Sertãozinho participa da Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente de Sertãozinho:

*Com sucesso de participação, Sertãozinho realiza a 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente*

Jan 27, 2025 - 14:43
 0  56
Sertãozinho participa da Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente de Sertãozinho:
Com sucesso de participação, Sertãozinho realiza a 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente

A cidade de Sertãozinho esteve no centro de debates e ideias importantes para o meio ambiente e mudanças climáticas, na última quinta-feira, dia 23, quando aconteceu a 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente, que reuniu autoridades e representantes de 30 cidades da região.

No total, cinco eixos já haviam sido definidos pela 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, sendo eles: mitigação, adaptação e preparação para desastres, justiça climática, transformação ecológica e governança além de temas ligados à educação ambiental.

Vale destacar que, durante o encontro, os participantes puderam apresentar suas propostas que, após debatidas, aprovadas, elencadas e priorizadas, seguirão para a Comissão Organizadora Estadual e serão incluídas no Caderno de Propostas, para serem abordadas nas etapas estaduais. 

*Confira quais foram os temas selecionados para os eixos:*

Eixo 1 – Mitigação:* criação de políticas que estimulem a utilização de biocombustíveis com energia limpa e renovável. Criação de mecanismos de estímulo à compostagem modular de resíduos sólidos e orgânicos. 

Eixo 2 – Preparação e adaptação para desastres:* criação de políticas de arborização. Linha de fomento para municípios executarem planos e obras de macrodrenagem. 

Eixo 3 – Justiça Climática:* estimular políticas públicas para fornecimento de apoio técnico e financeiro para comunidades em situação de vulnerabilidade que produzam alimentos para sua segurança alimentar. Monitoramento e proteção de praças, áreas verdes e de preservação permanente. 

Eixo 4 – Transformação Ecológica:* fomentar, implementar e fortalecer viveiros municipais de mudas de espécies nativas. Criação de política de manejo de solos com fomento de tecnologias de compostagem. 

Eixo 5 – Governança e Educação Ambiental:* criação de um centro de capacitação ambiental, com o objetivo de incentivar e conscientizar a população a participar de conferências ambientais. Ampliar parceria público/privado por meio dos incentivos fiscais, estimulando a promoção de práticas sustentáveis. 

Além disso, os participantes puderam escolher os delegados que vão representar os municípios na etapa estadual, sendo eles: Cauana Luiza de Souza Maciel; Max Pitter Pinto; Giovani Mineti Fabrício; Antônio de Pádua Bordgnon Fernandes; Jessé Carrascosa de Oliveira Faria; José Donizete Bocardo Junior; Edson Francisco Cortegozo; Rafael Jó Girão; Elziane Sandrin; Carlos Alexandre Ribeiro Gomes; Maria do Carmo Badelote; Mauro José Cavaletti; Gildriano Soares de Oliveira; Juliano André de Oliveira; Clélio Wilson Domenice; Marcela Midori Yada de Almeida; Claudio Roberto Diniz; William da Silva Domingos e Gabriela Teixeira Moreira. 

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes, o objetivo é também contribuir para a criação de políticas públicas com impacto para as futuras gerações. “Precisamos discutir o meio ambiente de uma forma regional; por isso, a importância da conferência. Um dos principais problemas é o que estamos passando atualmente, ou seja, as mudanças climáticas e o aquecimento global. No final do ano passado, tivemos tantos incêndios que prejudicaram a população, os animais silvestres, nossa flora... essas discussões criam mecanismos, por meio de propostas que protejam o nosso meio ambiente”, disse. 

Fonte: assessoria Prefeitura de sertãozinho.
Foto: JULIANO GONÇALVES / PMS*

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.