Sertãozinho é a segunda cidade mais arborizada do Brasil; Veja ranking

Dados sobre cidades mais arborizadas do país foram divulgados pelo IBGE, nesta quinta-feira (17); interior de SP lidera o ranking

Abr 30, 2025 - 07:52
 0  14
Sertãozinho é a segunda cidade mais arborizada do Brasil; Veja ranking
Sertãozinho é a segunda cidade mais arborizada do Brasil - Foto: Adilson Lopez/ Prefeitura de Sertãozinho.

Sertãozinho, cidade na região de Ribeirão Preto, é o segundo município mais arborizado do país, de acordo com os dados do Censo 2022, divulgados na manhã desta quinta-feira (17), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Conforme a pesquisa “Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios”, o estado de São Paulo tem 74% dos seus moradores vivendo em ruas arborizadas – no Brasil, esse número é de 66%.

Embora Ribeirão Preto não apareça no ranking de cidades mais arborizadas do país, o município está acima da média brasileira, com 91,97% de arborização.

Interior de SP lidera lista de cidades mais arborizadas

Vale dizer que o ‘top 3’ do ranking de cidades acima de 100 mil habitantes mais arborizadas do Brasil é formado exclusivamente por municípios do interior de São Paulo. Veja a lista:

1.    Birigui (SP) – 98,4%

2.    Sertãozinho (SP) – 97,5%

3.    São José do Rio Preto (SP) – 97,3%

4.    Maringá (PR) – 97,2%

5.    Dourados (MS) – 97,1%

6.    Londrina (PR) – 96,8%

7.    Umuarama (PR) – 96,6%

8.    Araçatuba (SP) – 96,1%

9.    Ourinhos (SP) – 95,9%

10. Jaú (SP) – 95,6%

11. Araraquara (SP) – 95,1%

12. Marília (SP) – 94,9%

13. Toledo (PR) – 94,6%

14. Sinop (MT) – 94,0%

15. Rondonópolis (MT) – 93,8%

Para o estudo, o IBGE considerou apenas a arborização em áreas públicas. Ou seja, árvores localizadas em quintais de residências, por exemplo, não foram contabilizadas.

Qualidade de vida

arborização urbana é considera essencial para a qualidade de vida nas cidades. De acordo com o IBGE, ela contribui para o bem-estar dos habitantes, já que oferece diversos benefícios ambientais, sociais e econômicos.

A redução da temperatura é uma consequência importante, diminuindo a incidência de ilhas de calor ao longo do tecido urbano. Ao integrar os resultados da pesquisa urbanística com práticas de arborização, os municípios podem criar ambientes urbanos mais sustentáveis e agradáveis, melhorando a qualidade de vida de seus habitantes

Maikon Novaes, analista do IBGE

Quais são as cidades menos arborizadas?

Além disso, de acordo com a pesquisa do IBGE, o município de Brusque (SC) possui a menor quantidade de árvores em vias públicas do país. Veja a lista a seguir:

·         Brusque (SC) – 22,2%

·         Barbacena (MG) – 23,1%

·         Tubarão – Laguna (SC) – 24,9%

·         Alagoinhas (BA) – 27,1%

·         São Bento do Sul – Rio Negrinho (SC) – 31,6%

·         Lavras (MG) – 32%

·         Florianópolis (SC) – 32,8%

·         São Luís (MA) – 33%

·         Cometá (PA) 34,3%

·         Vitória de Santo Antão (PE) – 34,8%

·         Salvador (BA) – 36,5%

·         Petrópolis (RJ) – 37,6%

·         Angra dos Reis (RJ) – 37,8%

·         São João del Rei (MG) – 38,5%

·         Conselheiro Lafaiete (MG) – 38,6%

 

 

Fonte: Vítor Neves - A cidade on

 

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.