Conceição Aparecida, aqui você conhece os bastidores do pequeno município do Sul de Minas, descobrindo sua história e sua gente.
Com exclusividade a escritora Sueli Teixeira, conta a história do Barão do Carmo e o início do povoado de Conceição Aparecida, uma pequena cidade do sul de Minas que hoje está descobrindo sua vocação turística.
Você já parou para pensar qual a história do seu município?
A pergunta mais comum que ouvimos durante toda nossa vida é: onde você nasceu? E a resposta muitas vezes pode estar na ponta da língua e, geralmente, com muito orgulho, pela maioria da população.
Mas, como os pioneiros chegaram no lugar e decidiram que ali seria uma cidade. O que existe por trás dessa história?
Se buscarmos no Google, automaticamente ele nos coloca em contato com o Wikipédia que conta os fatos históricos. Mas, a escritora Sueli Teixeira não ficou feliz com o que viu e resolveu descobrir os bastidores da cidade dos seus antepassados: Conceição Aparecida, carinhosamente conhecida como Barro Preto, um pequeno município no sul de minas, rodeado de café e cachoeiras.
E olha, que segredos foram desvendados através do inventário do Barão do Carmo. Sim, apesar de ser reconhecido como esse título, o jovem desbravador resolveu homenagear a santa dando seu nome ao pequeno município de Conceição Aparecida, que conta hoje com aproximadamente 10.371 habitantes.
Além dos segredos, Sueli conta um pouco da história e dá dicas do turismo regional de Barro Preto, que começa a descobrir sua vocação turística.
Calma, não errei o nome não. Os moradores e cidades vizinhas conhecem Conceição Aparecida como Barro Preto. Mas para descobrir um pouquinho desse município, você vai precisar ler o livro Conceição Aparecida - Sua história e sua gente (1812 - 2023).
“E com certeza, você vai descobrir um pouquinho da história da família Fagundes, afinal, meus pais nasceram nesse município”, comemora Adriana Fagundes, que teve o privilégio de conhecer e entrevistar a prima do seu pai.
Confira a entrevista completa aqui.
Quem é Sueli Teixeira
Sueli Aparecida Teixeira, conhecida como Sueli Teixeira, nasceu em São Caetano do Sul-SP, em 27 de outubro de 1959. Filha de Maria Helena Teixeira e José Jarbas Teixeira, Sueli é membro da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências de Varginha-MG ocupando a cadeira n° 12, da qual foi a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente no período 2005 e 2006.
Sueli Teixeira possui várias poesias premiadas e já publicou nove livros, destacando-se entre eles o livro "Diga Lá, Coração" (1ª edição 1995-Scortecci e 2º em 2022- C.de Autores). Só Sonetos (1ª edição em 1998 -Scortecci) conquistando o 2º lugar no "X Concurso de Obras Publicadas" promovido pela Academia de Letras de São Lourença/MG, em 2000; o livro "Uma História Proibida" (1ª edição em 2002- Ed. Alba) ganhando no mesmo ano uma Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores de Varginha/MG; o livro "Conceição Aparecida-Sua História e Sua Gente" (1ª edição em 2013 e 2ª em 2023), batendo recorde de vendas.
A seguir, suas obras e seu próximo lançamento.
1. Diga Lá Coração, foi o primeiro livro de poesias publicado pela ed. Scortecci-SP, em 1995. Com ele fui convidada para ser membro da AVLAC, Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências; ocupando a cadeira nº 12.
2. Só Sonetos, publicado em 1998 pela Scortecci-SP. Ele foi premiado em 2º lugar no X Concurso de Obras Publicadas pela Academia de Letras de São Lourenço.
3. Uma História Proibida = Primeiro livro de história, contando a história do E.T. de Varginha, publicado em 2002 pela Ed. Alba de Varginha. Com ele ganhei uma Menção de Aplausos da Câmara dos Vereadores de Varginha.
4. Um Pouco de Mim, publicado em 2006 pela Ed. Alba de Varginha. Primeiro livro em prosa.
5. “Eu, Presidente é um livro que conta a minha jornada como Presidente da AVLAC. Em 2005, por aclamação unanime, fui eleita Presidente da AVLAC, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo após 45 anos de existência da academia, que foi fundada em 1960. Foi publicado em 2009 pela Gráfica Editora Bom Pastor”, comemora Sueli Teixeira.
6. Auroras dos Meus Dias, o primeiro livro em prosa e verso que enaltece a amizade. Publicado em 2010 pela Gráfica Editora Bom Pastor.
7. Conceição Aparecida, Sua História e Sua Gente (1ª edição), conta a história do município de Conceição Aparecida MG, conhecida como Barro Preto e publicado em 2013 pela Gráfica Editora Bom Pastor.
8. Pequenos Campeões, foi publicado pelo Clube de Autores em 2020. O primeiro livro infantil que conta a luta de um professor em transformar seus alunos em campeões na vida e no esporte.
9. Diga Lá Coração (2ª edição), mereceu a segunda edição, aumentada, publicado em 2021 pelo Clube dos Autores.
10. Conceição Aparecida, Sua História e Sua Gente (2ª edição) = publicado em 2023 pelo Clube de Autores. Segunda edição aumentada até o ano de 2023 que conta também, com exclusividade, a história do II Barão do Carmo.
“E aguardem, está saindo do forno um novo livro com poesias sensuais, ainda sem título”, comemora Sueli Teixeira.
Fotos:
seu filho conhecido como Barãozinho.
3. Fazenda Água Limpa, pintada em branco e azul. Casarão do século XIX.
4. Turismo em Barro Preto - voo livre, rapel, balanço do infinito.
Qual é a sua reação?