Sertãozinho pode deixar de ser Estância turista por rivalidade politica

Para Sertãozinho se tornar uma  estância turística, é necessário a aprovação da atualização da lei municipal, mas a cidade pode perder essa oportunidade.

Jun 18, 2024 - 07:44
Jun 18, 2024 - 12:44
 0  258
Sertãozinho pode deixar de ser Estância turista por rivalidade politica
Conselheiras e voluntárias do ComTur: Elziane Sandrim, Adriana Fagundes, Vera Ferrante e Eva Guidi,

Na noite da última segunda-feira feira, os conselheiros do Comtur - Conselho municipal do Turismo de Sertãozinho, que realizam a fiscalização do trade turismo de Sertãozinho e um trabalho *voluntário”, estiveram presentes na Câmara Municipal de Sertaozinho para esclarecer o por que uma simples atualização do projeto de lei do Comtur, encaminhada em outubro de 2023, ainda não foi aprovada.

De acordo com o diretor de Cultura e Turismo de Sertãozinho, Marcelo Pelegrini, foi informado aos conselheiros que ao realizar a solicitação aos vereadores municipais da *REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DO MUNICÍPIO DE SERTÃOZINHO, ESTADO DE SÃO PAULO, PARA O PERÍODO DE 2024 A 2027*, foi exigido que colocassem uma cláusula na lei para a participação da guarda municipal, com direito a voto.

E diante da explicação dos conselheiros do Comtur foi informado que a lei estadual não permite devido a guarda municipal não fazer parte do trade turístico. A partir daí, os vereadores começaram a pedir vistas do pedido e com isso a cidade está em vias de fato de perder o prazo, que termina dia 30 de junho de 2024.

Diante da dúvida de alguns vereadores sobre o por que a guarda municipal não pode ter direito ao voto no Comtur, os conselheiros *VOLUNTÁRIOS*: Adriana Fagundes, CEO da Rota do Turismo - representante da comunicação do Comtur, Vera Ferrante - representando a Academia de Letras Sertanezina, Eva Guidi - representando o Turismo Rural, Elziane Sandrim - presidente do Comtur e Marcelo Pelegrini, representante do poder publico do município, foram a Câmara Municipal explicar pessoalmente.

“A guarda municipal de Sertãozinho é super bem-vinda ao Comtur, podem participar das nossas reuniões, podem opinar e, principalmente, auxiliar a comunidade e os turistas, pois prestam um excelente serviço à comunidade e segurança aos turistas, mas, eles não *fazem parte do trade turístico*. Não é Sertãozinho que não quer, essa é a orientação do Conselho  estadual do Turismo. E hoje, não estamos criando a lei do Comtur de Sertãozinho, estamos revisando e atualizando uma lei criada em 2019, que não tinha a guarda municipal por esse motivo. E viemos aqui para esclarecer aos senhores vereadores essa dúvida e pedir a aprovação, pois nosso prazo termina no dia 30 desse mês”, esclareceu Marcelo Pelegrini, diretor da Cultura e Turismo de Sertãozinho/SP.

E finalizou, enfatizando a importância do turismo em Sertãozinho, “hoje Sertãozinho recebe através do MIT para manutenção da estrutura turística R$ 800 mil e se a cidade for elevada a estância turística passa a receber R$ 5 milhões, mas, para isso *precisamos da lei atualizada e aprovada*”.

Na sequencia, Elziane Sandrim informou que além da lei do Comtur, o Plano diretor desenvolvimento turístico, criado no ano de 2017, renovado em 2019 em plena pandemia, também aguarda a aprovação da atualização, " inclusive estivemos aqui na Câmara em audiência pública para sanar todas as dúvidas”.

Veja as explicações na íntegra  aqui!

Ao término das explicações, o presidente da Câmara, Fernando Francisco “Babá” Silva informou que a Lei do Comtur e o Plano Diretor de Desenvolvimento turístico entrarão na pauta de votação, hoje, terça-feira, 18 de junho de 2024.

Adriana Fagundes

CEO Rota do Turismo e

Voluntária do Comtur Sertãozinho

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.