Grandes empresas se conectam à ACATE como novas mantenedoras institucionais

Associação Catarinense de Tecnologia anuncia ingresso de mantenedores; Algar, Gupy, OCP Brasil, Dell Technologies, Panvel, Sankhya e Vitru Educação são alguns dos nomes

Out 21, 2024 - 21:12
 0  31
Grandes empresas se conectam à ACATE como novas mantenedoras institucionais
Acate, apoiar o ecossistema local de ponta a ponta, das startups às empresas de grande porte, gerando conexões que fortalecem o setor de tecnologia

O Clube de Mantenedores da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia) conta com novos nomes de peso que investem e se aproximam do ecossistema de tecnologia por meio da instituição. Ingressaram em 2024 a Algar, empresa de TI e telecomunicações - que além de mantenedora institucional apoiará também as Verticais Varejo e Manufatura 4.0 -, e a Gupy, uma das maiores startups brasileiras de recursos humanos, como mantenedora institucional. A OCP Brasil, produtora mundial de fertilizantes fosfatados e líder em nutrição de plantas, conectou-se à ACATE em setembro e também para apoiar a Vertical AgTech.

Além dessas, a Dell Technologies renovou o contrato e estará, além do institucional, também como apoiadora do programa de incubação MIDITEC Floripa e como mantenedora do Programa ACATE Invest. Panvel, gigante da área farmacêutica com forte presença em Santa Catarina, está como mantenedora da Vertical Varejo. Já a Vitru Educação, grupo coordenador de instituições como UNIASSELVI e UniCesumar, entrou na ACATE como mantenedor da Vertical EdTech. A Sankhya, de soluções integradas para gestão corporativa, ingressa como mantenedora institucional da ACATE.
 

“A ACATE é uma associação composta por empresas de todos os tamanhos, localizadas em todas as regiões de Santa Catarina. Oferecemos apoio para que as empresas associadas aperfeiçoem seus produtos, alcancem novos mercados e solucionem problemas. As corporações colaboram ao se colocarem como um elo entre o ecossistema de inovação e o mercado em que atuam. Isso ocorre de diferentes formas, como com a disponibilização de profissionais para mentorias, investimentos e validação dos produtos das associadas e outros”, lembra Diego Ramos, presidente da ACATE.

 

Com um faturamento de R$38 bilhões em 2023, o setor de tecnologia catarinense teve um crescimento de 7,6% em relação ao ano anterior. O estado possui 27,6 mil empresas no setor e foi eleito o segundo mais inovador do Brasil pelo Ranking IBID de Inovação e Desenvolvimento divulgado neste ano, o que tem feito a fatia da tecnologia no PIB ser cada vez maior. Representante do segmento e com mais de 1800 empresas associadas, a ACATE projeta que Santa Catarina terá 10% do PIB composto pelo setor até o ano de 2030.

 

“Este movimento oportuniza que essas empresas e corporações se conectem a um setor de Tecnologia da Informação que está entre os que mais crescem no Brasil, de Florianópolis, capital brasileira das startups, e de Santa Catarina como um todo”, completa.

 

O Clube de Mantenedores

A ACATE passa a contar com 23 empresas no Clube de Mantenedores, iniciativa lançada durante o Startup Summit de 2023 que objetiva ser um canal para empresas que desejam fortalecer o relacionamento e se posicionar no mercado ao lado do ecossistema de tecnologia e inovação em Santa Catarina. Os mantenedores estão divididos em categorias. São parte da premium: Cisco, Inovabra, QI Network e Algar. No pro estão International Tech Hub, Dell, Sankhya e OCP Brasil. No Start estão: Áthina, Decision FGV, Drikey, Evo Talks, Forvis Mazars, Gupy, Mosimann-Horn Advogados, Neoway, Questum, RTC, PREVISC, Silva, Santana & Teston Advogados, Softcon, Únilos e Uppo.

 

As Verticais de Negócios também contam com o apoio de mantenedores de seus segmentos de atuação: Na Vertical Construtech estão MRV, Alto QI, Sienge, Éleme, Hauseful, Nec Plus Ultra, Otus, Predialize, Blocco Ag., Rede Vistorias, Cartesian e Porter Group; Na Vertical EdTech está a Vitru; Na Energia estão BR. Digital e Briskcom; Nas Verticais Saúde, Fintech e Varejo está a Questum; Na Manufatura 4.0 está a Algar; A Unimed Grande Florianópolis na Vertical Saúde; e na Varejo estão Almeida Junior, Panvel e Algar; Entre os Grupos Temáticos, o de Internacionalização conta com o International Tech Hub (ITH) e o Mulheres ACATE com o Impact Hub.

 

Sobre a ACATE

A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) representa os interesses do setor tecnológico catarinense desde 1986. A missão da entidade é apoiar o ecossistema local de ponta a ponta, das startups às empresas de grande porte, gerando conexões que fortalecem o setor de tecnologia no estado. Para reforçar o ecossistema de inovação catarinense, a Associação é gestora de iniciativas como a incubadora MIDITEC, o laboratório de inovação aberta LinkLab e as Verticais de Negócios.

 

Reunindo mais de 1.800 associados em 8 polos de inovação e tecnologia de Santa Catarina, possui Centros de Inovação na Grande Florianópolis e em Chapecó, além de presença em outras regiões do país e do mundo. Com um hub no Canadá, a entidade também é promotora de oportunidades de conexão e negócios para empresas que desejam iniciar sua jornada de internacionalização de maneira facilitada.

 

 




Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.