Cidades em alerta pelo fogo

Tempo seco, falta de umidade no ar, alertas metereológicos para o Brasil e uma catástrofe ambiental na macrorregião de Ribeirão Preto

Ago 24, 2024 - 07:34
 0  31
Cidades em alerta pelo fogo
O fogo ainda é uma ameaça!

Sexta-feira, 23 de agosto, ficará marcada na história brasileira.

A região de Ribeirão Preto contabilizou grandes proporções de incêndios atingindo lavouras, areas de preservação ambiental, áreas rurais e chegou muito próximo das cidades.

Respirar tem sido um desafio para todos, imaginem para os idosos, crianças e animais cercados pelo fogo.

Muitas propriedades rurais sendo atingidas, criações morrendo, a fauna e flora completamente devastadas. Parece um filme de terror, mas tem sido a realidade do interior paulista.

O governo do estado de São Paulo trouxe um gabinete de crise para monitorar e controlar durante todo o final de semana, através da Operação SP Sem Fogo, com suporte de técnicos da Defesa Civil do Estado e das secretarias da Segurança Pública (SSP), Agricultura e Abastecimento e de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).


Em relatório climático a Metsul informa que o “estado de São Paulo registrou nesta sexta-feira 1886 focos de calor como efeito das queimadas. Foi um dia de fogo no estado paulista. O número divulgado a partir do monitoramento por satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais representa o dobro da média histórica de focos de calor por queimadas de agosto inteiro.  O Brasil anotou *4928 focos de calor*, ou seja, apenas o estado de São Paulo respondeu por 38% de todas as queimadas do país. O número de queimadas desta sexta em São Paulo superou o da Amazônia inteira (1659).

Mas a pergunta que não cala é: como esse fogo começou?

No momento, há muitas especulações e teorias de conspiração.Mas, até o momento, nenhuma resposta. O fato é que, infelizmente, existem pessoas que ainda não acreditam que jogar bituca de cigarro no chão em tempo de estiagem pode ser muito perigoso e ocasionar incêndio de grandes proporções, como também realizar a queimar do lixo no quintal ou terrenos baldios podem trazer tragédias e consequências gravíssimas. E quando o fogo começa é difícil controlar.

Imagens que circulam pela internet mostram redemoinhos de fogo, circulando próximo as cidades e com as rajadas de vento, o fogo está se  alastrando rapidamente.

No momento há muita fumaça densa no ar, que prejudica o meio ambiente e a saúde humana, causando problemas ao sistema respiratório e desordens cardiovasculares.

Chuva

De acordo com o Climatempo, existe a previsão de chuva para o domingo 25/08. “Chuvoso durante o dia. À noite pode chuviscar e o céu ainda fica nublado. Mas a quantidade é pequena, apenas 5mm”.

Monitoramento

Mas essa catástrofe nos traz um alerta e aprendizado.

É necessário a união do poder público com o privado através de  políticas públicas.

O mundo vive com tecnologias avançadas, mas isso precisa ser expandido para a segurança pública.

Sertãozinho tem o potencial das suas indústrias, inclusive no ramo da *automação industrial*,  podendo gerenciar as usinas de qualquer lugar do mundo da porteira para dentro.

Precisamos trazer essa realidade, estendendo o controle da porteira para  as cidades e departamentos de segurança pública.

Hoje as rodovias já são monitorizadas em alguns pontos do estado, através das concessionárias, mas, é necessário que esse controle se estenda pelas rodovias brasileiras, e tudo seja gerenciado por órgãos competentes, através de políticas públicas.

 

Respirar tem sido um sufoco

No momento, temos que ser gratos a Deus, pois nestes dois dias de fogo, por vários municípios, vidas estão sendo preservadas, mas, já tivemos 2 mortes na região de Urupês, no combate ao incêndio e, também um engavetamento com 8 carros na região devido as fumaças.

Mas os hospitais e postos de saúde estão lotados, por problemas respiratórios.

A secretaria de saúde de Sertãozinho alerta a população “nesse momento, evitem exercícios físicos a céu aberto, beba água e umidifique os ambientes até melhorar a qualidade do ar”.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.