no estado com critérios que incentivem a participação de novos atores, ao incluir mais elos da cadeia de valor de cada segmento. O programa organiza empresas do mesmo setor, localizadas em regiões próximas, de acordo com suas cadeias produtivas.

 

As CPLs são compostas por micro, pequenas e médias empresas que cooperam entre si, conquistando acesso a novos mercados, apoio de entidades públicas e privadas, além de ampliar a competitividade e a qualificação dos colaboradores.

 

As empresas participantes se organizam em cadeias produtivas, conseguindo reduzir custos na compra de insumos, contribuindo coletivamente para a ampliação do mercado, geração de empregos e renda, além do desenvolvimento regional e atração de negócios complementares.

 

Umas das iniciativas reconhecidas é a CPL Bruto Tech, de Barretos. Trata-se de uma iniciativa regional que visa fortalecer e desenvolver a cadeia produtiva de tecnologia da informação e comunicação, dar suporte às startups, fomentar a inovação, e captar e reter profissionais da área de tecnologia. 

 

“Barretos se destaca como um polo de tecnologia e inovação, especialmente no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação. A CPL Bruto Tech é uma iniciativa fundamental que impulsiona startups e capacita profissionais, fazendo a ponte para oportunidades no mercado estadual e nacional”, afirmou Mariele Squizato, consultora de negócios do Sebrae-SP.

 

Ainda de acordo com Mariele, “o Sebrae-SP oferece à CPL Bruto Tech consultoria em gestão com o intuito de fortalecer o ecossistema de inovação na região.”

 

CPL Saúde

A CPL da Saúde é um grupo de trabalho organizado por empresas e instituições ligadas ao ecossistema de inovação em saúde de Barretos e região. O objetivo é conectar os diferentes atores da cadeia produtiva da saúde para o desenvolvimento da região a nível nacional e internacional. 

 

O Polo da Saúde de Barretos começou no ano de 2018, com iniciativas desenvolvidas pelo Escritório Regional do Sebrae-SP com o Hospital de Amor de Barretos, para realização de Oficinas de Planejamento Participativo que geraram informações para criação do Planejamento Estratégico do setor.  

 

Em 2020, o Polo da Saúde de Barretos foi reconhecido pelo Governo do Estado de São Paulo como APL da Saúde, com foco em serviços e inovação, por meio do programa de fomento aos APLs paulistas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

 

Desde então, um grupo técnico é composto por membros do Hospital de Amor, Sebrae-SP e Harena (Centro de Inovação do Hospital de Amor) que desenvolvem diversas atividades.

 

O Hospital de Amor é a entidade gestora do polo da saúde de Barretos, uma entidade sem fins lucrativos que atua como agente representante do ecossistema perante o Governo do Estado de São Paulo. 

 

Cadeias Produtivas 

A terceira CPL reconhecida em Barretos é do segmento da agroindústria, projeto gerido pela Associação Comitivas Inovação e Tecnologia, parceira do Sebrae.

 

Outros dois projetos de CPL, que estão na terceira fase, de apresentação e comprovação das evidências, são a “Metal Mecânica de Bombas Submersas”, de Monte Azul Paulista, iniciado em 2021, e a CPL “Agronegócios da Irrigação”, de Guaíra. Ambos acompanhados por Ariadne Zanin, consultora de negócios do Sebrae-SP, desde o final do ano passado. 

 

“Ambos os projetos de CPL estão na mesma fase, pois, em 2023, não houve novo edital do governo estadual. Por isso, estamos no processo de renovação, que envolve as empresas das cadeias produtivas, a governança e os objetivos do programa CPL”, afirmou a consultora.

 

“Estamos motivados e engajados em contribuir com essas iniciativas, e promover a visibilidade para nossa região Vale do Rio Grande. Os cinco projetos estão em consonância com as principais vocações regionais. As iniciativas contribuem significativamente com o desenvolvimento local, por meio da geração de empregos e receitas. Além disso, atraem outras empresas âncoras e parceiros estratégicos de fora para intercâmbio de conhecimento e tecnologia, fortalecendo ainda mais os projetos e governanças aqui já estabelecidas”, finalizou o gerente regional do Sebrae-SP Rafael Matos do Carmo.

 

 Tamires Furniel - Assessoria de Imprensa a serviço do Sebrae-SP 

 Fotos: Divulgação

 

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.