Sertãozinho participa da Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente de Sertãozinho:
*Com sucesso de participação, Sertãozinho realiza a 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente*

A cidade de Sertãozinho esteve no centro de debates e ideias importantes para o meio ambiente e mudanças climáticas, na última quinta-feira, dia 23, quando aconteceu a 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente, que reuniu autoridades e representantes de 30 cidades da região.
No total, cinco eixos já haviam sido definidos pela 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, sendo eles: mitigação, adaptação e preparação para desastres, justiça climática, transformação ecológica e governança além de temas ligados à educação ambiental.
Vale destacar que, durante o encontro, os participantes puderam apresentar suas propostas que, após debatidas, aprovadas, elencadas e priorizadas, seguirão para a Comissão Organizadora Estadual e serão incluídas no Caderno de Propostas, para serem abordadas nas etapas estaduais.
*Confira quais foram os temas selecionados para os eixos:*
Eixo 1 – Mitigação:* criação de políticas que estimulem a utilização de biocombustíveis com energia limpa e renovável. Criação de mecanismos de estímulo à compostagem modular de resíduos sólidos e orgânicos.
Eixo 2 – Preparação e adaptação para desastres:* criação de políticas de arborização. Linha de fomento para municípios executarem planos e obras de macrodrenagem.
Eixo 3 – Justiça Climática:* estimular políticas públicas para fornecimento de apoio técnico e financeiro para comunidades em situação de vulnerabilidade que produzam alimentos para sua segurança alimentar. Monitoramento e proteção de praças, áreas verdes e de preservação permanente.
Eixo 4 – Transformação Ecológica:* fomentar, implementar e fortalecer viveiros municipais de mudas de espécies nativas. Criação de política de manejo de solos com fomento de tecnologias de compostagem.
Eixo 5 – Governança e Educação Ambiental:* criação de um centro de capacitação ambiental, com o objetivo de incentivar e conscientizar a população a participar de conferências ambientais. Ampliar parceria público/privado por meio dos incentivos fiscais, estimulando a promoção de práticas sustentáveis.
Além disso, os participantes puderam escolher os delegados que vão representar os municípios na etapa estadual, sendo eles: Cauana Luiza de Souza Maciel; Max Pitter Pinto; Giovani Mineti Fabrício; Antônio de Pádua Bordgnon Fernandes; Jessé Carrascosa de Oliveira Faria; José Donizete Bocardo Junior; Edson Francisco Cortegozo; Rafael Jó Girão; Elziane Sandrin; Carlos Alexandre Ribeiro Gomes; Maria do Carmo Badelote; Mauro José Cavaletti; Gildriano Soares de Oliveira; Juliano André de Oliveira; Clélio Wilson Domenice; Marcela Midori Yada de Almeida; Claudio Roberto Diniz; William da Silva Domingos e Gabriela Teixeira Moreira.
Segundo o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes, o objetivo é também contribuir para a criação de políticas públicas com impacto para as futuras gerações. “Precisamos discutir o meio ambiente de uma forma regional; por isso, a importância da conferência. Um dos principais problemas é o que estamos passando atualmente, ou seja, as mudanças climáticas e o aquecimento global. No final do ano passado, tivemos tantos incêndios que prejudicaram a população, os animais silvestres, nossa flora... essas discussões criam mecanismos, por meio de propostas que protejam o nosso meio ambiente”, disse.
Fonte: assessoria Prefeitura de sertãozinho.
Foto: JULIANO GONÇALVES / PMS*
Qual é a sua reação?






