21 de setembro, vamos plantar árvores

Qual herança você vai deixar para seus filhos Uma cidade com árvores, flores, frutas e um legado de muito amor ou incentivo a destruição.

Set 10, 2024 - 07:18
Set 10, 2024 - 07:57
 0  206
21 de setembro, vamos plantar árvores
Valdecir Pissaldo levando doação de comida e água aos animais

A população Sertanezina está sendo convidada a participar no próximo dia 21 de setembro, o dia da árvore, de um plantio coletivo, para diminuir a tragédia causada no mês de agosto, pelos incêndios que chegou na cidade, destruindo plantações, matas, fauna e flora. Mas essa ação pode ser replicada em todo Brasil.

Para organizar esse plantio, na última segunda feira, 09 de setembro, estiveram reunidos na Secretaria do meio ambiente a jornalista Adriana Fagundes - CEO da Rota do Turismo, também representando o Rotary Club de Ribeirão Preto-Califórnia, Comtur e Grupo Mulheres do Brasil Sertãozinho, o empresário Valdecir Pissaldo, que iniciou o plantio e arrecadação de alimentos na cidade para amenizar o sofrimento dos aminais que perderam seu habitat natural e sofrem com fome e sede em toda região e os responsáveis pela Secretaria do Meio Ambiente: Gabriela Toniello Galon Sanches - Secretária de Meio Ambiente; Haroldo Fernando Ramos Canivarolo - diretor do departamento técnico ambiental; Michel de Santi Caraça - responsável pela arborização urbana;  Bruna Aparecida Genari Mateus - Secretária Adjunta de Meio Ambiente;  Marcela Miranda - Chefe de Gabinete, responsável pelo viveiro municipal e as estagiárias: Rafaela Giulia Zechin e Talia Fernanda Peres de Carvalho Silva.

21 de setembro- Dia da Árvore

Mas, você já parou para pensar por que a árvore tem um dia especial de comemoração?

Primeiro, porque 21 de setembro é uma  data que antecede o início da Primavera  no hemisfério sul e, principalmente, para  conscientizar a população sobre a importância da preservação das árvores e do meio ambiente.

Sem árvore, não existe vida, só deserto.

E essa sensação de deserto, o brasileiro já está sentindo nos últimos anos, devido as mudanças climáticas.

E isso é relacionado SIM ao desmatamento da Amazônia, que sempre foi considerado o pulmão do mundo.

E, de  acordo com o relatório PEVS - Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura  do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em  2020, no Brasil existiam 9.616.157 milhões de hectares de florestas plantadas, sendo que 7,4 milhões eram de eucalipto e 1,8 milhão de pinus, enquanto o restante, ou seja,  apenas *354 mil hectares* eram de florestas plantadas para outras finalidades.

Com os incêndios, que vem  acontecendo constantemente, esse número reduziu drasticamente nos últimos dias, deixando apenas  no caminho, rastros de cinzas para as próximas gerações.

E, o plantio das árvores,  um dos maiores bens naturais de todo planeta, podem nos salvar, pois elas são responsáveis pela qualidade de vida de todos os seres.

Sem árvores, a terra não tem equilíbrio, não só pela realização da fotossíntese, mas por diversas outras funções que realizam, tais como:  absorver a radiação solar e o gás carbônico durante o dia, liberar oxigênio e água, regular a temperatura sobre a umidade do ar e as chuvas, ajudam a diminuir a poluição do ar, produzem substâncias que servem de base para produtos como medicamentos e chás, além de frutas, flores, sementes, fibras, madeira, látex, resinas e pigmentos, além de servirem como fontes de alimento e habitat natural de diversas espécies de animais.

Com as queimadas, o clima  o Brasil esta se tornando parecido com o deserto e isso não aconteceu da noite para o dia. Segundo especialistas, a degradação no solo foi tão séria com esses incêndios, que se não houver o plantio com cuidados com a planta, pode levar décadas para as matas se recuperarem

Mas, você pode ajudar nessa recuperação, com um simples ato: plantando árvores.

Legado as futuras gerações

Assim como seus avós e pais deixaram na terra árvores frutíferas e nativas na sua vida, hoje o convite é para você fazer a diferença na vida, não apenas para as próximas gerações, mas,principalmente para sua sobrevivência.

Ou voce esquece do aumento e destruição que as tempestades tem trazido nos últimos anos?

foto: Portal da Floresta

Fim do mundo? Não… a natureza pedindo socorro!

Ao plantar árvores você está ajudando a reduzir o efeito estufa, como também a poluição e os ruídos, que agem diretamente na redução da temperatura e na velocidade dos ventos, além dessas árvores influenciarem no balanço hídrico, trazendo de volta várias nascentes que temos na cidade, muitas delas em áreas particulares e que podem, de acordo com Bruna Ap Genari Mateus,  "estar em espaços particulares, “temos em torno de 60 nascentes, mas que podem estar antropizadas”, ou seja, transformadas pela ação do homem, e que podem estar inoperantes ou secas. 

Mas, uma nascente, quando reflorestada, volta a produzir água em abundância, assim como as florestas que servem de abrigo a diversos animais silvestres que vivem nas cidades e também é refúgio aos pássaros, insetos e até macacos, além de devolver o ar puro a toda comunidade local.

Juntos, dia 21/09, às 7h 

Portanto, esse convite é especial para você.

Reúna toda família, no dia 21 de setembro, às 7 horas e participe do plantio coletivo na Mata do Constante, uma APA - Área de Proteção Ambiental e, “vamos juntos recuperar a lagoa e a nascente que praticamente secou no local e fazer o reflorestamento naquele espaço, que já chegou a ter, aproximadamente 10 mil árvores e hoje está puro carvão”, garante Haroldo Fernando Ramos Canivarolo - Diretor do Departamento Técnico Ambiental 

 

E se você quer ter um espaço para chamar de seu ou da sua família, vá até o viveiro municipal: com seus filhos, sobrinhos e netos e escolha uma muda  frutífera ou nativa, sob a orientação da Marcela - responsável no local, e plante de forma segura, com o hidrogel de plantio doado pelo Ceise Br, num espaço que pode ser denominado como um quarteirão dedicado ao nome da sua família e deixe registrado no livro da sua vida. Faça sua própria história.

Sozinhos podemos ir rápido, juntos somos fortes, mas, unidos numa causa como essa, somos imbatíveis!

Vem, nos ajude a salvar o meio ambiente em Sertaozinho ou na no seu município e seja um dos responsáveis a dar mais qualidade de vida a toda população! Você pode, basta querer!

Marque já na sua agenda:  

Dia 21/09,

Horas: às 7 horas,

Local: Mata do Constante - na estrada que vai para a prainha ou aquela que passa por trás da TGM. Veja como chegar no local, assistindo a matéria completa no vídeo abaixo.

Rota do Turismo, o canal de comunicação do turista conectado, com um mundo melhor!

Fonte: Adriana Fagundes

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.