Hoje nosso destino é Oiapoque

Você sabia que o Smapá tem 16 municípios e destes 5 municípios fax parte de 4 regiões turísticas. Hoje nosso destino é Oiapoque que faz parte da região turística Cabo Orange.

Mar 14, 2024 - 14:33
 0  24
Hoje nosso destino é Oiapoque

Amapá, um estado no norte do Brasil  faz fronteira com o Suriname, a Guiana Francesa e o Oceano Atlântico.

Ao todo, o estado de Amapá tem apenas 16 municípios pois a floresta amazónica abrange uma grande parte da sua área e o rio Oiapoque faz parte da sua fronteira a norte.

No sul, a capital, Macapá, é conhecida pela Fortaleza de São José de Macapá, situada à beira-mar, um forte português do século XVIII, e pelo Monumento do Marco Zero, um obelisco que marca o equador.

Turismo em Amapá

E com as belezas da floresta amazônica,  Amapá  oferece aos turistas 4 regiões turísticas, que são: Cabo Orange, Meio do Mundo, Tumucumaque e Cachoeiras e, Vale do Jari.

E essas regiões abrangem cinco municípios, entre elas, o famoso Oiapoque.

Famoso sim, com certeza você já ouviu a frase do Oiapoque ao Chuí, muito popular por definir o nível de abrangência de alguma coisa no país, algo que vai "de norte a sul" (Chui é uma cidade localizada no extremo Sul do Brasil, no estado do Rio Grande do Sul) e OiapoqueNorte do Amapá

Oiapoque

Oiapoque é um município brasileiro, localizado ao lado de um rio com mesmo nome, no estado do Amapá, Região Norte do país, na fronteira com a Guiana Francesa. Por ser a principal cidade do norte amapaense, recebeu o nome de Capital do Norte do Amapá.

E hoje,  o melhor período para visitar Oiapoque é de setembro a novembro, por ser a estação da estiagem e a Festa do Turé, simbologia da identidade indígena do Amapá, que acontece em todas as tribos indígenas do estado e é considerada como um dos maiores atrativos de Oiapoque. A dança e a alegria dos povos transformam a comemoração em uma experiência inesquecível. 

A temperatura no município varia de 22 ºC a 35º C, então saiba que o frio por lá é algo muito raro. 

Em razão da altitude do Amapá, Oiapoque é um destino que pode ser visitado durante todo o ano, e que você pode aproveitar para tomar um delicioso banho de rio, se refrescar nas cachoeiras e se divertir com as atividades ao ar livre. 

Estando em Oiapoque não deixe de visitar o Monumento à Pátria, um dos principais pontos turísticos de Oiapoque. O edifício marca o domínio brasileiro em relação à França e é lá onde está escrita a famosa frase “Aqui começa o Brasil”. Portanto, vale a pena conhecer e garantir belas fotos! 


Oiapoque está a cerca de 580 km de Macapá, capital do estado, vizinho de Calçoene, Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari e Laranjal do Jari.

Segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área territorial de Oiapoque é de aproximadamente 23.000 km², com uma população de 27.482 habitantes.

Os primeiros moradores da região foram os povos indígenas, que ocupavam a extensão territorial do Rio Oiapoque. Porém, o município só passou a ser considerado como uma área de destaque do estado após a chegada dos primeiros imigrantes, no início do século XX.

A palavra Oiapoque tem origem tupi-guarani e é uma derivação da expressão "oiapoca", que significa *casa dos Waiãpi*, que era uma das tribos que viviam no território amapaense. 

Em Oiapoque, você vai encontrar bastante franceses e brasileiros, devido à proximidade da cidade com a Guiana Francesa, muitos estrangeiros decidem passear pela região, explorando os pontos turísticos e as paisagens naturais, com traços da cultura francesa se misturando com o cotidiano de Oiapoque, principalmente na culinária. 

Já o Mercado Central é o passeio perfeito para quem busca conhecer a cultura de Oiapoque. O espaço conta com diversos produtos locais, como frutas típicas da região norte, temperos, lojas de artesanatos e muito mais, inclusive, você encontra peças de arte feitas por indígenas, e também restaurantes que servem pratos da gastronomia local.

Uma dica é experimentar a Maniçoba, preparo típico da culinária amapaense, que tem como principal ingrediente a maniva, a folha da mandioca moída.

Outro ponto que destacamos é o porto da cidade, local onde desembarcam mercadorias que serão comercializadas na região.

Se você busca um refúgio para ficar próximo à natureza, visite o Parque Nacional do Cabo Orange. Com mais de 615 mil hectares. Esse  espaço foi criado pelo governo federal em 1980, para proteger os ecossistemas amazônicos.

A excelente conservação garante abrigo e alimento para aves, répteis e mamíferos que estão ameaçados de extinção.

Como chegar a Oiapoque

Para chegar até Oiapoque, é necessário ir para  Macapá e, de lá, pegar um transporte ou ônibus até a cidade, num trajeto que dura em média 10h, pois são aproximadamente 580 km de distância da capital até Oiapoque.

Curta bastante o percurso e tire muitas fotos, pois você estará cortando a estrada através da Floresta Amazônica, e as paisagens que surgem pelo caminho são de tirar o fôlego.

Nas paradas, você pode provar os temperos amapaenses e ainda garantir aquela lembrancinha, através do artesanato local que é a cara da cidade. 

Da rodoviária de Macapá, voce pode contratar as  caminhonetes de agências de turismo, que fazem a rota em menos tempo. Você também pode alugar um carro e conhecer pelo caminho outras rotas do turismo regional brasileiro.

E já que você tem que partir de Macapá pará Oiapoque, aproveite para conhecer essas dicas da Rota do Turismo.


Fortaleza de São José de Macapá, um monumento histórico e o principal ponto turístico do Amapá.

Museu Joaquim Caetano da Silva é

Casa do artesão

Espaço Sabores do Amapá: comidas típicas, água de coco e delícias variadas como tapioca, açaí e sobremesas. Tudo isso na orla de Macapá, de frente para o Rio Amazonas.

E, o Museu Sacaca, um espaço que apresenta uma Exposição a Céu Aberto e que mantém as histórias vivas das comunidades ribeirinhas e do povo indígena do Amapá, com atrações como passeio no barco regatão; e,

O Marco Zero do Equador, é um dos pontos turísticos do estado, que tem como atração a divisão dos hemisférios norte e sul.


Curtiu essas dicas, compartilhe com os amigos e fique conectado com a Rota do Turismo, o canal de comunicação do turista brasileiro.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.