Sincovarp comemora 82 anos mostrando a força da união e o valor da educação

Mais uma vez pude perceber como é bonita e importante a fidelidade masculina. Numa mesma sala, comemorando os 82 anos da entidade, estiveram presentes: Sicredi, Cresol e Cooperac.

Out 25, 2024 - 09:14
Out 25, 2024 - 09:30
 0  35
Sincovarp comemora 82 anos mostrando a força da união e o valor da educação
Paulo Lopes comemora os 82 anos da Sincovarp

A noite de 24 de outubro marcou os 82 anos da Sincovarp - Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, que reuniu no anfiteatro do Sesc, todas as entidades do Sistema S que são: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Social da Indústria (Sesi). Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e Serviço Social de Transporte (Sest), além de autoridades e convidados para a palestra de João Carlos Pereira (Joãozinho), da Sicoob Sarom.


Recepcionado por Paulo Arruda, gerente do SEBRAE Ribeirão Preto e pelos patrocinadores do evento: Amanda Francine - Cooperac, Samir Calixto - Sicredi e Ronaldo Mazzoni - Cresol, o presidente do CDL e Sincovarp, Paulo Lopes, foi parabenizado “por reunir num evento todas as cooperativas da Cidade”.

Como um bom mineiro, Joãozinho chegou contando seus causos de como foi o desafio de transformar a realidade do pequeno município de São Roque de Minas num reconhecido sistema bancário. “São Roque não tinha banco porque diziam que lá não era uma praça bancária. Mas, com a união dos fazendeiros e de acreditar no seu potencial, hoje conquistamos bons resultados”, comemora.

IMG_8625.jpeg

Joãozinho também contou como foram vencidos  os desafios do queijo, que transformou São Roque /MG, num polo turístico do queijo canastra, enfatizando a importância da “educação, que transforma toda cultura de uma cidade e de um país. Precisamos valorizar os próprios moradores locais, para gerar emprego e renda e ensinar nossas crianças a serem empreendedores e o valor da união dentro de uma cooperativa”.

E apresentou aos convidados a diferença de uma instituição financeira para uma cooperativa de créditos. "Sabe qual a diferença de você ter uma conta na cooperativa, é que aqui você não é apenas um cliente, mas sim, um cooperado que decide o que fazer com seu dinheiro investido. E, como dono, participa democraticamente das decisões e dos resultados financeiros, através das sobras e lucros – resultados esses que são reinvestidos no desenvolvimento regional, trazendo prosperidade para sua comunidade. E conseguimos mudar a realidade do povo em São Roque”.

Através da cooperativa de crédito, Joãozinho informou que São Roque de Minas conseguiu alavancar a cooperativa local, construindo silos, além de criar um sistema próprio de ensino, o Movimento CoopEducação – que valoriza a Educação Cooperativista, Empreendedora, Financeira e Sustentável e devolveu ao queijo canastra todo investimento inicial da cooperativa ao fundar a Associação dos Produtores de Queijo Canastra (APROCAN), que além da marca própria, a Associação têm base legal para produzir queijo à base de leite cru, que era provido no estado, permitindo agregar valor ao produto e melhorar a vida e as finanças de muitos produtores.“Essas são algumas das temáticas trabalhadas pela nossa Cooperativa Educacional Sarom (CES), referência pedagógica desenvolvida pela Sarom nas escolas de educação básica e que hoje alcança grandes resultados, com nossos alunos, conquistando vagas na USP e em faculdades de renome”, comemora o presidente da Sicoob Sarom.

 

No final da apresentação, o interesse coletivo foi em como trazer esse sistema de ensino para a macrorregião de Ribeirão Preto, Com a maior calma do mundo Joãozinho respondeu, “temos todos os protocolos de como implantar em qualquer lugar, só basta querer e nos convidar”, finalizou

Acompanhe agora um pouquinho desse momento especial.

Fonte: Adriana Fagundes 

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.