LUIZ LACERDA BIAGI DA METALÚRGICA AO VINHO

A família Biagi chegou ao Brasil em 1888, deixando a região do Vêneto, em que já trabalhavam com vinhedos para construir no Brasil um legado no setor sucroenergético. Mas, em 2019, Luiz Biagi resolveu voltar as suas origens ao transformar a Fazenda Cravinhos na Vinícola Biagi.

Jan 23, 2025 - 12:43
Jan 23, 2025 - 14:08
 0  324
LUIZ LACERDA BIAGI DA METALÚRGICA AO VINHO
Luiz Biagi inova na produção do vinho no interior de SP

Devemos ser gratos a todos que passam ou passaram por nossas vidas, principalmente, aqueles que fizeram parte da construção da nossa história. Em Sertãozinho, interior de São Paulo, uma cidade inteira reconhece a força e a garra da família Biagi, que fizeram e continuam fazendo a diferença na vida de milhares de pessoas.

 

Se hoje o município tem, aproximadamente, 550 indústrias envolvidas com o setor sucroenergético, foi graças a família de Maurílio Biagi, um homem à frente do seu tempo, que sempre incentivou através da educação a capacitação dos seus colaboradores e criou a escolinha da Zanini, isso na década de 1970, para capacitar a mão de obra das futuras gerações. 

 

Com isso, construiu um legado na educação industrial, no setor sucroenergético, em Sertãozinho/SP.

E claro, os filhos foram envolvidos nesse processo industrial, entre eles, Luiz Lacerda Biagi, que traz no seu currículo destaques como ter criado um dos maiores e mais complexo projeto industrial em Sertãozinho ao trazer diversas inovações para o Brasil, com tecnologias de ponta. Além disso, é escritor e por amar a cultura e a história, criou o Museu da Cana, que hoje disponibiliza aos moradores e turistas, nacional e internacional, o turismo industrial, com a oportunidade de conhecer de perto o interior de uma usina e o início de toda trajetória.

 

TRANSFORMANDO CRISES EM OPORTUNIDADES

 

Apesar do seu envolvimento com o setor sucroenergético, Luiz Biagi, atento as inovações tecnológicas, aproveitou um momento de crise do setor, que a cada década quase destrói o setor, resolveu invesir no turismo de negócios, envolvendo a experiência com a gastronomia na rota do vinho.

 

Em 2018, mesmo vendo o setor renascer das cinzas, como uma fênix, o empresário Luiz Biagi aproveitou a oportunidade de trazer de volta a história dos seus antepassados, que vieram da região do Vêneto, em 1888, deixando para trás as plantações de vinhedo, que continuaram a produzir as uvas e vinhos na Itália, e em 2019 nasce a Vinícola Biagi, que segue uma tradição de aperfeiçoamento as novas tecnologias no material genético nas uvas italianas, consagradas há centenas de anos na Itália e produzindo os vinhos mais admirados e desejados no mundo. 

 

Hoje, a Vinícola Biagi, está instalada numa área de 12 hectares, com planos de expansão, e está produzindo as uvas Moscato Giallo, Nebbiolo e Sangiovese, cuja primeira safra aconteceu em 2022 e que o empresário fez homenagem aos membros da família.

 

Na sua equipe, Luiz Biagi conta com profissionais de renome, tais como a premiada enóloga, Isabela Peregrino, que sob seu comando produziu os rótulos dos vinhos. Além disso, a Vinícola possui o espaço Osteria Elisabetta, que recebe visitantes e serve pratos no conceito ‘‘Farm to Table’’, uma culinária de origem clássica italiana, que usa ingredientes frescos e sazonais da própria fazenda,  e de fornecedores locais, mostrando que o turismo regenerativo e sustentável já é realidade na fazenda.

 

No turismo de experiência, o empresário apresenta o programa de enoturismo, que possibilita aos moradores locais e turistas, “conhecer toda a história do vinhedo, além do processo agrícola e de produção dos vinhos, que conta com diversas experiências de harmonização, entre vinhos e gastronomia”.

 

Aos ser indagado sobre o problema do clima quente para o cultivo das uvas, Luiz Biagi esclarece que, Cravinhos, uma cidade no interior de São Paulo, localizada a aproximadamente 23 Km de Ribeirão Preto/SP, “fica a 800 metros acima do nível do mar e que apresenta uma característica climática com uma amplitude térmica significativa, onde a região experimenta dias mais quentes e noites mais frias, com variações que podem atingir até 20 graus em certas épocas do ano. Esta oscilação de temperatura não é apenas uma curiosidade geográfica, mas um fator crucial para o cultivo de uvas de qualidade. As temperaturas mais elevadas durante o dia ajudam na maturação e concentração de açúcares nas uvas, enquanto as noites frias aumentam para a manutenção da acidez e o desenvolvimento de aromas complexos”.

A decisão de Luiz Biagi está alinhada a uma nova tendência do brasileiro, a valorização do turismo de experiência e a descoberta de novas regiões, desafiando as fronteiras tradicionais da produção do vinho.

E o espaço parece uma cena de filme, tanto que os noivos estão colocando na sua lista de desejo a celebração do casamento dentro da Vinícola Biagi. “Esse ano temos uma relação de 41 eventos, inclusindo casamentos, lançamentos de produtos e eventos corporativos”, comemora Luiz Biagi.

Aos turistas que queiram conhecer a vinícola e as Experiências Enogastronômicas, basta fazer o agendamento pelas redes sociais no @vinicolabiagi. São agendados para qualquer dia da semana, “mas, sem agendamento o espaço recepciona apenas nos finais de semana”, conclui Biagi.

 

Ao ser questionado sobre o que falta para o interior brasileiro expandir no turismo, Luiz Biagi enfatiza a falta de segurança no Brasil. “Visto de fora é a segurança. As grandes cidades brasileiras, não oferecem a segurança necessária  para os turistas estrangeiros e nem para o brasileiro. Esse é nosso maior problema, que é uma coisa endêmica, acontecendo há vários e que, infelizmente, conta também com o afrouxamento das autoridades em relação aos crimes de roubo de celulares, por exemplo. As pessoas são presas e soltas na mesma hora e precisamos rever nossa legislação”, desabafa.

Referente ao turismo gerar emprego e renda para os pequenos municípios, o empresário não tem dúvidas, “Nossa, olha o turismo hoje, na Itália, por exemplo, ela vive praticamente 100% do turismo, praticamente. Você vai em Palermo, nossa... é impressionante. São milhares e milhares de pessoas ali empregadas, trabalhando. Inclusive, nós recebemos uma moça argentina, que faz recepção e passou um tempo conosco aqui para nos ajudar e nos inspirar numa série de procedimentos, que eles fazem por lá. É impressionante, são milhares de pessoas empregadas, para acolher os turistas. O turismo é sim, é um grande gerador de emprego”.

 

E sobre o turismo sustentável e regenerativo, que a Rota do Turismo vem propondo aos pequenos e médios municípios, Luiz Biagi não titubeia ao afirmar que esse é o caminho para o turismo brasileiro. “Existem muitas possibilidades e muitos empresários abertos para esse modelo de turismo. E muitos envolvidos, além da juventude. Eu acho que o Brasil, nesse ponto, vai crescer muito. A quantidade de pousadas, que você vê em Minas Gerais, quanta coisa nova está surgindo por lá e é só o começo”.

 

Exposições no museu da cana

E se você estiver na região de Ribeirão Preto/SP, não perca tempo e nem a oportunidade conhecer as exposições que estão acontecendo no Museu da Cana, e descobrir o turismo industrial para ver de perto uma usina por dentro.

Ah, e aproveite para desfrutar o espaço do Museu da Cana e fazer um piquenique com as crianças.

Leila Heck e  Onesimo Lima, arquiteto, que junto com Rita Fantini e a Curadoria e Pesquisa, Erika Moretini  fizeram a Expografia.  

Toda família pode aproveitar e ver as exposições no Museu da Cana, que mostram neste ano a história da cana-de-açúcar do Brasil além dos 500 anos de história da Cachaça no Brasil.

E no final da exposição, você pode aproveitar e degustar a “cachacinha” do Museu. Mas, lembre-se, se beber não dirija!

 

Marque na sua agenda

A Vinícola Biagi está localizada na Fazenda Cravinhos - Rodovia Ângelo Cavalheiro, km1,3 - Zona Rural, Cravinhos/SP e mais informações podem ser obtidas através do e-mail:  [email protected]

E o Museu da Cana fica aberto de terça a sexta-feira e aos domingos das 9 às 16 horas e está localizado na Fazenda Engenho Central, Casa 1, Estrada Municipal José Baldinotti – STZ 153, Km 4 - Zona Rural Sertãozinho, SP

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.