Recife e Garanhuns (PE): A capital pernambucana se destaca não apenas pelas suas belas praias e rica cultura, mas também por colaborar para a manutenção da tradição dos tapetes de Corpus Christi. No bairro de Recife Antigo, por exemplo, grupos de fiéis e artistas locais trabalham arduamente para cobrir as ruas com as elaboradas ilustrações, atraindo não apenas os devotos, mas também os apreciadores de arte e cultura. Além de Recife, o interior de Pernambuco também guarda tesouros durante esse feriado. Conhecida por seu clima ameno e sua rica cultura popular, Garanhuns se torna ainda mais vibrante quando os tapetes a adornam.
E para conhecer a amplitude da arte pernambucana, uma tarde na Casa da Cultura possibilita contato com o artesanato e a culinária regional. Criada em um edifício do século XIX que funcionava como presídio, a casa ganhou um novo significado quando o artista plástico pernambucano Francisco Brennand sugeriu que o espaço fosse convertido em um ambiente de convivência social.
Goiânia (GO): A capital goiana também se destaca por sua tradição de tapetes coloridos durante a celebração da eucaristia. A Avenida Tocantins, por exemplo, é uma das ruas que se transforma em galeria de arte a céu aberto, com fiéis e artistas locais demonstrando sua habilidade e devoção através das composições que impressionam os visitantes. A tradição artística também pode ser observada nas obras do Conjunto da Praça Cívica e seus arredores, já que, com 22 edifícios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a região foi reconhecida por ter um dos maiores conjuntos arquitetônicos de Art Déco do mundo.
Curitiba (PR): Na capital paranaense, os tapetes de Corpus Christi se tornaram uma expressão da identidade cultural da região. Turistas têm a oportunidade de explorar não apenas a beleza das composições, mas também os encantos naturais e arquitetônicos que tornam Curitiba única. No feriado, o entorno da catedral curitibana é decorado por fiéis a partir das primeiras horas da manhã, percorrendo as ruas da cidade até a Praça Nossa Senhora de Salette, para que tudo esteja pronto antes da missa, no início da tarde. A programação religiosa inclui ainda um concurso fotográfico, arrecadação de alimentos, teatro e visitas a hospitais, asilos e instituições assistenciais.
Nas cidades retratadas e em muitas outras do interior do país, a tradição dos tapetes de Corpus Christi não apenas enriquece as celebrações religiosas, mas também fortalece os laços comunitários, atraindo visitantes ávidos por conhecer a riqueza cultural e artística do Brasil. Além de alimentar o espírito e renovar a fé, a data representa uma oportunidade para se reconectar com o divino através da arte.
Fonte e fotos: Assessoria de Imprensa
|