Sertãozinho conquista categoria B no Mapa Turístico Brasileiro.

Dar mais visibilidade aos pequenos municípios para conquistar o topo do setor. Com essa missão a Rota do Turismo traz uma boa notícia a população sertanezina. A cidade subiu no ranking do Mapa Turístico Brasileiro. E em breve tem mais. Acompanhe agora as novidades que o Secretário de Cultura e Turismo de Sertãozinho, José Adilson Santos, traz aos nossos seguidores.

Fev 1, 2025 - 16:52
Fev 1, 2025 - 18:30
 0  71
Sertãozinho conquista categoria B no Mapa Turístico Brasileiro.
José Adilson Santos, Secretário de Cultura e Turismo de Sertãozinho

José Adilson Santos, bacharel em Direito, assumiu a pasta de Secretário de Cultura E Turismo de Sertãozinho SP e tem em seu currículo cargos como Assessor de Superintendência Gabinete Presidência na Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab-SP), Superintendente Adjunto de Autarquia Saemas e, na gestão anterior de Zezinho Gimenez foi Secretário de Cultura e Turismo.

 

 

De volta ao cargo, o prefeito e Adilson Santos, convidaram representantes da guarda municipal, Polícia Militar, professores, secretários, Comtur e imprensa para participar da troca de bandeiras no pórtico de entrada da cidade.

 

Em entrevista, o secretário informou que, “Sertãozinho é um município de interesse turístico - MIT, aqui no Estado de São Paulo. No tocante à nossa pasta secretaria de cultura e Turismo, quando assumimos em 1º de janeiro e hoje, oficialmente, há trinta dias, estamos trabalhando consecutivamente, todos os dias, de segunda a domingo, para fazer acontecer, colocando a nossa secretaria no modelo e na ordem que o prefeito Zezinho Gimenez e a vice-prefeita Cássia, desejam e nós como secretário enxergamos, que tem que ser. E a secretaria de turismo aqui em Sertãozinho, nós pegamos com algumas vertentes caminhando muito bem e outras que precisam de um cuidado maior”.

 

Sertãozinho no Mapa do Turismo Brasileiro

 

Adilson aproveitou e fez um elogio ao Comtur Sertãozinho, “nós temos aqui uma atuação do Comtur, que é o Conselho Municipal de Turismo, que é muito louvável. Durante esses quatro anos que passaram, eu estive trabalhando no Município de São Paulo, mas com um olhar aqui na nossa cidade, onde nós nascemos e que amamos. E observando tudo o que tinha e que tem no turismo, percebemos uma grande atuação do Comtur. Turismo: Através desse Conselho, com o trabalho que auxiliou a pasta na gestão passada, nós tivemos alguns ganhos e tivemos uma surpresa muito grande, com a informação que, no final do ano de 2024, Sertãozinho que sempre foi classificado a nível nacional na categoria C dentro do Mapa do Turismo Brasileiro, agora conquistou a categoria B.

 

Representando a cadeira de comunicação do Comtur, a jornalista Adriana Fagundes enfatizou a importância da comunicação, nos pequenos municípios, o que levou a esse resultado no Mapa do Turismo Brasileiro.

 

Adilson concordou e agradeceu a todos os veículos de comunicação, “principalmente, a Rota do Turismo, que sempre levou a informação ao turista e aos municípios, e isso contribuiu muito na visibilidade de Sertãozinho”.

 

Turismo de negócios e lazer

 

E relatou a importância da Secretaria de Cultura e Turismo, “fazer a lição de casa em relação no acolhimento, no receber bem, no atender bem, seja lá no restaurante, na padaria, no supermercado, no posto de gasolina ou na loja de conveniência. Isso aí são as variedades dos produtos que nós temos a oferecer. Também está relacionado à feira do agronegócio que nós temos em Sertãozinho, que traz para nossa cidade um olhar para o agronegócio, que tem na Fenasucro & Agrocana, seu destaque internacional. E, referente a rede hoteleira, que sempre nos repassa as informações para colocar nas planilhas de ranqueamento e que contribuem com o receptivo. O turista está passando aqui na Rodovia Armando Sales Oliveira ou aqui na Rodovia Anhanguera, quando precisa pernoitar ou passar um final de semana, ele entra em Sertãozinho, por saber que somos uma cidade acolhedora. E hoje, nós temos os nossos pontos turísticos que são muito visitados, são eles: o Parque do Cristo, que tem a altura muito maior do que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Nós temos o parque ecológico, que todo final de semana, recebe em torno de dois quinhentos a seis mil visitantes. E tem pessoas que fazem caravana para conhecer o Parque Ecológico, o parque linear, os museus da cidade e, agora, estamos terminando a construção do museu ferroviário, para que a população possa ter mais um atrativo turístico para estar visitando. Então Sertãozinho tem um leque de opções turísticas, para o turista e, principalmente, para a população se sentir bem e ter oportunidade de lazer e cultura”.

 

Turismo de saúde

 

Adilson ainda menciona a importância das parcerias com a iniciativa privada, com os hotéis, com a imprensa no geral, com os restaurantes e também com o turismo de saúde. “Sim, aqui nós atendemos muitas pessoas de outras cidades que utilizam do meio de saúde através da UPA, Santa Casa, Hospital Neto Campelo, Sermed e Unimed. Nesse quesito, quando envolve a saúde, o paciente sempre vem acompanhado, e eles utilizam restaurantes, postos de gasolina, supermercados, hotéis, entre outros, sempre consumindo e gerando impostos em nossa cidade”, explica.

 

Turismo religioso

 

E o secretário relembra que o ponto inicial do Caminho da fé, também passa por Sertãozinho. “O nosso caminho da fé está em torno de quinhentos e noventa e sete quilômetros. As pessoas saem daqui do Cristo Salvador e percorrem até a Basílica do Santuário de Aparecida, na cidade de Aparecida, interior de São Paulo. E tudo isso aí, contribui para o fortalecimento e o crescimento do turismo”.

 

MIT ou Estância Turística

 

Após o posicionamento do Comtur na administração passada e na Câmara Municipal, a Secretaria de Cultura e Turismo inseriu todos os documentos e informações necessárias, no banco de dados do governo estadual e hoje, Sertãozinho pode ser enquadrada como Estância Turística, que significa que o turismo poderá gerar mais receita ao município, para investir em obras e atrativos, ao mesmo tempo que poderá manter em ordem o que já tem na cidade.

 

No momento, o município está aguardando a resposta e, segundo Adilson, “quem vai trazer essa notícia é o nosso governador, Tarciso de Freitas e o Secretário de Turismo, da Secretaria de Turismo e viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena. Até o momento, não sabemos ao certo quais são os municípios que foram ou que serão contemplados à estância turística. O que nós temos de informação é que o Governador já está trabalhando e que está sobre a sua mesa alguns municípios que foram ranqueados e que saíram da condição de MIT para Estância turística, mas ele ainda não divulgado, por que a Câmara Estadual, a Alesp está em recesso e volta agora em fevereiro. E Sertãozinho, nós estamos vivendo essa expectativa. Estamos ansiosos para que o Governador, traga essa informação, pois tenho certeza, nós temos condição de ser estância turística”, conclui.

 

E sendo classificada como estância turística, a cidade recebe mais recursos, para ser gasto com a estrutura turística. “Hoje nós recebemos na ordem de R$ 650 mil reais, por ano. Nós viemos todos os anos recebendo em torno desse valor e com isso, o governo do Estado já injetou no turismo de Sertãozinho, na ordem de três milhões de reais. Alguns recursos ainda estão por vir. Outros estão contingenciados. Agora, se for classificada como estância turística passa a receber em torno de R$ 2 milhões de reais, por ano, para investir nas estruturas turísticas e nas ferramentas turísticas que nós temos para acolher bem os turistas que vêm para nossa cidade”, explica.

 

MUSEU FERROVIÁRIO

 

Referente ao museu ferroviário, Adilson Santos esclarece que em meados de fevereiro vai definir uma data para abrir o museu para visitação da população e dos turistas. E justifica, “Esse museu foi entregue, mas a obra não estava toda concluída. O museu foi entregue no final da gestão passada e ao assumirmos dia 1º de janeiro, percebemos que a empresa tinha muito a fazer. Agora falta a licitação da cafeteria e do restaurante, que vai ser feito. Falta também muitos mobiliários, pertinentes ao museu, tais como: mobiliário de recepção, de cadeiras, peças históricas e estamos catalogando todas as peças que não estavam catalogadas, para que a população possa chegar no museu e ter um ambiente totalmente receptivo, da forma que toda população e o turista merece.

 

CARNAVAL

 

E com a chegada do carnaval, o secretário do turismo informou que esse ano, o carnaval será bem familiar.

 

E esclarece, “nós estamos trabalhando hoje com o orçamento deixado pela administração passada. Estamos debruçados sobre o orçamento do município, mas a gente percebe a necessidade de fazer o Carnaval. E o faremos mais no período diurno, sobretudo com matinê do domingo e na terça feira, que entra um pouquinho à noite para que os pais possam trazer seu e mostrar para eles o Carnaval. Agora, nós estamos os bloquinhos. Também estamos estudando e vou apresentar a proposta para o prefeito, para que possamos realizar algo também no parque ecológico, no sábado, domingo, segunda e na terça feira de carnaval, começando no período da tarde e adentrando no máximo até às 21 horas”.

 

A Secretaria de Cultura e Turismo também abriu edital para o carnaval alternativo, mais conhecido como retiro espiritual, “que é o carnaval para aquelas pessoas que querem estar num grupo de pessoas, para fazer o retiro, tendo convivência e fazendo peças de teatro, recreações, ouvir palestras, ou seja, ter um momento de reflexão. Então, para o carnaval alternativo, foi publicado o edital de chamamento”.

 

E referente as republicas Adilson mencionou que até o momento não recebeu nenhuma solicitação da população. 

 

 

E para os próximos anos, Adilson enfatiza que mesmo com o orçamento preconizado e já firmado no ano de 2024 pela gestão passada, “a gente está trabalhando com ele da forma que foi deixado e levando a algumas correções, tais como: estamos enquadrando dentro do orçamento todas as pautas, aquelas políticas públicas dentro da cultura e turismo. Nós já soltamos para início de fevereiro mais de dezessete projetos culturais e turístico para a cidade de Sertãozinho e a partir desse mês, nós já estaremos impactando a população com mais de setenta projetos culturais. Sabe o que isso significa? Que nós demos andamento no que estava parado da lei da Pnab, que é recurso federal, e que estava aqui. Nós fizemos algumas correções e vimos que nós temos mais esse recurso para ser aplicado aos artistas culturais da cidade. E vamos soltar um edital para que possamos trazer mais apresentações de música, para os artistas da área. Por quê? Tinha dinheiro parado, que estava na ficha e que nós não vamos devolver ao governo federal. Mas sim, nós vamos aplicar esse recurso para os artistas daqui da cidade. Tudo, seguindo a lei da Pnab. A outra questão que nós pegamos, Adriana, no governo passado, eles tinham deixado aqui assinado, alguns projetos dentro do terceiro setor, que são as Oscs. Tivemos que fazer algumas correções no orçamento, por que na ficha classificatória de recursos destinado ao terceiro setor, era menos do que o governo passado tinha deixado. Então nós tivemos que fazer o ajuste, o que fizemos. Chamamos as Oscs para apresentar os seus projetos para enquadrar dentro do orçamento. Algumas nós tivemos que cortar, por que com o orçamento dentro da pasta, não caberia e não permitiria que todas as Entidades fossem beneficiadas e pudessem desenvolver seu trabalho. Nós temos que fazer gestão no orçamento, para que todos possam desenvolver os seus trabalhos e receber aquele valor pertinente. E sabe, o que nós queremos até o final 2025, nós queremos acertar. Nós estamos com muita vontade de acertar. E, junto com a população sertanezina, sobretudo com o pessoal ligado ao turismo e à cultura, tenho certeza que vamos acertar. E como recebemos esse orçamento, vamos aguardar o orçamento genuíno do governo atual, do Zezinho Gimenez, da Cássia e que vamos poder contar a partir de 2026, 2027 e 2028. Ainda mais nosso município se tornando estância turística. Estamos na torcida”, finaliza o secretário de turismo. 

 

PET FRIENDLY

Entre as propostas de Adilson Santos está o turismo pet friendly. “Nós estamos trabalhando dentro dessa vertente, devido a população dos pets e dos tutores ser muito grande. E tem muitos tutores deixando de viajar por não poder levar seu amigo de 4 patas. Vamos trabalhar nessa nova demanda. Já levamos ao Comtur e estamos aguardando. Esse projeto é baseado em mentorias no setor privado, tais como: profissionais ligados na gastronomia, em restaurantes, bares, Rede hoteleira, farmácia, entre outros, e vamos preparar a população em sertãozinho para abrir esse leque de oportunidades”.

 

Esse é o caminho para uma cidade que busca o turismo como geração de emprego e renda, afinal, uma cidade que tem turista feliz, permite que ele consuma mais e passe a indicar aquele destino, como cidade turística.

 

E Adilson termina fazendo um elogio a Rota do Turismo, enfatizando que “no seu canal Adriana, nós ultrapassarmos Sertãozinho e ganhamos visibilidade no nosso estado, no Brasil, e até de uma forma internacional, conseguimos chegar a toda a população deste mundo, para falar do turismo em sertãozinho. Obrigado, Adriana. Deus te abençoe. Um beijo no seu coração”, concluiu o Secretário de Turismo e Cultura de Sertãozinho.

 

 

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.