1ª Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte consolida cidade como polo turístico gastronômico

Durante 15 dias, quase dois mil profissionais e entusiastas do setor puderam participar gratuitamente de palestras, mostras culinárias, seminários e projetos especiais em diferentes pontos da cidade

Dez 4, 2023 - 10:48
 0  60
1ª Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte consolida cidade como polo turístico gastronômico
Foto Nereu Jr
1ª Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte consolida cidade como polo turístico gastronômico

No dia 31 de outubro, chegou ao fim a programação da primeira edição da Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte, realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur. Durante 15 dias, quase dois mil profissionais e entusiastas do setor puderam participar gratuitamente de palestras, mostras culinárias, seminários e projetos especiais em diferentes pontos da cidade. O evento homenageou Maria Stella Libânio Christo (1917-2011), Dona Lucinha (1932-2019) e Nelsa Trombino (1938-2023), grandes nomes da cozinha mineira. 

 

O protagonismo feminino foi elemento recorrente da programação, que já na noite de abertura contou com o lançamento do documentário "Três Marias", dirigido pela jornalista Lorena Martins.  produção aborda, com a ajuda de registros de acervo e depoimentos de familiares, a trajetória das homenageadas da Bienal, assim como sua importância para a culinária mineira e nacional. 

 

Lorena também foi responsável pelo "Mapa das Minas - Um Guia da Gastronomia de Mulheres de Belo Horizonte", uma seleção de 21 lugares notáveis liderados por mulheres que trabalham para redefinir a culinária mineira. Entre os estabelecimentos selecionados estão o Florestal, da chef Bruna Martins, o Cozinha Santo Antônio, da chef Juliana Duarte, o Copa Cozinha, das chefs Maíra Sette, Cristina Gontijo e Júlia Queiroz e o Bar da Lora, da chef Eliza.

 

"A primeira Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte foi um passo importante para firmar o setor como grande motor criativo da capital, especialmente após a sua designação como Cidade Criativa da Unesco. E a realização de um evento desta magnitude só foi possível com o apoio do prefeito Fuad Noman. Tivemos ações de troca de conhecimento entre chefs, produtores e jornalistas, divulgação de circuito gastronômico e seminários que discutiram, não só a culinária, mas a importância da alimentação e da sustentabilidade. Colocamos em voga assuntos urgentes como o protagonismo feminino na cozinha e no empreendedorismo, além dos impactos das mudanças climáticas na forma de nos alimentarmos. Foram semanas de muito aprendizado", afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur.

 

Programação diversificada 

 

A 1ª edição da Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte teve como proposta fortalecer e promover o título de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido à capital mineira pela Unesco, valorizando a culinária e cultura alimentar da cidade, assim como as políticas públicas de segurança alimentar e agroecologia. Foram quinze dias de programação gratuita e diversificada. 

 

Entre os dias 17 a 26 de outubro, o projeto Panelas Abertas, realizado em conjunto com o Sebrae em Minas Gerais, promoveu o intercâmbio de experiências entre 10 chefs de cozinha, em seus estabelecimentos de destaque da gastronomia de Belo Horizonte, com estudantes da área, empreendedores, jornalistas e influenciadores gastronômicos. Cerca de 200 pessoas puderam interagir e aprofundar seus conhecimentos sobre propósito, visão e modelos de negócios gastronômicos. 

 

No dia 26, foi realizado no Teatro Francisco Nunes o bate-papo "Sabores e Saberes: Diálogo entre Gerações", com as chefs Cidinha Santiago e Kelma Zenaide e o chef Ivo Faria. O evento foi uma parceria entre o Festival de Arte Negra de Belo Horizonte – FAN-BH e a Bienal e abordou a importância da preservação e promoção da herança culinária afro-brasileira. Os chefs convidados compartilharam suas histórias pessoais e trajetórias culinárias, proporcionando aos presentes uma visão única dos segredos e desafios da gastronomia. 

 

O 3º Seminário Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional, realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, aconteceu entre 25 e 27 de outubro no Teatro Francisco Nunes e na Prefeitura de Belo Horizonte. O tema deste ano foi "O Poder Transformador dos Sistemas Alimentares Sustentáveis". Mais de 500 pessoas participaram de debates sobre a necessidade de uma alimentação mais ecológica, saudável, democrática e sustentável.  

 

Nos dias 30 e 31 de outubro, foi realizado o Fórum Internacional de Gastronomia (FIG-BH), no Sesc Palladium. O evento contou com 54 palestrantes renomados do Brasil e outros 5 países, que falaram sobre protagonismo feminino, valorização de produtos locais, gastronomia social, eventos gastronômicos, inserção profissional e outros tópicos. Entre os nomes estavam Leonor Espinosa, Léo Paixão, David Mora, Janaína Rueda, David Hertz, Edson Leite e Tássia Magalhães. Quase mil participantes se atualizaram sobre as tendências, boas práticas e avanços do mercado.

 

No último dia da Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte foi promovido na Cozinha Tupis, no Mercado Novo, o evento Saboreando o Amanhã. Os participantes puderam provar um prato típico de Mérida, cidade do México, interpretado pelas chefs Mariana Gontijo (Restaurante Roça Grande - BH) e Mariana Aleixo (Restaurante Maré de Sabores - RJ). A atividade fez parte das ações de intercâmbio entre as cidades da Rede da Unesco.     

 

Eventos associados

 

Além da programação principal, a Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte contou também com uma programação associada, formada por 11 atividades que aconteceram por toda a cidade. Os projetos foram selecionados a partir do "Edital de Patrocínio Belo Horizonte - Cidade dos Eventos", lançado pela Belotur em julho de 2023. O intuito foi promover a capital como destino turístico de experiência e incentivar a realização de eventos na cidade. 

 

Entre as ações estavam o seminário "Café com Prosa: Promoção e Salvaguarda da Cozinha Mineira" e o “Matula Film Festival - Cinema e Comida”. O primeiro, reuniu nos dias 24 e 25 de outubro cozinheiros, quitandeiros, chefs, doceiros, entidades, gestores municipais e pesquisadores interessados na cultura alimentar em Minas Gerais. O segundo foi realizado entre os dias 27 e 29 e, por meio do cinema e comida, celebrou a cultura alimentar ancestral brasileira com uma programação de palestras, debates, oficinas, experiência turística e circuito gastronômico. 

 

A Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte contou com a com a parceria institucional do Sebrae-MG, Prepara Gastronomia, Check-In Minas Turismo e CDL-BH, apoio cultural e educacional do Sesc e do Senac em Minas, parceria educacional com as faculdades Arnaldo, Estácio de Sá, Promove, SENAC e Una e apoio da Frente da Gastronomia Mineira e Abrasel e hotel parceiro  Novotel.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM - BL

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.