Ainda dá tempo de salvar o planeta na virada do clima

Calor de 40 graus, tempestades, rios transbordando em vários municípios brasileiros, muitas vezes despreparados para essa realidade e que traz como consequência: desastres ambientais.

Jan 26, 2025 - 19:52
 0  47
Ainda dá tempo de salvar o planeta na virada do clima
Matéria relacionada a Virada do Clima. Foto: reprodução internet

Ultimamente, basta acessar a tv, rádio, ou as redes sociais para que o assunto em  destaque ser às mudanças climáticas.

ou, você acha normal notícias como essas:

☑️ falta d’água, afetando a vida de milhares de  moradores e turistas pelo Brasil,

☑️ lagos, nascentes e rios secando;

☑️ Incêndios pelo Brasil, que atingem plantações, casas, e que em 2024 matou pessoas e animais;

☑️ secas transformando a vegetação local em deserto, por vários estados brasileiros,

☑️ A ganância do ser humano derrubando árvores e florestas inteiras,

☑️ chuvas torrenciais. causando desastres em cidades, estradas e destruindo pontes e asfaltos, invadindo casas e postos de saúde,

☑️ Poluição do ar, da água, além de poluição sonora e visual.

E por aí vai!

E muitas pessoas iguaizinhas a reflexão do sapo.

Você não conhece?

Diz a reflexão, de autor desconhecido, que se você colocar um sapo numa panela, enchê-la com água e a colocar no fogo, vai perceber uma coisa interessante...

O sapo se ajusta à temperatura da água e permanece por lá, achando normal.

E quanto mais a temperatura sobe, mais o sapo se ajusta...

Quando a água estivesse próxima do ponto de fervura, mesmo que o sapo tentasse saltar para fora, não conseguiria, pois estaria muito cansado devido aos ajustes que teve que fazer, durante o aquecimento.

Nesse momento, muitos podem dizer que, o que matou o sapo foi a água fervente, porém… o que o matou, na verdade,  foi sua incapacidade de decidir quando pular fora enquanto ainda podia, enquanto ainda tinha energia para fazer isso...


E hoje, a população brasileira tem sofrido com calor que chega a 40 graus brincando. E muitos acham normal.

Qualquer semelhança com o sapo, nesse momento, não é especulação.

Por isso, chegou a hora de parar de se ajustar ao aquecimento global.

É hora de unir forças e salvar nosso planeta.

Como?

A Rota do Turismo chegou para te ajudar, a se conectar com os municípios que buscam ajudar o planeta através das nossas oficinas e podcasts! Ainda dá tempo de salvar o planeta na virada do clima


E seguem algumas dicas:

  • O cidadão comum, pode plantar árvores em sua calçada e cuidando para sua sobrevivência, se unindo a outros moradores para cuidar das matas nativas e floresta local. Além, claro, de cuidar do seu lixo e descarte correto . ♻️

  • Os gestores públicos, oferecendo soluções ao meio ambiente, plantando árvores na cidade e criando leis de incentivo fiscal.

  • Aos empresários e agricultores, buscar alternativas e implementar o crédito de carbono em suas propriedades. Você sabia que está perdendo dinheiro por não estar nesse mercado? 

A Organização das Nações Unidas (ONU) explica que esses créditos foram criados para que as empresas que excedem os níveis permitidos de emissão de poluentes possam financiar projetos para a redução do CO2 no ar e, assim, compensar as emissões.

  • E,  o turista, deve buscar as empresas e municípios que valorizam o turismo sustentável e regenerativo, ajudando as comunidades locais a sobreviver e gerar  emprego e renda aos moradores locais.

E se você, ainda, não percebeu o quão grave é essa situação, veja essa matéria produzida pela equipe de profissionais da EPTV Ribeirão Preto/SP e realizada pelo jornalista Dirceu Martins.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.