Turismo rural é destaque na Agrishow 2025
Rota da cachaça, do queijo, do vinho, do café apresentam muitas delícias do campo e estão a disposição para os visitantes conhecerem e levarem para casa.

A Agrishow começou na última segunda-feira, 28 de abril e já traz em sua agenda lançamentos, inovações e debates sobre as últimas tendências do setor, sem deixar de lado a preocupação com as mudanças climáticas, no espaço Agrishow Labs.
Na terça-feira, o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas visitou a Agrishow 2025 e fez o lançamento
Do programa do turismo rural, ao lado do secretário Roberto de Lucena.
Além da Setur, estarão envolvidos no programa as secretarias
da Casa Civil, Agricultura e Abastecimento, Cultura, Indústrias e Economia Criativa, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, além do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (INVEST SP).
Durante o anúncio, Roberto de Lucena reforçou a importância do do turismo rural como instrumento de valorização cultural, geração de emprego e renda, e desenvolvimento sustentável.
"O turismo rural tem um potencial enorme em São Paulo, com 46 regiões turísticas e 380 municípios com vocação para essa atividade e mais de mil propriedades abertas ao turismo e queremos que os turistas descubram as belezas do nosso interior, desde as fazendas históricas até as Rotas do Vinho, Café e cachaça, passando pela rica gastronomia e o artesanato local".
O programa prevê o desenvolvimento de rotas piloto, que servirão de prova de conceito para estruturação de um produto turístico rural. A expectativa é que o programa impulsione oportunidades em toda a cadeia do turismo rural, com impacto em segmentos como pesca esportiva, turismo de aventura e turismo religioso. Além disso, são esperadas melhorias significativas na infraestrutura, incluindo estradas vicinais, rotas rurais e conectividade.
Os eixos de atuação do programa abrangem o desenvolvimento de rotas rurais, a qualificação profissional, a atração de investimentos, a promoção da produção associada e a melhoria da infraestrutura (acesso, mobilidade, sinalização e conectividade). A Secretaria de Turismo destaca como ações prioritárias *a promoção turística, a qualificação da mão de obra, a melhoria de estradas e a implantação de sinalização turística.*
Mulheres do Agro
Por outro lado, as mulheres a cada ano conquistam mais seu espaço na Agrishow 2025.
E nessa quarta-feira, A presidente da Comissão Semeadoras do Agro, Juliana Farah, em parceria com sistema Faesp/Senar e Sebrae realizaram na recinto da Agrishow um encontro com 400 mulheres do agro, reunindo as representantes dos sindicatos patronais e produtoras rurais.
E o presidente da Faesp/Senar e vice-presidente do Sebrae, Thirso Meirelles enfatizou s importância das mulheres no campo e a sucessão familiar.
Segundo Thirso, dados do Sebrae apontam o crescimento do setor, com destinos rurais entre os mais procurados pelos viajantes, avançando cerca de 30% ao ano no país. “O segmento se fortalece em conjunto com a gastronomia, que contribui para projetar São Paulo como um dos principais destinos turísticos do mundo. E quando as mulheres assumem posições de liderança, ninguém segura”, comemora.
Veja entrevista completa com o presidente da Faesp/Senar e vice-presidente do Sebrae, Thirso Meirelles.
Setur na Agrishow 2025 apresenta o programa Sabor de São Paulo
A Secretaria de Turismo e Viagens (Setur-SP), marca presença na 30ª edição da Agrishow e apresenta um pavilhão de 1600m², em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a diversidade e a riqueza do agroturismo paulista.
O espaço, de acordo com CHRISTINE FUCHS, Assistente técnica executora do Programa sabor de São Paulo, “estão expondo 94 produtores, artesanais, que estão exibindo uma variedade de produtos artesanais, como queijos, vinhos, mel, café, cachaças e compotas. Destes, 24 integram o programa Sabor de São Paulo, maior programa de valorização da gastronomia do estado.”.
Os visitantes estão tendo a oportunidade de conhecer de perto o trabalho dos produtores e levar para casa as delícias produzidas em suas propriedades, que além do sabor cultivam tradições e, muitos deles, turismo de experiência.
A Agrishow termina na próxima sexta-feira, 2 de maio, em Ribeirão Preto/SP.
Qual é a sua reação?






