Sincovarp comemora 82 anos mostrando a força da união e o valor da educação
Mais uma vez pude perceber como é bonita e importante a fidelidade masculina. Numa mesma sala, comemorando os 82 anos da entidade, estiveram presentes: Sicredi, Cresol e Cooperac.
A noite de 24 de outubro marcou os 82 anos da Sincovarp - Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, que reuniu no anfiteatro do Sesc, todas as entidades do Sistema S que são: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Social da Indústria (Sesi). Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e Serviço Social de Transporte (Sest), além de autoridades e convidados para a palestra de João Carlos Pereira (Joãozinho), da Sicoob Sarom.
Recepcionado por Paulo Arruda, gerente do SEBRAE Ribeirão Preto e pelos patrocinadores do evento: Amanda Francine - Cooperac, Samir Calixto - Sicredi e Ronaldo Mazzoni - Cresol, o presidente do CDL e Sincovarp, Paulo Lopes, foi parabenizado “por reunir num evento todas as cooperativas da Cidade”.
Como um bom mineiro, Joãozinho chegou contando seus causos de como foi o desafio de transformar a realidade do pequeno município de São Roque de Minas num reconhecido sistema bancário. “São Roque não tinha banco porque diziam que lá não era uma praça bancária. Mas, com a união dos fazendeiros e de acreditar no seu potencial, hoje conquistamos bons resultados”, comemora.
Joãozinho também contou como foram vencidos os desafios do queijo, que transformou São Roque /MG, num polo turístico do queijo canastra, enfatizando a importância da “educação, que transforma toda cultura de uma cidade e de um país. Precisamos valorizar os próprios moradores locais, para gerar emprego e renda e ensinar nossas crianças a serem empreendedores e o valor da união dentro de uma cooperativa”.
E apresentou aos convidados a diferença de uma instituição financeira para uma cooperativa de créditos. "Sabe qual a diferença de você ter uma conta na cooperativa, é que aqui você não é apenas um cliente, mas sim, um cooperado que decide o que fazer com seu dinheiro investido. E, como dono, participa democraticamente das decisões e dos resultados financeiros, através das sobras e lucros – resultados esses que são reinvestidos no desenvolvimento regional, trazendo prosperidade para sua comunidade. E conseguimos mudar a realidade do povo em São Roque”.
Através da cooperativa de crédito, Joãozinho informou que São Roque de Minas conseguiu alavancar a cooperativa local, construindo silos, além de criar um sistema próprio de ensino, o Movimento CoopEducação – que valoriza a Educação Cooperativista, Empreendedora, Financeira e Sustentável e devolveu ao queijo canastra todo investimento inicial da cooperativa ao fundar a Associação dos Produtores de Queijo Canastra (APROCAN), que além da marca própria, a Associação têm base legal para produzir queijo à base de leite cru, que era provido no estado, permitindo agregar valor ao produto e melhorar a vida e as finanças de muitos produtores.“Essas são algumas das temáticas trabalhadas pela nossa Cooperativa Educacional Sarom (CES), referência pedagógica desenvolvida pela Sarom nas escolas de educação básica e que hoje alcança grandes resultados, com nossos alunos, conquistando vagas na USP e em faculdades de renome”, comemora o presidente da Sicoob Sarom.
No final da apresentação, o interesse coletivo foi em como trazer esse sistema de ensino para a macrorregião de Ribeirão Preto, Com a maior calma do mundo Joãozinho respondeu, “temos todos os protocolos de como implantar em qualquer lugar, só basta querer e nos convidar”, finalizou
Acompanhe agora um pouquinho desse momento especial.
Fonte: Adriana Fagundes
Qual é a sua reação?