Boeing prevê demanda por 44 mil novas aeronaves até 2043, enquanto viagens aéreas ultrapassam os níveis pré-pandemia

Frota global de aeronaves de passageiros e cargueiros quase duplicará nos próximos 20 anos. Aeronaves de corredor único correspondem a 76% das entregas comerciais. Cerca de metade das entregas substituirá jatos mais antigos por modelos que oferecem eficiência de combustível, melhorando a sustentabilidade.

Jul 20, 2024 - 09:52
 0  38
Boeing prevê demanda por 44 mil novas aeronaves até 2043, enquanto viagens aéreas ultrapassam os níveis pré-pandemia
Boeing faz previsão do mercado comercial durante durante o Farnborough International Airshow.

 Com a recuperação completa das viagens aéreas, superando até níveis pré-pandemia, a Boeing estima um aumento de 3% nas entregas de aeronaves nos próximos 20 anos, com a demanda das companhias aéreas atingindo quase 44 mil novos jatos comerciais até 2043. A empresa divulgou sua Previsão do Mercado Comercial 2024 (CMO - Commercial Market Outlook) durante o Farnborough International Airshow. Segundo o CMO, os mercados emergentes e a demanda global de aeronaves de corredor único continuarão impulsionando o crescimento do setor.

 

A demanda por viagens aéreas continua ultrapassando o crescimento econômico, com o mundo cada vez mais conectado. Quatro anos depois da paralisação da maior parte da frota global causada pela pandemia, o crescimento do tráfego aéreo voltou à tendência de longo prazo prevista pela Boeing há 20 anos. De acordo com o CMO, em comparação com 2023, o tráfego aéreo de passageiros aumentará em média 4,7% ao ano nas próximas duas décadas.

 

“Esta é uma era desafiadora e inspiradora para a aviação. A volta de um crescimento mais típico do tráfego mostra como o nosso setor é resiliente, mesmo quando todos nós trabalhamos com restrições contínuas na cadeia de suprimentos e na produção em meio a outros desafios globais”, disse Brad McMullen, vice-presidente sênior de vendas da divisão comercial da Boeing.

 

Dentre as principais previsões até 2043 apresentadas no CMO 2024, estão:

  • A frota comercial global deve crescer 3,2% ao ano – mais lentamente do que o tráfego aéreo, pois as companhias aéreas continuam aumentando a produtividade com o crescimento das taxas de ocupação e utilização das aeronaves por mais horas diariamente.
  • Com velocidade e confiabilidade que superam de forma consistente outros meios de transporte, a frota de aeronaves para transporte de carga aérea aumentará em dois terços até 2043 para atender ao crescimento anual de 4,1% do tráfego de carga aérea.

Tendências das viagens aéreas:

  • O valor médio global das passagens aéreas é praticamente o mesmo há 20 anos, apesar da alta generalizada nos preços ao consumidor, que duplicaram nesse período.
  • O número de rotas globais atendidas por companhias aéreas comerciais voltou aos níveis de 2019, embora quase 20% delas sejam novas, reforçando a adaptabilidade da aviação ao dinamismo do mercado.

Principais fatores de crescimento:

  • O tráfego de passageiros do Sul da Ásia aumentará 7,4%, seguido pelo Sudeste Asiático (7,2%) e pela África (6,4%), à medida que os mercados emergentes voltam a apresentar as tendências históricas de crescimento durante o período da previsão.
  • A Eurásia deve liderar todos os mercados com o maior número de aeronaves recebidas (22% do total), seguida pela América do Norte (20%) e China (20%).
  • As aeronaves de corredor único vão representar 71% da frota de 2043, após 33.380 novas entregas, que vão realizar rotas de curta e média distância com versatilidade.
  • A frota global de aeronaves de fuselagem larga será quase o dobro da atual; as aeronaves de corredor duplo devem corresponder a 44% da frota do Oriente Médio.

Serviços em alta:

  • A Boeing estima que a demanda por serviços comerciais deve movimentar US$ 4,4 trilhões, principalmente os serviços de manutenção e modificação e soluções digitais que aumentam a eficiência das aeronaves.
  • Com a expansão das viagens aéreas, principalmente nos mercados emergentes, o setor da aviação comercial vai precisar de aproximadamente 2,4 milhões de novos funcionários, além de treinamento para novos pilotos, técnicos de manutenção e tripulação de cabine*.

“Enquanto as companhias aéreas respondem à forte demanda dos passageiros, o mercado de serviços continua expandindo, não só devido ao crescimento das frotas, mas também pelo foco crescente na redução dos custos operacionais e na implementação de soluções eficientes e sustentáveis”, disse Dan Abraham, vice-presidente sênior da divisão de serviços da Boeing.
 











A Boeing publica o CMO anualmente desde 1961. Esta é a previsão mais antiga sobre aeronaves e a análise mais abrangente do setor de aviação comercial. O relatório completo está disponível aqui.

 

*A Boeing divulgará sua Previsão para Pilotos e Técnicos (Pilot and Technician Outlook) em 22 de julho.

 

# # #
 

A Boeing é uma empresa aeroespacial líder global que desenvolve, fabrica e realiza serviços em aeronaves comerciais, produtos de defesa e sistemas espaciais para clientes em mais de 150 países. Como uma das principais exportadoras dos Estados Unidos, a empresa aproveita os talentos da uma base global de fornecedores para impulsionar oportunidades econômicas, sustentabilidade e impacto nas comunidades. A equipe diversificada da Boeing está comprometida com inovações para o futuro, liderando com sustentabilidade e cultivando uma cultura baseada nos valores fundamentais da empresa de segurança, qualidade e integridade. Junte-se à nossa equipe e encontre seu propósito.Vagas aqui.

 

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Rota do Turismo A Rota do Turismo é um canal de comunicação que chegou para unir empresários e atrativos do turismo, para facilitar a vida do turista. Ao turista, vamos oferecer SEGURANÇA na informação, com jornalistas qualificados, pois o país oferece em torno de 2.940 municípios turísticos, divididos em 342 regiões turísticas para você descobrir ou redescobrir. Aos gestores públicos, vamos ser sua vitrine, para apresentar os pequenos munícipios aos turistas, com investimento que caiba no seu orçamento. Assim, vamos divulgar os municípios brasileiros e apresentar suas atrações turísticas para o mundo, além de oferecer um trabalho voltado a mudança de cultura para a receptividade e atendimento ao turista, mostrando sua importância no cenário econômico. E aos empresários, somos a sua oportunidade de colocar sua marca nas mãos de um público segmentado ao seu negócio, através da plataforma Rota do Turismo, além de atender a demanda das mulheres empreendedoras e empresárias que viajam sozinhas ou com sua família/amigos e que desejam segurança e qualidade dos produtos e serviços adquiridos, além de capacitar seus colaboradores e criar um banco de dados dos profissionais do setor.