Com pesar, informamos o falecimento de Abilio Diniz aos 87 anos.
O empresário faleceu em São Paulo, no domingo, 18/02
com pesar a Rota do Turismo anuncia o falecimento do empresário Abílio Diniz, aos 87 anos, em São Paulo/SP.
Abilio foi internado na UTI há cerca de um mês no Hospital Israelita Albert Einstein com pneumonia.
Em férias com a família, em janeiro, Abílio esteve em Aspen (EUA), se recuperando de duas cirurgias no joelho. Lá, começou a passar mal e retornou ao Brasil.
Trajetória
Considerado como um dos empresários mais importantes e influentes do Brasil nas últimas quatro décadas, o brasileiro Abílio Diniz, em quase seis décadas, foi presidente e controlador do grupo Pão de Açúcar, fundado por seu pai.
Depois de uma feroz disputa judiciária com seu sócio francês, vendeu sua participação na empresa, mas, não deixou o varejo de supermercado.
Tornou-se sócio do Carrefour e atualmente ocupava a vice-presidência do conselho de administração do Carrefour Brasil e integrante do board do Carrefour mundial, sendo um dos maiores acionistas.
A Península Participações, empresa da família Diniz, é atualmente o segundo maior acionista do Carrefour, com a detenção de 8,4% de participação e 13,73% do capital votante — à sua frente somente a família Moulin. Abilio era o presidente do conselho da Península.
Conselhão
Abilio Diniz participou de inúmeros “Conselhões” e sempre deu sua contribuição para o enfrentamento de crises no país.
Participou dos governos Lula, Dilma, Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer que o tinham em alta conta para consultar sobre economia.
Em 2023 Lula formalizou a recriação do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), que ficou conhecido como “Conselhão”, designou 246 conselheiros, que representam trabalhadores, empresários e entidades setoriais, para compor o Conselho, com mandato de dois anos, entre eles: ABILIO DOS SANTOS DINIZ
Nota
Em nota a família informa “É com extremo pesar que a família Diniz informa o falecimento de Abilio Diniz aos 87 anos neste domingo, 18 de fevereiro de 2024, vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite. O empresário deixa cinco filhos, esposa, netos e bisnetos, e irá ao encontro do seu filho João Paulo, falecido em 2022. Desde já, a família agradece a todas as mensagens de apoio e carinho”
Geyze Diniz
A economista Geyze Diniz usou as redes sociais para se despedir do marido.
Pelo Instagram, ela escreveu que a vida não será mais a mesma sem o companheiro e ressaltou que ficarão eternizados "as lembranças, os aprendizados e as lindas memórias" ao lado dele.
Rota do Turismo
Quando o empresário aceitou nosso convite para acompanhar a Rota do Turismo WebTv pelo Linkedin, a jornalista Adriana Fagundes enfatiza sua emoção. "Fiquei feliz, honrada e emocionada por ele ter aceito nosso convite e acompanhado nosso trabalho. Nesse momento de luto, desejo a família nossos sinceros sentimentos. Abílio, dencanse em paz com a certeza que deixou um lindo legado e que está feliz ao reencontrar seu filho João Paulo Diniz, falecido em 2022. Gratidão pelo incentivo ao nosso canal de comunicação".
Qual é a sua reação?