Hora dos parabéns a preservação do Parque Nacional do Pau Brasil e do Descobrimento do Brasil

Hoje vamos comemorar três datas importantes ao povo brasileiro, que envolve a importância dos povos indígenas (19/04) a preservação do pau brasil (20/04) e hoje, 22/04, a comemoração do dia do descobrimento do Brasil.

Abr 22, 2024 - 09:47
Abr 22, 2024 - 10:11
 0  40
Hora dos parabéns a preservação do Parque Nacional do Pau Brasil e do  Descobrimento do  Brasil

Hoje, 22 de abril, comemoramos 524 anos que Pedro Álvares Cabral com navegadores portugueses descobriram às terras brasileiras, em 1500.

O primeiro ponto do Brasil avistado pelos portugueses foi a região do Monte Pascoal, na Bahia. Uma pequena incursão da frota aportaria no litoral, local que ficou conhecido como Porto Seguro. E os portugueses desembarcaram na praia, hoje conhecida como Barra do Cahy, no município de Prado/BA.

De lá para cá, muitas aventuras aconteceram e a história relata que os portugueses iniciaram logo após o descobrimento, a exploração do pau-brasil, considerada como a primeira atividade econômica do país.

A cor vermelha extraída do pau-brasil era e continua sendo um item valioso, que quase extinguiu essa árvores do Brasil.

Atualmente, o Pau Brasil segue ameaçado de extinção e não há estimativas de quantos exemplares nativos sobraram na Mata Atlântica brasileira.

A boa notícia é que a população de Porto Seguro/BA se uniu para a preservação da natureza e do habitat do pau Brasil.

E para que essa história não morra e nem o pau Brasil seja  extinto, na comemoração dos 500 anos do Brasil, no dia 20 de abril de 1999, os moradores de Porto Seguro/Ba e os gestores públicos na época, inauguraram o Parque Nacional do Pau Brasil, um espaço de aproximadamente 19 mil hectares, numa área protegida da Mata Atlântica. 

No local existem várias trilhas, das quais destacamos a Trilha da Mussununga, a Trilha das Antas, a Trilha Ibirapitanga, a Trilha das Bromélias, Trilha Vera Cruz, o Mirante do cemitério, Jaqueira, Mirante do Maracanã, Mirante do Pau Brasil, Mirante da Sede, Observação de aves e a Trilha Patatiba, que termina na Cachoeira do Jacuba.

O acesso ao Parque Nacional do Pau Brasil se dá por terra pela BR 367  ou pela BA 001.

O turista tem a opção de pode atravessar de balsa para Arraial d´Ajuda e percorrer a BA 001 ou sair de Porto Seguro ou Eunápolis, e seguir pela BR-367 até o trevo em direção a Arraial D’Ajuda/Trancoso, seguindo pela BA-001 sentido Arraial D’Ajuda e Trancoso.

E para comemorar essa inauguração do parque, os moradores locais fizeram a  homenagem no último dia 19 de abril, em conjunto com a celebração do dia dos povos indígenas para cantar os parabéns.

E se tem parabéns, claro que tem que ter bolo, item obrigatório, principalmente, no aniversario de 25 anos.

E aí fica a expectativa, de quem será o primeiro pedaço?

Mas isso você vai descobrir no vídeo e no depoimento de Kelly Fernanda Paduin, moradora de Trancoso, que enviou os vídeos para a Rota do Turismo com os melhores momentos da festa. “O primeiro pedaço de bolo vai para uma das nossas aliadas, MULHERES GUERREIRAS, que fizeram todos os salgados do evento e levaram o bolo por 6 km na estrada de chão, esburacada e mesmo com chuva, chegou inteiro”, comemora Kelly.

E hoje, agradeço e estou honrada ao fazer parte desse grupo de voluntários da Aliados Futuri e ser parte integrante e poder divulgar nossa história, enquanto muitos voluntários que estão no Sul da Bahia, seguem firmes no propósito de preservar, proteger e disseminar a importância do #turismo responsável em nosso país.

Parabéns Brasil. Juntos por um turismo responsável e sustentável. Afinal, somos brasileiros, com muito orgulho e muito amor!”

Adriana Fagundes

Rota do Turismo 

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.