Hora dos parabéns a preservação do Parque Nacional do Pau Brasil e do Descobrimento do Brasil
Hoje vamos comemorar três datas importantes ao povo brasileiro, que envolve a importância dos povos indígenas (19/04) a preservação do pau brasil (20/04) e hoje, 22/04, a comemoração do dia do descobrimento do Brasil.

Hoje, 22 de abril, comemoramos 524 anos que Pedro Álvares Cabral com navegadores portugueses descobriram às terras brasileiras, em 1500.
O primeiro ponto do Brasil avistado pelos portugueses foi a região do Monte Pascoal, na Bahia. Uma pequena incursão da frota aportaria no litoral, local que ficou conhecido como Porto Seguro. E os portugueses desembarcaram na praia, hoje conhecida como Barra do Cahy, no município de Prado/BA.
De lá para cá, muitas aventuras aconteceram e a história relata que os portugueses iniciaram logo após o descobrimento, a exploração do pau-brasil, considerada como a primeira atividade econômica do país.
A cor vermelha extraída do pau-brasil era e continua sendo um item valioso, que quase extinguiu essa árvores do Brasil.
Atualmente, o Pau Brasil segue ameaçado de extinção e não há estimativas de quantos exemplares nativos sobraram na Mata Atlântica brasileira.
A boa notícia é que a população de Porto Seguro/BA se uniu para a preservação da natureza e do habitat do pau Brasil.
E para que essa história não morra e nem o pau Brasil seja extinto, na comemoração dos 500 anos do Brasil, no dia 20 de abril de 1999, os moradores de Porto Seguro/Ba e os gestores públicos na época, inauguraram o Parque Nacional do Pau Brasil, um espaço de aproximadamente 19 mil hectares, numa área protegida da Mata Atlântica.
No local existem várias trilhas, das quais destacamos a Trilha da Mussununga, a Trilha das Antas, a Trilha Ibirapitanga, a Trilha das Bromélias, Trilha Vera Cruz, o Mirante do cemitério, Jaqueira, Mirante do Maracanã, Mirante do Pau Brasil, Mirante da Sede, Observação de aves e a Trilha Patatiba, que termina na Cachoeira do Jacuba.
O acesso ao Parque Nacional do Pau Brasil se dá por terra pela BR 367 ou pela BA 001.
O turista tem a opção de pode atravessar de balsa para Arraial d´Ajuda e percorrer a BA 001 ou sair de Porto Seguro ou Eunápolis, e seguir pela BR-367 até o trevo em direção a Arraial D’Ajuda/Trancoso, seguindo pela BA-001 sentido Arraial D’Ajuda e Trancoso.
E para comemorar essa inauguração do parque, os moradores locais fizeram a homenagem no último dia 19 de abril, em conjunto com a celebração do dia dos povos indígenas para cantar os parabéns.
E se tem parabéns, claro que tem que ter bolo, item obrigatório, principalmente, no aniversario de 25 anos.
E aí fica a expectativa, de quem será o primeiro pedaço?
Mas isso você vai descobrir no vídeo e no depoimento de Kelly Fernanda Paduin, moradora de Trancoso, que enviou os vídeos para a Rota do Turismo com os melhores momentos da festa. “O primeiro pedaço de bolo vai para uma das nossas aliadas, MULHERES GUERREIRAS, que fizeram todos os salgados do evento e levaram o bolo por 6 km na estrada de chão, esburacada e mesmo com chuva, chegou inteiro”, comemora Kelly.
E hoje, agradeço e estou honrada ao fazer parte desse grupo de voluntários da Aliados Futuri e ser parte integrante e poder divulgar nossa história, enquanto muitos voluntários que estão no Sul da Bahia, seguem firmes no propósito de preservar, proteger e disseminar a importância do #turismo responsável em nosso país.
Parabéns Brasil. Juntos por um turismo responsável e sustentável. Afinal, somos brasileiros, com muito orgulho e muito amor!”
Adriana Fagundes
Rota do Turismo
Qual é a sua reação?






